Sporting e Ajax defrontam-se, nesta quarta-feira, a partir das 20 horas, para a jornada inaugural da fase de grupos da Liga dos Campeões.
Rúben Amorim fez a antevisão a esta partida, no Auditório Artur Agostinho, em Alvalade, na tarde desta terça-feira.
Confira abaixo as declarações do técnico leonino:
Comparações e diferenças entre Sporting e Ajax: São dois clubes com a mesma filosofia. O Ajax aposta muito na juventude e é conhecido por criar grandes jogadores, tal como o Sporting. Mas são dois clubes que estão em momentos diferentes. Basta olhar para o momento do Ajax e do seu investimento. É importante recordar que há pouco tempo estavam numa meia-final da Champions. Ainda temos de ultrapassar vários mercados para lá chegar. Estamos em momentos distintos, mas são equipas parecidas em juventude e experiência. Nós somos irreverentes e encaramos sempre os jogos da mesma forma.
Momento menos agradável para começar a Champions, quando estão a 4 pontos da liderança na I Liga? Nós não nos preocupamos com a distância, nós pensamos jogo a jogo e olhamos muito para aquilo que fazemos. Em Famalicão não estivémos tão bem, mas com o FC Porto fizémos um jogo muito bom e bastante competente. A equipa está num bom momento e confrontos contra o Ajax só podem fazer crescer este Sporting. Este é um ótimo momento para defrontarmos o Ajax.
Mensagem transmitida aos jogadores antes de se estrearem na Champions: É a melhor competição de clubes e este jogo não me preocupa ao nível da mensagem. Preocupa-me mais é o jogo do campeonato a seguir e a transição da Champions para a I Liga.
Olha para o Ajax de 2018/19 (meia-final da Champions) como um exemplo? São equipas completamente diferentes. Em 2018/19, o Ajax jogava um futebol bonito e já tinha muita experiência. Não há comparação possível a fazer dessa equipa com a nossa da atualidade.
Peso das ausências de Coates e Pote: Não podemos esconder o peso dessas ausências. Falamos de um que foi o melhor jogador da I Liga e outro foi o melhor marcador. Sobretudo a ausência de Coates, já que falamos da ausência de um jogador que é líder, dentro e fora do campo, e que tem já bastante experiência.
Hipótese de Sarabia ser titular: Sarabia é mais uma opção, não vou revelar o onze (risos).
Ansiedade pela sua estreia na Champions: A ansiedade e a vontade de vencer é a mesma. E digo sinceramente. Claro que é um jogo especial. Penso que tem mais impacto nos jogadores. Eu tenho um péssimo registo na Europa, por isso só posso melhorar.
Perspetivas do Sporting nesta competição: Nós vamos lutar por todos os jogos, não vale a pena estar a fazer contas. Nós queremos competir com os melhores para ver como está a equipa. Agora, queremos ganhar o encontro frente ao Ajax.
Leia Também: Sporting apela aos adeptos para que não usem pirotecnia em Alvalade