Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

'Velha arma' de Conceição mira marca redonda contra a 'casa de partida'

Otávio prepara-se para rubricar o jogo número 400 da carreira, precisamente frente ao clube que o 'catapultou' no futebol português, o Vitória SC.

'Velha arma' de Conceição mira marca redonda contra a 'casa de partida'
Notícias ao Minuto

08:02 - 25/05/23 por Miguel Simões

Desporto FC Porto

O FC Porto entra para a última jornada presente edição da I Liga, este sábado, frente ao Vitória SC, com a possibilidade de discutir o título de campeão nacional com o Benfica, mas há também uma marca redonda prestes a ser atingida.

Otávio Monteiro prepara-se para chegar ao 400.º jogo da carreira, naquela que será a 280.ª exibição ao serviço de azuis e brancos, onde já se encontra desde 2014, oriundo dos brasileiros do Internacional, apesar de ter feito a estreia pela equipa principal apenas em 2016/17.

A verdade é que, entre a chegada ao emblema da cidade Invicta e a desejada estreia pela formação principal, o médio de 28 anos realizou meia dúzia de jogos pela equipa B até ser emprestado por um ano e meio ao Vitória SC, a chamada 'casa de partida' que o 'catapultou' de forma clara para o sucesso no futebol português... e com influência de Sérgio Conceição.

Notícias ao Minuto Otávio foi uma das principais apostas de Sérgio Conceição em 2015/16, quando se cruzaram no Vitória SC.© Getty Images  

Pela mão de Conceição lá se aventurou

Otávio fez 11 jogos na segunda metade da temporada 2014/15, às ordens de Rui Vitória (que viria a assinar pelo Benfica), tendo ainda passado pelas mãos de Armando Evangelista numa fase inicial da temporada seguinte, até que Sérgio Conceição chegou ao emblema de Guimarães.

Foi pela mão do atual treinador do FC Porto que o médio - na altura com a nacionalidade exclusivamente brasileira - começou a dar cada vez mais nas vistas, com o registo de seis golos e oito assistências a motivar o regresso aos dragões em 2016/17. Nessa altura, Otávio foi orientado por Nuno Espírito Santo, precisamente antes da chegada de Sérgio Conceição no verão de 2017, ele que já leva seis temporadas ao serviço do FC Porto.

O futebolista de 28 anos tem figurado como uma das principais 'armas' dos azuis e brancos e, já contando com a nacionalidade portuguesa, não tardou em estrear-se pela seleção nacional, em 2021, levando três golos e uma assistência em 12 internacionalizações.

Pelo FC Porto, nos 279 jogos que contabiliza, Otávio rubricou 29 golos e no que toca a assistência já atingiu as 58, precisamente o dobro, para além de todos os títulos conquistados, desde os três campeonatos e das duas Taças de Portugal às duas Supertaças e, claro, a mais recente Taça da Liga.

O FC Porto precisará praticamente de um milagre para ultrapassar o Benfica - a dois pontos de distância - na derradeira ronda da I Liga, embora já tenha protagonizado uma reviravolta em circunstâncias semelhantes em 1985/86, porém, caso tal não aconteça, fechará a época com a conquista de dois troféus e ainda a prova rainha em disputa, competição para a qual muito contribuiu a 'velha arma' de Sérgio Conceição.

Leia Também: Déjà vu? Quarteto do Benfica sabe o segredo para ser campeão no aperto

Leia Também: FC Porto é rei das lutas renhidas com Benfica... e tem razões para sonhar

Leia Também: FC Porto continua a preparar a receção ao Vitória SC com uma baixa

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório