Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
27º
MIN 16º MÁX 28º

Tondela-Sporting: Mais uma moeda, mais uma volta no carrossel do título

Leões estão obrigados, não a pontuar, mas a vencer. A luta dos beirões, no entanto, é na parte inferior da tabela. Vão estar sob o relvado do Estádio João Cardoso duas equipas com necessidade de pontos, o que poderá tornar o duelo num verdadeiro jogo de futebol.

Tondela-Sporting: Mais uma moeda, mais uma volta no carrossel do título
Notícias ao Minuto

07:29 - 09/04/22 por Tiago Antunes

Desporto Antevisão

O Sporting vai à Beira Alta neste sábado defrontar o Tondela noutro jogo de grande importância para as contas da I Liga. Já que o FC Porto, rival direto na luta pelo título nacional, não escorregou frente ao Santa Clara na última jornada, os atuais campeões nacionais têm, uma vez mais, a obrigação de vencer para manterem vivo o sonho da revalidação.

A equipa da casa, o Tondela, tem estado numa maré de mudanças. Pako Ayestarán deixou o comando dos auriverdes e Nuno Campos pegou na equipa. Ideias novas, processos novos, mas já com uma vitória e um empate assegurados nos dois jogos realizados. Ainda assim, a tarefa da manutenção não está resolvida. O Tondela tem apenas 26 pontos, mais cinco que a Belenenses SAD, o que significa que, em cinco jogos, muito pode acontecer, tanto de bom, como de mau.

Pela frente vai estar um leão que quer ser o 'rei da selva', igualmente com fome de pontos, mas para se manter na luta do título, umas quantas posições acima na tabela. Um passo em falso e esse leão pode cair na armadilha.

Na casa dos beirões, quem mais fez a festa foi a visita, mas o anfitrião já bateu o pé. Em 2019, o Tondela 'tramou' o Sporting ao vencer por 1-0, numa altura em que a equipa verde e branca precisava de pontuar para se sagrar campeão. O cenário atual não é muito diferente desse e, porventura, o prognóstico, que dá vantagem antecipada aos verdes e brancos, não mudou. 

O Tondela-Sporting está marcado para as 20h30 deste sábado, no Estádio João Cardoso.

Treinadores em discurso direto

Rúben Amorim

Quem vai jogar à esquerda: Não vou dizer, porque estaria a ajudar. Se os treinadores portugueses já são bons a preparar, então quando sabem as caraterísticas individuais dos jogadores... Não vou dizer. Aproveito para criar alguma instabilidade no treinador.

Jogadores em risco de falhar o dérbi: Não vai mudar nada. Não sabemos jogar sem agressividade. A única vez que pedi isso, foi ao Palhinha, contra o Belenenses SAD, e deu mau resultado. Quem não puder jogar contra o Benfica, não vai jogar. Este é o jogo mais importante para manter a vantagem sobre o Benfica. A seguir vamos encontrar o Benfica, e isso é um aspeto psicológico muito grande. Não vamos poupar ninguém. Temos um grupo de grande qualidade e não vamos baixar a intensidade. O que vamos fazer é aumentar a intensidade em relação ao último jogo.

Arbitragem com influência no que resta da temporada: Não vou comentar, como nunca comentei. Tenho a certeza de que podemos vencer os nossos jogos, e isso é o foco. O resto, não está no nosso controlo, por isso não tenho qualquer observação a fazer.

O que mudou desde a chegada de Nuno Campos: O treinador português tem caraterísticas específicas. Conhece muito bem o campeonato. Quanto a mim, o Pako [Ayestarán] fez um campeonato excelente, juntou miúdos muito talentosos e tinham uma boa forma de jogar. Agora, mantêm essa forma, mas um treinador português adapta-se melhor àquilo que o jogo pede. Prevejo essas dificuldades, esse conhecimento é uma vantagem em todos os campeonatos. Estou satisfeito com o trabalho que o Pako fez com o Quaresma. Estamos em contacto e quero agradecer-lhe essa parte. A grande diferença é um conhecimento mais profundo daquilo que é o Sporting. O Tondela joga até com coisas específicas. Vai ser um jogo muito difícil, com poucos espaços, e temos de ser agressivos.

Que dificuldades o Tondela pode colocar: Espero o normal de uma equipa que luta pela sobrevivência, com jogadores talentosos, que se apresenta num 5x4x1, o que nos tira muito espaço para o nosso jogo. Teremos de ser criativos, móveis e agressivos na forma como vamos atacar o espaço. É uma equipa que, na última jornada, jogou sem avançado na frente, com muita mobilidade, muito fortes a sair a combinar. São muito perigosos. Estão muito motivados, porque ganharam na última jornada, não têm pressão, daí prever um jogo difícil. Mas temos de ganhar e, principalmente, jogar melhor do que na semana passada.

Tondela: Mudou de treinador, agora jogam num sistema diferente. O treinador conhece bem o futebol português, tem miúdos talentosos. O Tondela tem de fazer pontos, mas sabe que vai defrontar uma equipa que luta pelo título, o que lhes retira sempre pressão. Criaram-nos problemas em casa, fruto do talento que têm. Têm jogadores como Dantas e Barbosa, formados em clubes grandes. Prevejo um jogo difícil, mas temos de vencer, jogar bem e fazer golos. Temos de continuar a não sofrer.

Baixas: Temos dois jogadores castigados. O Feddal também sentiu uma dor no treino e vai estar força. Vamos incluir o Marsà na convocatória. De resto, estão todos aptos para ser convocados. Estamos num bom momento. Tivemos períodos no último jogo que não foram bons. Tentámos trabalhar sobre isso, há competição interna e estamos num bom momento para voltarmos às grandes exibições, e, acima de tudo, para vencer o jogo.

Nuno Campos

Comportamento da equipa: Há uma melhoria natural, gradual, para ser construída a equipa em termos coletivos e quero que essa melhoria apareça de jogo para jogo. Temos de estar ao mais alto nível neste jogo, porque é de dificuldade máxima, para o conseguir disputar ao ponto de ganhar os três pontos.

Adversário: O ponto onde o Sporting é mais forte talvez seja no ataque à profundidade, mas é uma equipa, à semelhança das equipas 'grandes', que, quando a outra equipa tem a bola e consegue ter a bola, também vai ter de passar por alguns momentos de dificuldade.

Receita para vencer o Sporting: Tem de ser sempre da mesma forma, quer seja em casa, quer seja fora, quer seja com o Sporting, quer seja com outra equipa qualquer. Mentalmente, temos de entrar em campo para ganhar o jogo, seja contra quem for. As nossas ideias de jogo, o que trabalhamos como equipa, tem de estar presente e aí estamos mais próximos de disputar os jogos contra os adversários.

Últimos resultados

Tondela: V-E-D-E-V

Sporting: V-E-V-V-V

Últimos onzes

Tondela: Trigueira; Sagnan, Marcelo Alves, Hernando; Neto Borges, Pedro Augusto, Undabarrena, Bebeto; Rafael Barbosa, Salvador Agra, Boselli.

Sporting: Adán; Inácio, Coates, Matheus Reis; Porro, Palhinha, Matheus Nunes, Nuno Santos; Sarabia, Pedro Gonçalves, Paulinho.

Ausências

Tondela: Muratore, Jota Gonçalves.

Sporting: Feddal, Nuno Santos.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório