Procurar

Portugal sofre e estreia-se no Europeu com derrota pesada com a Bélgica

A equipa das quinas, que está a cumprir a primeira participação de sempre num Campeonato da Europa desta modalidade, não conseguiu contrariar o poderio da campeã europeia em título e perdeu por números expressivos.

Portugal sofre e estreia-se no Europeu com derrota pesada com a Bélgica

© FPBasquetebol

Rodrigo Querido
19/06/2025 22:30 ‧ há 3 meses por Rodrigo Querido

O sonho cumpriu-se esta quinta-feira, mas não teve, certamente, o final desejado. A seleção nacional de basquetebol feminino estreou-se, esta quinta-feira, numa fase final de um Campeonato da Europa, enfrentando a equipa campeã europeia, a Bélgica.

 

Num desafio que revelou uma equipa lusa destemida e ambiciosa, a turma nacional acabou por perder por 81-52. Mas para a história fica o surgimento das cores nacionais nesta competição pela primeira vez.

Portugal demonstrou um desempenho sólido, apesar do suposto favoritismo das campeãs europeias, e lutou até ao fim. Márcia da Costa ficou ligada à página de história, sendo dela os primeiros três pontos da história do basquetebol português numa fase final do Eurobasket feminino. Quebrada aquela que era a barreira psicológica da estreia, o primeiro quarto terminou equilibrado (15‑14), com as atletas portuguesas a mostrarem qualidade e margem de manobra.

"As melhores jogadoras da Europa fazem parte da equipa da Bélgica"

O selecionador português, Ricardo Vasconcelos, assegurou hoje que Portugal vai manter a sua identidade frente à superfavorita Bélgica, na estreia no Europeu feminino de basquetebol.

Lusa | 13:42 - 18/06/2025

O segundo quarto, porém, trouxe a campeã da Europa com um ritmo muito mais forte e que complicou a vida às comandadas de Ricardo Vasconcelos. A força e experiência da Bélgica vieram ao de cima e, ao intervalo, as as belgas já venciam por 40-25. O crescimento das adversárias da equipa das quinas exponenciou-se no início da segunda parte e verificou-se uma diferença de 20 pontos nos primeiros dois minutos do segundo tempo (47-27), o que acabou por fazer desaparecer o sonho da equipa lusa de fazer ainda mais história e pintar a estreia no Campeonato da Europa com uma vitória.

A vantagem belga ia aumentado e Ricardo Vasconcelos aproveitou para fazer a rotação da equipa já a pensar no resto da competição, tal como acabou por fazer a Bélgica. Com o aproximar do fim do encontro, Portugal manteve atitude positiva e continuou a demonstrar a sua garra, fechando de forma vitoriosa o último parcial do encontro por 15-16.

Emma Meesseman foi a MVP da partida, com um duplo-duplo de 19 pontos e 11 ressaltos, aos quais juntou seis assistências. Do lado português, destaque individual para a exibição de Sofia da Silva, com 11 pontos e seis ressaltos e ainda para Carolina Rodrigues, que anotou 13 pontos e foi a melhor marcador da formação portuguesa.

A Bélgica lidera o Grupo C, em igualdade com a Chéquia, adversário de Portugal na sexta-feira e que venceu Montenegro, por 89-44.

A seleção nacional de basquetebol feminino volta a entrar em campo já na sexta-feira, frente à anfitriã Chéquia (16h30). No domingo, Portugal disputa a última jornada do grupo C diante de Montenegro (19h15). Recorde-se que só os dois primeiros classificados garantem a qualificação para a fase seguinte da competição.

Leia Também: "As melhores jogadoras da Europa fazem parte da equipa da Bélgica"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si