Depois de Laura Villars e Tim Mayer, há mais uma candidatura à presidência da Federação Internacional do Automóvel (FIA) contra o atual presidente e recandidato Mohammed Ben Sulayem. É de Virginie Philippot, que anunciou esta terça-feira que está na corrida.
A belga, que é modelo, jornalista e antiga participante no 'Secret Story', anunciou a candidatura através das redes sociais: "Candidato-me à presidência da FIA. Não para ser a 'primeira', mas para garantir que não sou a última. Acredito que o automobilismo deve refletir o mundo real, ousado, diverso e unido. Como mulher com uma visão global e raízes profundas, estou aqui para abrir portas que ficaram fechadas demasiado tempo", escreveu no Instagram.
Na publicação, Virginie Philippot acrescentou: "Vamos construir uma FIA que seja verdadeiramente inclusiva para todas as vozes, todas as estórias, todas as paixões. A corrida pelo futuro começa agora".
Já no LinkedIn, a nova candidata à liderança da FIA escreveu que, para além de "mulher e representante de uma nova geração", está convicta "no poder do desporto motorizado para inspirar e abrir novos horizontes".
E descreveu aquilo a que se propõe para liderar a entidade: "A minha visão é clara: uma Federação que esteja mais próxima dos seus clubes, seja mais justa com os seus membros e mais forte na sua missão global. Uma Federação que dê oportunidades reais a jovens talentos, que abra portas a África e regiões emergentes, que aja de forma decisiva pela segurança rodoviária e abrace a energia do amanhã com responsabilidade e ambição. Esta não é só uma campanha, é um apelo por renovação. Juntos, com a audacidade de inovar e a força de unir, podemos construir uma FIA que honre a sua história enquanto molda ousadamente o seu futuro".
As eleições da FIA estão marcadas para 12 de dezembro em Tasquente, capital do Uzbequistão. Ficará definido se Mohammed Ben Sulayem ganha um segundo mandato depois de ter sido muito contestado ao longo dos quatro anos em diversas frentes, ou se há renovação na entidade que rege o desporto motorizado e zela pelos interesses dos automobilistas e indústria automóvel.
Quem é Virginie Philippot?
Atualmente com 33 anos de idade, Virginie Philippot é belga e notabilizou-se no panorama mediático do seu país ao participar em concursos de modelos (Miss Bélgica 2012 e Miss International 2017). Competiu no 'Secret Story' em França no ano de 2012, no 'Os Traidores' belga (2021) e, segundo o IMDB, é creditada na série 'Hollywood Girls'.
Apaixonada por carros e por automobilismo - como se constata facilmente nas suas redes sociais - Virginie Philippot também trabalha na área da caridade, fundando a associação 'Drive for Hope' que apoia órfãos e a educação na República Democrática do Congo em África.
Leia Também: Laura Villars candidata-se a presidente da FIA e faz história aos 28 anos