Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

"Marega tinha menos toque, mais velocidade, Evanilson é mais inteligente"

A época do FC Porto tem assentado sobre a técnica alucinante de Luis Díaz e os vários golos de Evanilson. Foi sobre os tentos do brasileiro que Domingos Paciência falou com o Desporto ao Minuto. O técnico acredita que adivinhar o futuro do jogador de 22 anos é precoce, mas reconhece-lhe qualidade e um estilo que levou a equipa a mudar de ideia.

"Marega tinha menos toque, mais velocidade, Evanilson é mais inteligente"
Notícias ao Minuto

07:02 - 18/01/22 por Tiago Antunes

Desporto Exclusivo

Evanilson tem ganho espaço no onze do FC Porto pelas exibições de qualidade que tem garantido. Em 23 jogos, marcou por 12 vezes e assistiu três naquela que já é a melhor época da carreira como sénior. Tem aparecido quando a equipa precisa, e não só, garantindo aquilo que Taremi durante um mês não conseguiu: golos. Deu nas vistas no Clássico na Taça de Portugal com dois golos, apesar de ter sido expulso pouco depois, e também no domingo, frente à Belenenses SAD, quando fez um hattrick, o primeiro com a camisola azul e branca.

Em conversa com o Desporto ao Minuto, Domingos Paciência, ex-avançado que teve uma célebre sequência de 10 anos ao serviço do FC Porto, tendo regressado para terminar a carreira depois de uma passagem por Espanha, elogiou Evanilson, mas sem deixar passar em branco a época positiva que os dragões têm feito. O agora treinador, livre no mercado, deixou ainda no ar a hipótese de um 'brilharete', vendo o copo meio cheio depois da 'despromoção' da Liga dos Campeões para a Liga Europa.

"A época do FC Porto tem sido positiva. Está ainda a lutar no primeiro objetivo de época que é sempre o campeonato, depois tem a Taça de Portugal em aberto. Nas competições europeias desceu à Liga Europa, depois de ter lutado num grupo com equipas bastante difíceis, mas acaba por ser uma época em aberto. Quem sabe se o FC Porto não poderá fazer um brilharete na Liga Europa. Acho que o FC Porto tem uma época positiva até ao momento e, na época em que estamos, estar tudo em aberto é bom", começou por reconhecer o ex-jogador dos dragões.

Evanilson já terá ultrapassado a fase de adaptação ao clube, o qual representa pela segunda temporada seguida. Domingos Paciência viu uma mudança no perfil do jogador de uma época para outra que o tornou mais goleador.

"Tem mostrado níveis técnicos de muita qualidade. É natural que esteja a acontecer isto porque qualidade técnica ele tem. Numa fase inicial, de adaptação, e com a imposição do Taremi e depois do Toni Martínez, o espaço estava reduzido. Mas nota-se que está diferente, é um jogador mais de equipa, um jogador que está mais entrosado e naturalmente os golos e as assistências estão a aparecer", disse o técnico de 53 anos.

A ideia de jogo de Sérgio Conceição saiu a ganhar com a entrada de Evanilson, isto nas palavras de Domingos Paciência. O treinador do FC Porto terá visto no brasileiro o que não viu, por exemplo, em Toni Martínez.

"Tem encaixado na ideia e Sérgio Conceição apercebeu-se a determinado ponto da época de que Evanilson poderia dar outro tipo de jogo que se calhar não lhe dava Toni Martínez. Nesta altura, é um jogador do qual Sérgio Conceição não abdica em função do momento e da qualidade que tem demonstrado", acredita o ex-avançado.

Na posição de ponta de lança não tem faltado qualidade ao FC Porto, com Moussa Marega como principal exemplo dos últimos anos. Domingos Paciência não encontra semelhanças entre os dois. Pelo contrário, tem definidas as principais diferenças.

"Não têm nada a ver, são jogadores diferentes. O Marega tem menos toque e mais velocidade, o Evanilson tem mais qualidade, jogo mais inteligente... É totalmente diferente. O FC Porto hoje joga de uma forma totalmente diferente daquela que jogava com o Marega porque tem um futebol muito mais apoiado e todo ele trabalhado em função dos avançados que tem", afirmou o treinador.

O surgimento de Evanilson nas opções do FC Porto não era algo certo e sabido desde o início da temporada, até porque a principal opção para formar dupla com Taremi era Toni Martínez. Na opinião de Domingos Paciência, não se trata de falta de qualidade, mas sim de uma variedade de qualidades que permite uma constante troca de avançados.

"O avançado é muito analisado essencialmente pelos golos que faz e por aqueles que deixa de fazer e a exigência que se cria também parte disso. A partir desse momento, é mais opção ou menos opção. Agora, o FC Porto, neste momento, tem avançados que lhe permitem fazer uma época alternadamente. Já jogou Toni Martinez com Taremi, já jogou Taremi sozinho, neste momento joga Taremi e Evanilson, ontem, contra a Belenenses SAD, chegou a jogar o Evanilson sozinho. Portanto, neste momento, o FC Porto está muito mais preparado para poder mudar o seu ataque muito pelas diferentes qualidades que os avançados têm", reconheceu.

O futuro de Evanilson não é algo previsível de momento, tal como de muitos outros avançados, acredita o ex-jogador dos dragões. Ainda assim, Domingos Paciência vê uma maior evolução no avançado de 22 anos caso este prossiga na linha que tem seguido nesta ano.

"Nunca se consegue prever onde é que um avançado pode chegar. O avançado vive também do rendimento de uma equipa. As equipas, por vezes, têm quebras de rendimento e aí os avançados também pouco se notam. Por isso, é difícil prever. Agora, se ele continuar ou se tiver esta linha de continuidade com o crescimento que tem tido e com a adaptação que está a ter, eu acho que é um jogador que poderá realmente fazer golos e, quem sabe, ter mais jogos. Estar a perspetivar onde é que ele estará daqui a um ano ou dois é muito precoce em função do ainda muito que ele pode fazer e do muito que ele está obrigado a fazer", concluiu.

Evanilson chegou ao FC Porto oriundo do Fluminense. Não é a primeira aventura no futebol europeu porque em 2017/18 jogou na Eslováquia. Chegou a Portugal por empréstimo e agora é jogador em definitivo do FC Porto com um futuro prometedor. O contrato com os dragões vai até 2025 e, apesar da incerteza, a cláusula já é grande: 100 milhões de euros.

Leia Também: As notas do B SAD-FC Porto: Goleada em noite histórica para Evanilson

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório