Powered bySolverde
Disclaimer

Sinfonia do Sol Nascente: Análise aos reforços leoninos frente ao Sevilla

Morita foi o reforço que mais se destacou no embate contra os andaluzes para o Troféu Cinco Violinos.

Sporting CP v Sevilla FC - Cinco Violinos Trophy

© Getty Images

Ricardo Santos Fernandes
25/07/2022 08:01 ‧ 25/07/2022 por Ricardo Santos Fernandes

Desporto

Análise

O Sporting perdeu, este domingo, o troféu Cinco Violinos, vacilando nas grandes penalidades, onde o falhanço de Fatawu acabou por resultar fatal. No tempo regulamentar imperou uma igualdade (1-1), em que Corona marcou para os espanhóis e Paulinho para o conjunto luso.

O leão que entrou apenas com um reforço em campo, Francisco Trincão, esteve irreconhecível na primeira parte e apenas no último minuto da etapa inicial, por duas ocasiões, assustou a baliza de Bono.

Morita, que entrou a meio da primeira parte, foi dos poucos que rasgou momentos de qualidade, em 45 minutos de muita parra e pouca. Quase ninguém se aproveitou, o Sevilla sentou-se de 'cadeirinha' em Alvalade e foi com naturalidade que chegou ao golo por intermédio de Corona.

Na etapa complementar, prosseguiu a qualidade de passe assombrosa oriunda da terra do Sol Nascente, com Morita a servir de forma sublime os companheiros. Com um Porro igualmente galvanizado pela ala destra, um Pote mais recuado e um Paulinho mais afoito, foi com naturalidade que o leão mexeu no 'xadrez' da partida.

Sem substituições ao intervalo, mas de cara lavada, a pujança do felino era outra e o Sevilla bem acusou o golpe, suspirando raras jogadas de perigo na segunda parte. A sinfonia ainda não parece a mais agradável e o leão, quiçá, necessite de ajustes e um par de reforços para ganhar uma nota superior na pauta musical.

Reforços à lupa

Morita acrescentou um enorme 'plus' à equipa dos leões. Ugarte, muito apagado, deu lugar ao japonês e do médio nasceu um novo motor leonino. O reforço procedente do Santa Clara devolveu raciocínio à linha de meio-campo com maior acerto na hora de pensar e executar.

Trincão é daqueles jogadores que pode ser equiparado a um 'perfume' de boa qualidade, porém ainda espalha um odor de curta duração. Alguns suspiros de bons lances aqui e ali. Parece sintonizar-se a Pedro Gonçalves com alguma fluidez, porém é sempre sol de pouca dura. Espera-se mais do avançado que chegou procedente do Barcelona, e que se torne mais influente quando se aproxime das imediações da área rival.

Rochinha entrou bem na dinâmica que a equipa já mostrava na etapa complementar, e parece ser uma boa solução para Rúben Amorim. Porém, ainda se torna cedo tirar muitas ilações do reforço que chegou oriundo do Vitória SC.

Fatawu esteve poucos minutos em campo e acabou por ver manchada a sua exibição, por ter falhado o penálti decisivo e que derivou o troféu para o comjunto andaluz.

Matheus Nunes? Quem te viu e quem te vê

Longe, muito longe de ser uma noite à Matheus Nunes. Numa primeira parte de horror para o conjunto leonino, o pior pano a ver-se foi logo o do internacional português. Precipitado na hora do passe, a perder várias vezes a redondinha, de um dos melhores do campeonato não veio nem boas decisões nem o jogador que nos habituámos a ver noutras alturas: um médio 'musculado', que transporta a bola com ousadia, e empurra o jogo para a frente como poucos.

Ugarte não respondeu à chamada e Pedro Gonçalves acabou por recuperar a melhor versão quando recuou no campo. Mais perigoso e gerador de uma série de oportunidades de golo, ainda foi dos pés do português que nasceu a primorosa assistência para o golo de Paulinho.

Outro dos elementos que esteve apagado na etapa inicial, à semelhança de quase todos, foi Pedro Porro. A sombra do internacional espanhol reinou nos primeiros 45 minutos, para na etapa complementar surgir um 'touro' em campo que impulsionou o jogo dos leões pela ala direita. Derrubou quase tudo o que aparecia e tornou-se uma das melhores 'flechas' do ataque verde e branco à baliza rival.

Leia Também: As imagens do jogo de apresentação do Sporting que não viu na TV

Leia Também: O maior aplauso da apresentação do Sporting foi para... Amorim

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Amiga de Diogo Jota e Rute: "Não é sobre esquecer, é sobre honrar"

Diogo Jota

Amiga de Diogo Jota e Rute: "Não é sobre esquecer, é sobre honrar"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Horner pode exigir indemnização milionária pela saída da Red Bull

Fórmula 1

Horner pode exigir indemnização milionária pela saída da Red Bull

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas