Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 20º

Japão e Espanha são as primeiras apuradas para os 'oitavos' do Mundial

Japão e Espanha tornaram-se hoje as primeiras seleções apuradas para os oitavos de final do Campeonato do Mundo feminino de 2023, ao vencerem a Costa Rica, por 2-0, e a Zâmbia, por 5-0, respetivamente.

Japão e Espanha são as primeiras apuradas para os 'oitavos' do Mundial
Notícias ao Minuto

11:40 - 26/07/23 por Lusa

Desporto Mundial feminino

A seleção japonesa, campeã mundial em 2011, e a espanhola destacaram-se no topo do Grupo C após os jogos da segunda jornada, ambas com seis pontos, e já não poderão ser alcançadas pelas zambianas e as costa-riquenhas, ainda sem pontuar, na terceira e última ronda.

Dois golos marcados no espaço de igual número de minutos, aos 25, através de Hikaru Naomoto, e aos 27, por Aoba Fujino, asseguraram à formação nipónica um triunfo seguro sobre a Costa Rica, em Dunedin, a mesma cidade neozelandesa onde Portugal perdeu com os Países Baixos, por 1-0.

Em Auckland, a Espanha inaugurou cedo o marcador, aos nove minutos, por intermédio de Teresa Abelleira, e construiu a goleada com dois 'bis', concretizados por Jennifer Hermoso, aos 13 e 70, e por Alba Redondo, aos 69 e 85.

A atacante Alexia Putellas, eleita melhor jogadora mundial em 2022, parece mais recuperada de uma lesão e foi titular, depois de ter iniciado no banco de suplentes a partida da primeira jornada, que a equipa espanhola venceu por 3-0, mas acabou por ser substituída após o intervalo.

Japão e Espanha defrontam-se na segunda-feira, no último encontro do grupo, que servirá para determinar o primeiro e segundo classificados -- com as vantagens e desvantagens teóricas supervenientes -, bastando à seleção europeia empatar para vencer a 'poule', pois tem mais um golo marcado.

O Canadá também deu um passo importante para atingir a fase a eliminar, ao impor-se por 2-1 à República da Irlanda, que inaugurou o marcador aos quatro minutos, por Katie McCabe, mas permitiu a reviravolta às campeãs olímpicas, consumada com um autogolo de Megan Connolly, aos 45+5, e um tento de Adriana Leon, aos 54.

As canadianas subiram ao comando do grupo B, com um ponto de vantagem sobre a anfitriã Austrália e três sobre a Nigéria -- que têm menos um jogo e se defrontam na quinta-feira -, enquanto as irlandesas mantiveram-se em 'branco' e já estão, matematicamente, afastadas dos oitavos de final.

Portugal, uma das oito seleções estreantes, perdeu no domingo com os Países Baixos, vice-campeões mundiais, por 1-0, em encontro da jornada inaugural do Grupo E, que integra ainda os Estados Unidos, vencedor dos dois últimos Mundiais, e o Vietname.

A nona edição do Mundial feminino de futebol realiza-se de 20 de julho a 20 de agosto, na Austrália e Nova Zelândia.

[Notícia atualizada às 15h53]

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório