Vencedor da última Liga Europa, o 'submarino amarelo' deixou pelo caminho a Juventus nos oitavos de final, antes de conseguir uma das grandes surpresas dos últimos anos na prova, com a eliminação do crónico campeão alemão Bayern Munique.
Comandado pelo espanhol Unai Emery, especialista em provas a eliminar, como são prova os quatro troféus da Liga Europa que já conquistou, o Villarreal já igualou a sua melhor prestação na 'Champions', repetindo a presença nas meias-finais de 2005/06.
Depois de afastar o Benfica nos quartos de final, o Liverpool, de Diogo Jota e que também defrontou o FC Porto na fase de grupos, parte como claro candidato a atingir pela 10.ª vez a final.
Seis vezes campeões, os 'reds' podem, caso levantem a taça em Paris, em 28 de maio, igualar o AC Milan como segundo clube mais titulado na mais importante prova de clubes da Europa.
As duas equipas já se encontraram numa meia-final nas competições europeias, na Liga Europa de 2015/16, com os ingleses, já com Jurgen Klopp no banco, a qualificarem-se, depois de perderem em Espanha (1-0) e ganharem em Anfield Road (3-0), onde se voltam a encontrar na quarta-feira.
Na luta pelo título inglês com o Liverpool, o Manchester City, de Rúben Dias, João Cancelo e Bernardo Silva, procura chegar pela segunda vez à final da Liga dos Campeões, depois de ter perdido a da última temporada frente ao Chelsea, no Estádio do Dragão.
Pela frente terá o recordista Real Madrid, que tem 13 'Champions' em 16 finais disputadas, com a primeira mão marcada para terça-feira em Manchester.
Ao contrário dos 'citizens', o Real Madrid tem o título de campeão espanhol assegurado e chega mais fresco a este encontro, uma vez que não joga neste fim de semana, em que se disputa a final da Taça do Rei.
O francês Karim Benzema tem sido a grande figura do Real Madrid esta temporada e ainda tem a hipótese de ser o melhor marcador da 'Champions', na qual soma 12 golos, apenas menos um do que o polaco Robert Lewandowski, que já viu o Bayern ser eliminado.
Esta será a segunda vez que as duas equipas se encontram nas meias-finais da 'Champions', depois de em 2015/16 os 'merengues' se terem apurado para o encontro decisivo com uma igualdade a zero em Inglaterra e uma vitória por 1-0 em Madrid.
Contudo, da última vez que se defrontaram na Liga dos Campeões, em 2019/20, o Manchester City eliminou o Real Madrid nos oitavos de de final, com dois triunfos por 2-1.
Antes, em 2012/13, 'citizens' e 'merengues' encontraram-se pela primeira vez, ainda na fase de grupos, com um triunfo em casa do Real Madrid (3-2) e um empate em Manchester (1-1).