Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 19º

Liga 'rejeita' Moreno e Vitória SC fala em "tratamento discriminatório"

Atual técnico dos vimaranenses não poderá ser inscrito como treinador principal, ao contrário do que acontece com Filipe Martins e Luís Freire, que se encontram igualmente a frequentar o nível IV do curso de treinadores.

Liga 'rejeita' Moreno e Vitória SC fala em "tratamento discriminatório"
Notícias ao Minuto

23:19 - 16/05/23 por Notícias ao Minuto

Desporto Vitória SC

O Vitória SC emitiu um comunicado, esta terça-feira, a manifestar total indignação com uma medida em torno do nível IV do curso de treinadores, aprovada na Assembleia Geral da Liga - que até foi votada a favor pelos vimaranenses -, mas que não albergará a situação de Moreno Teixeira, por comparação a outros treinadores da I Liga em situação semelhante.

"Essa nova norma beneficiará Filipe Martins, treinador do Casa Pia, e Luís Freire, treinador do Rio Ave, e o Vitória Sport Clube até votou a favor. Está, no entanto, profundamente indignado com a falta de sensibilidade da Liga e da ANTF em relação ao Moreno Teixeira. Como é sabido, o nosso treinador encontra-se numa situação em tudo semelhante, estando igualmente inscrito e já a frequentar o curso nível IV", pode ler-se no comunicado.

A medida aplicada para a temporada 2023/24 permite que os referidos treinadores de Rio Ave e Casa Pia, por terem ficado "associados a uma subida de divisão" possam beneficiar de algo que não se verifica em torno de Moreno Teixeira, levando o emblema de Guimarães a falar de um "estranho tratamento discriminatório".

Confira o comunicado na íntegra:

"Na Assembleia Geral da Liga realizada na noite desta segunda-feira, os clubes aprovaram uma norma segundo a qual um treinador que tenha subido uma equipa de divisão na época passada e que já esteja inscrito no curso nível IV será considerado técnico principal na próxima temporada. Essa nova norma beneficiará Filipe Martins, treinador do Casa Pia, e Luís Freire, treinador do Rio Ave, e o Vitória Sport Clube até votou a favor. Está, no entanto, profundamente indignado com a falta de sensibilidade da Liga e da ANTF em relação ao Moreno Teixeira. Como é sabido, o nosso treinador encontra-se numa situação em tudo semelhante, estando igualmente inscrito e já a frequentar o curso nível IV. No entanto, à luz do regulamento já aprovado para 2023/24 e pelo simples facto de não ter ficado associado à subida de divisão de uma equipa, como se isso fosse mais importante do que estar ao comando do Vitória SC, um dos principais clubes portugueses, com mais presenças no escalão máximo, com grande historial nacional e internacional e que vai representar Portugal, pela segunda época consecutiva, numa prova da UEFA, Moreno fica de parte.

Estamos a falar de um ex-jogador do Vitória, que, como é sabido, construiu uma carreira brilhante e a jogar ao mais alto nível, tendo trabalhado sempre com treinadores de grande valia, e que nunca deixou de estar ligado ao futebol depois de ter terminado a carreira de jogador profissional. Sendo um jovem treinador, experiência e conhecimento não lhe faltam: está claramente ligado a uma época amplamente positiva do Vitória, foi responsável pela projeção de Celton Biai, Tomás Handel, Zé Carlos, Dani Silva, André Almeida, André Amaro, Maga, Afonso Freitas e Hélder Sá, entre outros jovens internacionais portugueses, e nunca escondeu o desejo de evoluir como treinador, razão pela qual tratou de se inscrever no curso de nível IV mal surgiu essa oportunidade, com o pleno apoio do nosso clube.

Mais uma vez, o Vitória SC regista e lamenta este estranho tratamento discriminatório dos órgãos que gerem o futebol português e não vai desistir de denunciar e de se bater contra este tipo de injustiças na esperança de que impere, de vez, o bom-senso. Seremos, de resto, sempre a favor da aprovação de normas que facilitem a vida aos profissionais de futebol, nomeadamente aos treinadores portugueses.

Direção do Vitória Sport Clube"

Leia Também: Casa Pia responde ao FC Porto: "Valores inalienáveis e inegociáveis"

Leia Também: Presidente do Vitória SC assegura continuidade de Moreno Teixeira

Leia Também: Adepto do Vitória SC tentou apanhar camisola que voou... e deu nisto

Leia Também: Vitória SC sorri nos Arcos, ultrapassa Arouca e confirma vaga europeia

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório