O que no início parecia um sonho, parece estar a tornar-se num pesadelo. A seleção nacional feminina de basquetebol foi derrotada, esta sexta-feira, pela anfitriã Chéquia, por 73-52, na 2.ª jornada do Grupo C do EuroBasket, na Starez Arena Vodova, em Brno.
Ao segundo jogo de sempre nesta competição, Portugal voltou a dar provas de que está no principal palco europeu para se bater frente-a-frente com os gigantes da modalidade. Depois de, na quinta-feira, se ter estreado em Brno face ao mais difícil dos adversários (a atual campeã europeia Bélgica), a equipa portuguesa voltou mostrar a garra lusa em solo checo.
Face à 18.ª equipa do ranking mundial da FIBA (Portugal é 40.º), as linces terminaram o primeiro quarto atrás por 8 pontos (11-19), frente à esperada agressividade checa. O segundo quarto foi de terror para as eleitas de Ricardo Vasconcelos. As anfitriãs venceram por 21-8, o que acabou por dificultar e muito a vida ao coletivo português, que já chegou ao intervalo com um défice de 21 pontos no marcador.
Ainda que a tarefa fosse muito complicada para as lusas na segunda parte, a equipa nacional continuou a lutar até ao apito final. O terceiro quarto acabou por cair para o lado das cores nacionais (18-17), com destaque para as exibições de Sofia da Silva (12 pontos e três ressaltos) e Carolina Rodrigues (nove pontos) e Carolina Cruz (10 pontos e três ressaltos).
Apesar desta reação portuguesa, os derradeiros dez minutos voltaram a cair para o coletivo checo (15-16), onde Julia Reisingerova esteve em bom plano.
A nível individual, Sofia da Silva foi a melhor marcadora portuguesa, com 12 pontos.
"Na defesa estivemos ok, mas se no ataque não marcas à primeira, à segunda, à terceira... torna-se frustrante. Ainda temos mais um jogo pela frente, para ganhar, e esse é o nosso foco agora", frisou Ricardo Vasconcelos na conferência de imprensa que se seguiu ao jogo. "Trabalhámos bastante. Mas queremos sempre mais, queremos estar sempre no nosso melhor, e é com essa mentalidade que vamos para o próximo jogo", frisou, por seu turno, a base Carolina Rodrigues.
A seleção orientada por Ricardo Vasconcelos, que segue no terceiro lugar da tabela classificativa, volta a entrar em ação nesta competição no decorrer da tarde domingo, num jogo que tem apito inicial aprazado para as 19h15, diante Montenegro. Ainda assim, a equipa lusa ficou hoje praticamente afastada da possibilidade de chegar à fase final do Europeu feminino de basquetebol.
Leia Também: Portugal sofre e estreia-se no Europeu com derrota pesada com a Bélgica