Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

As notas do B SAD-FC Porto: Goleada em noite histórica para Evanilson

Brasileiro marcou três golos numa vitória sem contestação dos azuis e brancos, alcançado o primeiro hattrick ao serviço do FC Porto. É a 13.ª vitória seguida dos portistas para o campeonato português.

As notas do B SAD-FC Porto: Goleada em noite histórica para Evanilson
Notícias ao Minuto

07:02 - 17/01/22 por Rodrigo Querido

Desporto Análise

Três golos do brasileiro Evanilson e outro de Taremi construíram na noite de domingo uma vitória tranquila (4-1) na deslocação do FC Porto ao Jamor para enfrentar a Belenenses SAD, que até deu boa conta de si até ficar com menos uma unidade poucos depois da meia-hora do encontro.

Uma partida em que a figura do jogo doi sem dúvida o canarinho Evanilson. Numa noite histórica com a camisola dos azuis s brancos, o avançado marcou o primeiro hattrick pelo FC Porto, assim como o primeiro enquanto futebolista sénior.

A Belenenses SAD, que por estes dias confirmou Franclim Carvalho como treinador por época e meia, até começou bem com um golo de Abel Camará aos 13 minutos, mas a expulsão disparatada de Sithole, que viu o segundo amarelo e respetivo vermelho aos 31 minutos após uma 'patada' em Fábio Vieira, deitou tudo a perder para a equipa da casa, e abriu caminho à goleada do FC Porto.

Ainda que sem Sérgio Conceição no banco de suplentes, a cumprir um novo período de suspensão, os azuis e brancos prosseguiram a senda vitoriosa no campeonato português, alcançado a 13.ª vitória consecutiva na prova, estando a agora a três triunfos de igualar o recorde de André Villas-Boas.

Mas vamos às notas desta partida:

Figura:

Exibição de mão cheia de Evanilson. Depois de uma primeira época em que foi mais vezes suplente utilizado do que titular, o brasileiro começa a marcar o seu espaço nas escolhas iniciais de Sérgio Conceição. Tem faro de matador e esta noite provou-o com três golos, alcançado os 12 na temporada. Vai em 23 jogos esta época, menos um do que no ano passado, e ainda estamos apenas a meio da temporada.

Surpresa:

Se Vitinha hoje esteve abaixo das expectativas, Fábio Vieira sobressaiu no lado dos azuis e brancos. Contribuiu para a expulsão de Yaya Sithole já que sofreu as duas faltas do médio sul-africano, e esteve diretamente ligado a três dos quatros golos dos azuis e brancos.

Desilusão:

Exibição para esquecer de Yaya Sithole. Viu dois amarelos, e respetivo vermelho, em pouco mais de meia-hora, e deixou a sua equipa à mercê de um adversário de nível superior, numa altura em que os azuis até venciam.

Treinadores:

Franclim Carvalho: O arranque dos azuis surpreendeu o líder do campeonato, mas o vermelho de Sithole deitou por terra a estratégia que os azuis levaram para o encontro. Apesar da equipa ter procurado causar mossa depois de ficar reduzida a dez unidades, a Belenenses SAD foi incapaz de para o poderio ofensivos dos portistas.

Vítor Bruno: Sem o treinador principal no banco, coube ao adjunto a tarefa de, mais uma vez, liderar a equipa. Foram feitas algumas mudanças no onze titular, como a colocação de Bruno Costa a defesa direito, mas a equipa não se ressentiu disso. A jogar contra 10, os portistas tiraram um defesa e colocaram mais um atacante para pressionar a defesa adversária, algo que fizeram com muito sucesso. Sempre muito acutilantes a nível ofensivo, os azuis e brancos podiam ter saído do Jamor com mais do que os quatro golos marcados.

Arbitragem:

Manuel Mota esteve um pouco perdido no jogo. Esteve bem ao expulsar Yaya Sithole, assim como no golo anulado a Evanilson, mas foi contra a regras do VAR quando, nos descontos do primeiro tempo, apitou para invalidar o golo de Taremi antes da bola entrar na baliza, impedindo o vídeo árbitro Tiago Martins de poder atuar neste lance.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório