Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Bónus "é obrigação" da seleção de râguebi frente aos Países Baixos

Ganhar aos Países Baixos com ponto de bónus ofensivo "é uma obrigação", disse hoje o selecionador de râguebi de Portugal, Patrice Lagisquet, apostado em "recuperar o ADN" dos 'Lobos' na antepenúltima jornada do apuramento para o Mundial.

Bónus "é obrigação" da seleção de râguebi frente aos Países Baixos
Notícias ao Minuto

09:59 - 24/02/22 por Lusa

Desporto Râguebi

A seleção portuguesa sofreu uma derrota comprometedora na Roménia (37-27), que a deixou dependente de terceiros para conseguir a qualificação direta para França2023, mas a perda de identidade da equipa foi o que ficou na memória do treinador francês.

"Temos de ganhar com ponto de bónus, isso é uma obrigação. Mas o objetivo principal é também reencontrar o nosso râguebi. Porque na Roménia lutámos muito, mas perdemos o nosso ADN, o nosso jogo de ataque veloz e com criatividade. Foi a pior surpresa desse jogo", disse Lagisquet em declarações à agência Lusa.

A equipa nacional viaja hoje para as Caldas da Rainha, onde vai receber no sábado, às 15:00, o último classificado do Europe Championship 2022, que ainda não somou qualquer ponto em sete jogos do apuramento para o Campeonato do Mundo.

Trata-se do adversário ideal "para ajudar" a equipa "a voltar a jogar" o seu râguebi e "a recuperar a confiança" na forma como costuma atacar, mas Lagisquet admite que o pensamento do grupo está muito virado para o Espanha-Roménia, que se joga no dia seguinte, em Madrid.

"É um jogo muito importante para nós, porque se a Roménia ganhar não temos muitas hipóteses de terminar em segundo lugar. Mas se a Espanha ganhar, estamos na corrida pelo apuramento direto", assumiu o 'Express de Bayonne'.

Mas instado pela Lusa a avançar o melhor resultado possível nesse jogo para os interesses de Portugal, em termos de possíveis bonificações que uma ou outra seleção possam conseguir, o técnico preferiu não lançar ainda a mão à 'calculadora'.

"É difícil fazer prognósticos. Na Geórgia, era um jogo muito difícil e conseguimos um bom resultado [25-25]. Mas, depois, perdemos as primeiras opções para talonador [Lionel Campergue], pilar direito [Anthony Alves], segunda linha [Jean Sousa], médio de abertura [Jerónimo Portela], e é muito difícil manter o nível assim. Se pudermos jogar em Espanha na máxima força, vai ser muito diferente da Roménia", assumiu.

Para a receção aos Países Baixos, apenas Lionel Campergue e Jean Sousa voltam a ficar de fora, mas desta vez por opção, assim como Samuel Marques, jogadores que "já estava definido que nesta semana ficariam com os seus clubes", em França.

Pedro Lucas também é 'baixa' nas opções do treinador, após ter tido um teste positivo à covid-19, mas "João Belo está de volta", lembrou Lagisquet, e poderá ocupar o posto de médio de formação, na ausência do jogador do Técnico e também de Samuel Marques.

A seleção portuguesa recebe a Roménia no sábado, às 15:00, no Complexo Desportivo Municipal das Caldas da Rainha, em partida da terceira jornada do Europe Championship 2022, que corresponde à segunda volta do apuramento para o Campeonato do Mundo.

Portugal segue em quarto lugar na classificação do apuramento, com 16 pontos, a cinco pontos da Espanha, a seis da Roménia e a 15 da Geórgia, que deve 'carimbar o passaporte' para França2023 no domingo, se vencer a Rússia, em Tbilissi.

Apuram-se diretamente para o Mundial os dois primeiros classificados do agregado de jogos do Europe Championship de 2021 e 2022, enquanto o terceiro terá de disputar um torneio de repescagem mundial, em novembro.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório