Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

"Não acredito que se volte a repetir 2011. Benfica não tem nada a ganhar"

Em conversa exclusiva com o Desporto ao Minuto, Drulovic, antigo jogador de FC Porto e Benfica, antevê um Clássico muito equilibrado no Estádio da Luz, com um Benfica a tentar que o adversário volte a fazer a festa da conquista do título no próprio estádio.

"Não acredito que se volte a repetir 2011. Benfica não tem nada a ganhar"
Notícias ao Minuto

08:04 - 06/05/22 por Rodrigo Querido

Desporto Exclusivo

O Clássico de sábado no Estádio da Luz entre Benfica e FC Porto terá um peso especial na definição do campeonato, isto porque os azuis e brancos podem sair de Lisboa já coroados como campeões, bastando para isso um empate.

Ljubinko Drulovic, que representou os dois clubes enquanto futebolista, não tem dúvidas de que os azuis e brancos vão ser os vencedores do campeonato português, apesar do Sporting ainda ter uma pequena hipótese de revalidar o título conquistado na época passada.

Em entrevista exclusiva ao Desporto ao Minuto, o antigo internacional pela já extinta Jugoslávia não tem dúvidas de que o FC Porto não irá perder os seis pontos de vantagem que tem para o Sporting, mas alerta para um Benfica que vai querer limpar a imagem de uma temporada que ficou abaixo das expectativas dos adeptos.

"Eu acredito que o FC Porto vai ganhar o campeonato, não tenho dúvidas disso. No ano passado perdeu para o Sporting, mas este ano tem uma vantagem a duas jornadas do fim que nem o obriga a vencer jogos, precisam apenas de um ponto para serem campeões. O FC Porto joga bem este tipo de jogos, ganhou muitos jogos no Estádio da Luz, e de certeza que está motivado para conquistar já o campeonato contra o Benfica", começou por dizer.

"Conquistar títulos são momentos únicos na carreira de um jogador, principalmente quando se ganha o campeonato que é o principal objetivo de uma equipa como o FC Porto. O Benfica vai tentar replicar aquilo que fez contra o Sporting, a tentar vencer o FC Porto para salvar uma época em que já saíram da Taça e vão ficar em terceiro lugar do campeonato, sem nenhum título conquistado. De certeza que vai tentar surpreender, mas o FC Porto é melhor equipa do que o Benfica neste momento. Os encarnados têm feito jogos com algumas oscilações. Os azuis e brancos foram muito mais constantes no campeonato e não deram hipóteses a outras equipas, tendo apenas a derrota contra o Sporting de Braga. O FC Porto fez um excelente campeonato este ano e vai ser campeão com todo o mérito", atirou.

Drulovic diz não acreditar que se volte a repetir o que aconteceu no duelo na Luz em 2011, em que o Benfica apagou as luzes do bastião das águias e ligou a rega enquanto os jogadores do FC Porto festejam a conquista do título.

"Não sei o que pode acontecer, mas como as relações não são muito boas isso aconteceu naquela altura. O Benfica não quis ver a festa do FC Porto na altura, mas isso faz parte, ganhar ou perder faz parte do futebol. Ainda assim, o FC Porto conseguiu fazer a festa com os seus adeptos mesmo sem luz no estádio. Acredito que será um grande Clássico, com duas equipas muitos motivadas, mas não acredito que se o FC Porto conquiste o campeonato volte a acontecer a mesma coisa que aconteceu em 2011. Os jogadores e adeptos do Benfica estão mais preparados para perder o campeonato porque o clube não tem praticamente nada a ganhar com este jogo, apenas na questão da rivalidade que existe entre os dois clubes, mas para a Liga não fará grande diferença", vincou o antigo jogador que passou por Benfica e FC Porto.

Benfica sem nada a ganhar, mas de olho no novo técnico

Com o Benfica já de olho na preparação da nova temporada que se prevê com muitas mudanças no plantel principal. Apesar do foco já estar em 2022/23, Drulovic acredita que a equipa fará tudo para limpar a imagem de uma época que ficou abaixo das expectativas e repetir a vitória no dérbi de Alvalade.

"É um excelente jogo para fazerem isso. Jogaram bem contra o Sporting e até conseguiram vencer em Alvalade. E agora vão defrontar o outro rival e de certeza que vão fazer tudo para ganhar. Acredito que o jogo vai ser muito dividido. De um lado temos o FC Porto que está muito motivado para ser já campeão, e do outro há um Benfica que irá dificultar ao máximo a vida ao rival. Se o Benfica ganhar, de certeza que vai limpar um pouco a imagem que deixou este ano e que, na minha opinião, não foi nada boa. Espera-se do Benfica muito mais do que apresentaram este ano. Estiveram mais ou menos bem na Liga dos Campeões, mas no campeonato e na Taça de Portugal não estiveram ao seu melhor nível", sustentou.

"As duas equipas conhecem-se muito bem, acredito que será um encontro taticamente muito forte, muito exigente para os jogadores e que irá requerer muita concentração e atitude dentro do próprio jogo. É difícil dizer quem irá vencer, está tudo muito dividido. O Benfica vai lutar e trabalhar muito para conseguir ganhar, e contará com o forte apoio dos adeptos. Será muito bom vencer aquele que será, muito provavelmente, o novo campeão. Não têm anda a perder e têm de mostrar muito como fizeram contra o Sporting, um jogo em que estiveram muito bem nas transições. De certeza que vão apresentar mais ou menos a mesma equipa que esteve em Alvalade, talvez com uma ou outra alteração. De certeza que será um duelo interessante de ver", prosseguiu.

O ex-jogador, que passou pelo clube da Luz entre 2001 e 2003, não tem dúvidas de que os jogadores do Benfica vão querer mostrar a Roger Schmidt todas as suas qualidades para assegurarem um lugar na equipa da nova época.

"Sem dúvida. Muitos jogadores vão tentar dar o seu melhor porque, quase de certeza, o novo treinador vai estar atento para tirar ideias para a nova época. Alguns jogadores têm de fazer muito mais do que apresentaram este ano se quiserem continuar no Benfica. Vão haver entradas e saídas para que a equipa fique mais forte do que este ano. Os jogadores têm no pensamento estas coisas e certamente vão querer mostrar o seu potencial e valor para continuar. Vamos ver o que o Roger Schmidt pensa, ele já estará a preparar a próxima época e devemos ter algumas surpresas naquilo que serão os jogadores para a nova temporada", finalizou.

Leia Também: "Gostava que o Benfica ganhasse o Clássico para dar alguma emoção"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório