Powered bySolverde
Disclaimer

Plano de segurança reforçado para responder ao pico da pandemia

O plano de segurança preparado para a Taça da Liga de futebol foi reforçado tendo em conta o pico da pandemia de covid-19, afirmou hoje o delegado de saúde do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral.

Sporting de Braga tenta manter bom arranque de Amorim na receção ao Tondela

© Lusa

Lusa
23/01/2022 13:56 ‧ 23/01/2022 por Lusa

Desporto

Taça da Liga

"Não podemos esquecer que estamos no pico da pandemia. Essa situação foi sempre equacionada na elaboração do nosso plano de contingências que achamos que é extremamente rigoroso", disse Rui Passadouro, sobre o plano de segurança para os jogos da Taça da Liga, apresentado hoje no Estádio Municipal de Leiria, onde a competição vai decorrer entre 25 e 29 de janeiro.

Segundo a autoridade de saúde, com o conjunto de medidas preparadas é "quase" garantido que "não entram pessoas no recinto desportivo que estejam infetadas".

"Penso que as pessoas podem participar em segurança", disse Rui Passadouro.

As preocupações com a saúde pública somam-se ao habitual plano de segurança da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, que em Leiria estará montado na "carga máxima", explicou a diretora executiva. 

De acordo com Helena Pires, o dispositivo envolve PSP, GNR, segurança privada, emergência médica e autoridades de saúde pública de Leiria, para reunir "condições de segurança para ter uns jogos e uma festa em família".

Antes da chegada ao Estádio de Leiria vão ser criados nos dias dos jogos dois perímetros de segurança, sendo que o primeiro abrirá às 15:00 para verificação inicial de acesso.

"É conveniente que venham com tempo, testes feitos, para o atendimento acontecer com maior celeridade e para não haver constrangimentos ao acesso", afirmou Helena Pires, referindo-se aos espetadores.

A entrada só será admitida a quem possua o título de ingresso, mas também tenha o teste antigénio, teste PCR ou autoteste feitos, certificado de recuperação ou certificado de administração da terceira dose da vacina há pelo menos 14 dias. 

"Não vamos fazer validação de autotestes aqui, para evitar aglomerados", avisou Helena Pires, pedindo ao público para chegar com antecedência.

A Liga vai dispor nas bilheteiras e ao longo do perímetro sanitário de pontos de troca das pulseiras que permitem o acesso para o perímetro, revelou.

"Portanto, é conveniente que venham com tempo, testes feitos, para ser entregue a pulseira e não haver constrangimentos ao acesso sanitário", completou.

Depois, num outro perímetro de segurança, será confirmado o direito à admissão ao estádio, abrindo as portas às 17:30.

A lotação do recinto estará limitada a 20 mil pessoas (dos 24 mil lugares disponíveis) e, segundo a diretora executiva da Liga, neste momento, as vendas indicam meia lotação para o Benfica - Boavista, enquanto para o Sporting - Santa Clara a procura reflete "um bocadinho menos do que isso".

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

FC Porto revela camisola de homenagem a Diogo Jota

Diogo Jota

FC Porto revela camisola de homenagem a Diogo Jota

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Volante roubado e detenções marcaram Fórmula 1 em Silverstone

Fórmula 1

Volante roubado e detenções marcaram Fórmula 1 em Silverstone

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas