Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

"Gostava que o Benfica ganhasse o Clássico para dar alguma emoção"

Jogo do próximo sábado entre o Benfica e o FC Porto poderá definir o novo campeão nacional. Em conversa exclusiva com o Desporto ao Minuto, Toni antevê uma partida equilibrada, mas dá um pouco de favoritismo aos encarnados devido ao fator casa.

"Gostava que o Benfica ganhasse o Clássico para dar alguma emoção"
Notícias ao Minuto

08:15 - 05/05/22 por Rodrigo Querido

Desporto Exclusivo

O próximo sábado promete ser de emoções fortes no campeonato português e até podemos terminar o dia com o campeão da época 2021/22 já conhecido. Benfica e FC Porto medem forças no Estádio da Luz, encontro que pode ser determinante para que os azuis e brancos celebrem o título.

A um passo de alcançar a glória no final da presente temporada, o FC Porto entra em campo diante dos encarnados a saber que precisa apenas de um empate para fazer a festa em Lisboa. Do outro lado estará um Benfica determinado em seguir a reta final de época vitoriosa, mas também de olho em impedir que um dos principais rivais festeje o título no relvado da Luz, à semelhança do que aconteceu em 2011.

Em conversa exclusiva com o Desporto ao Minuto, Toni, antigo jogador e treinador do clube da Luz, perspetiva uma partida equilibrada entre Benfica e FC Porto, apesar de dar maior favoritismo aos encarnados em virtude do facto de jogarem em casa e num estádio que deverá ter lotação esgotada.

"Projetar um Clássico é sempre uma análise que não é fácil de fazer. Normalmente temos a tendência de olhar para os últimos quatro ou cinco jogos e fazer essa projeção. Um Clássico não tem favoritos, embora acabe por se dar um pouco mais favoritismo à equipa que joga em casa", começou por contar Toni, destacando o que diferencia as duas equipas.

"É importante salientar que há uma equipa que tem um treinador há cinco anos e que tem feito um trabalho extraordinário e com processos consolidados, embora nem sempre com os mesmos jogadores. Do outro lado está uma equipa que mudou o treinador e o sistema. Apanhou a equipa em andamento, fez coisas positivas no trajeto da Liga dos Campeões, saindo com dignidade na eliminatória contra o Liverpool, mas é uma equipa que tem dado oportunidade a vários jogadores, uma vez que o treinador não vai continuar e há outro a chegar. O Benfica está longe de ter os processos tão consolidados como o FC Porto", acrescentou, antevendo um jogo disputado.

"O Benfica vai tentar ganhar, independentemente de se saber que o empate traduz-se numa título do campeonato. O FC Porto precisa apenas de conquistar um ponto nos dois jogos que lhe faltam para ser um campeão merecido. O desafio maior do Benfica será ganhar. E embora falte um ponto ao FC Porto para ganhar, acredito que eles vêm ao Estádio da Luz com espírito para ganhar. Os treinadores irão montar as estratégias que melhor sirvam cada uma das equipas. O treinador do FC Porto não dirá outra coisa que não que quer ganhar, assim como o do Benfica. Será um jogo disputado, que vai ter emoção e incerteza no resultado. Iremos ter um Estádio da Luz cheio, a uma hora boa, e tudo a conjugar-se para ser um bom espetáculo", vincou.

FC Porto a jogar na Luz e de olho no Algarve

Com duas jornadas por disputar e a um ponto do ansiado título de campeão nacional, o FC Porto sabe que uma derrota no Clássico de sábado pode atirar a decisão do título para a última jornada, isto se o Sporting vencer em casa do Portimonense, duelo também a acontecer no sábado.

Toni confessa que gostaria que o Benfica ganhasse o Clássico e que o Sporting também saísse vencedor do duelo em Portimão, o que adiaria todas as decisões para a última jornada do campeonato português, de modo a colocar alguma "emoção" na decisiva ronda da I Liga.

"Naturalmente que gostava que o Benfica ganhasse e, depois, para trazer alguma emoção para a última jornada da I Liga, é preciso que o Sporting ganhe em Portimão. Se o FC Porto perder e o Sporting também, o campeão será encontrado no sábado. Podemos recorrer sempre ao chavão do matematicamente possível, mas acredito, e não é de agora que o digo, que depois do Benfica ter ido a Alvalade ganhar o campeonato ficou ordenado. Julgo que nada irá mudar isso. Mas gostaria, claro, que a emoção fosse transportada até à última jornada", vincou Toni.

Questionado sobre quem poderá fazer a diferença neste Clássico, o antigo jogador aponta Darwin Núñez e Taremi como prováveis protagonistas, mas sublinha que o FC Porto tem um jogador surpresa que tem estado ausente.

"Penso que o Darwin e o Taremi poderão fazer a diferença por serem os goleadores das duas equipas, embora ache que do lado do FC Porto há um outro jogador que tem estado de fora e irá regressar neste jogo. O Uribe, de quem eu gosto muito, é uma peça fulcral naquela equipa", disse.

O futuro com Roger Schmidt e a despedida de Veríssimo

Já sem nada a disputar neste campeonato, e com a presença garantida na pré-eliminatória da Liga dos Campeões, os jogadores do Benfica entram em campo com vontade de vencer, mas também de mostrar serviço a Roger Schmidt, o provável novo treinador dos encarnados na próxima época.

O antigo internacional português, de 75 anos, acredita que o técnico alemão irá olhar com atenção para o desenrolar deste jogo, mas aponta que Roger Schmidt vai observar vários encontros do Benfica ao longo da época para tomar as decisões tendo o vista o plantel da próxima temporada.

"Um jogador vale sempre mais pelo último jogo que faz. O importante é ressalvar que, com ou sem novo treinador, o desafio que um jogador tem para cada jogo. Com certeza que este treinador, como fazem muitos quando vão para outras equipas, irá procurar os vídeos da época anterior para poder fazer uma análise mais detalhada sobre o material humano que existe no clube. O treinador e o jogador são avaliados em todos os jogos. Mesmo os profissionais mais consagrados, como o Vertonghen e o Otamendi, estão a ser vistos. Um profissional deve ter o sentimento de fazer sempre o seu melhor em todos os jogos. Com certeza que o novo treinador vai ver o vídeo deste Clássico para que possa reforçar a ideia que tem para o plantel da próxima época", vincou.

Sobre Nélson Veríssimo, que está de saída do Benfica no final da temporada, Toni sustenta que, como qualquer outro treinador, o técnico português se quererá despedir do clube da Luz com vitórias nos próximos dois jogos.

"Quando assume a equipa principal, e nas condições que todos sabemos com a morte da mãe, acontecem os dois jogos seguidos no Dragão. Já passaram alguns meses desde isso e a equipa hoje absorve muito melhor as ideias que o Nélson Veríssimo passou ao longo deste período. Acredito que, hoje já mais identificado com a equipa e a forma de jogar do FC Porto, vai, até porque faltam dois jogos, tentar fechar a sua passagem como treinador principal do Benfica com vitórias", atirou.

"Agora, terá pela frente uma equipa de processos já consolidados, que faz uma pressão alta para tentar condicionar a primeira fase de construção da equipa adversária, seja nos jogos em casa ou fora, sendo mesmo o melhor clube a fazer isso. Nélson Veríssimo quererá terminar este último jogo na Luz com uma vitória como todos esperamos", finalizou.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório