A terça-feira foi palco de muita agitação no Estádio da Luz. Em pleno mercado de transferências de verão, estão a ser discutidas várias entradas e saídas do plantel do Benfica, que estará às ordens de Bruno Lage em 2025/26, e pelo meio ainda há mexidas (confirmadas) na estrutura das águias.
Lourenço Pereira Coelho vai deixar o cargo de diretor geral e o nome do sucessor já foi anunciado pelas águias. Mário Branco, antigo diretor desportivo do Fenerbahçe, vai assumir funções a partir da próxima segunda-feira, data de arranque dos trabalhos de preparação para a nova época do Benfica.
Mário Branco também irá, de resto, acumular funções de diretor desportivo depois deste mercado de verão, uma vez que Rui Pedro Braz também está de saída, depois de ter sido aposta do então presidente Luís Filipe Vieira há de quatro anos.
A decisão de sair terá sido tomada pelo próprio dirigente de 47 anos, que informou Rui Costa ainda antes da participação das águias no Campeonato do Mundo de Clubes, disputado nos Estados Unidos da América - e na qual o Benfica chegou aos oitavos de final, tendo sido eliminado pelos ingleses do Chelsea.
Carreras já tem sucessor, Thiago Almada desejado
No que toca à contratação de novos jogadores, Rafael Obrador, defesa esquerdo de 21 anos, será incluído no negócio de Álvaro Carreras, que vai assinar pelo Real Madrid, assim que estiver concluída a participação dos merengues no Mundial de Clubes.
Segundo Fabrizio Romano, jornalista italiano e especialista em questões relativas ao mercado, o acordo já foi alcançado e Obrador vai assinar contrato com as águias nos próximos dias, ficando por perceber quanto, afinal, o Real Madrid vai pagar por Carreras, sendo que Obrador servirá como trunfo para baixar a pretensão dos 50 milhões de euros (valor da cláusula de rescisão) pedidos por Rui Costa.
🦅 Rafael Obrador will sign in as new Benfica player from Real Madrid in the next days, as exclusively revealed.
— Fabrizio Romano (@FabrizioRomano) July 8, 2025
It’s all agreed also on player side… here we go, confirmed.
Álvaro Carreras will join Real Madrid right after the FIFA Club World Cup. 🤍⏳ pic.twitter.com/6EKsbGqDsm
Obrador, de 21 anos, começou a carreira ao serviço do Mallorca e foi para o Real Madrid, ainda na formação, em 2021. O internacional sub-19 chegou a jogar na equipa secundária dos merengues e, na época passada, esteve cedido ao Deportivo da Corunha, onde fez 33 jogos (uma assistência) na segunda divisão espanhola.
Ao mesmo tempo, o Benfica também continua a tentar convencer o Botafogo a libertar Thiago Almada, médio argentino que se encontra emprestado ao Lyon, que foi despromovido ao segundo escalão do futebol francês, por decisão administrativa.
O jornalista Gianluca Di Marzio revelou, na tarde de terça-feira, que as águias avançaram com uma oferta formal no valor de 35 milhões, que foi recusada pela Eagle Football Holdings, empresa de John Textor que detém clubes como Botafogo, Crystal Palace ou Lyon. A direção liderada por Rui Costa não deixa, porém, cair a intenção de contratar o internacional argentino de 24 anos e pode avançar com uma nova oferta no valor... de 40 milhões de euros.
Besiktas em Lisboa por trio
Em sentido inverso, Orkun Kokçu parece cada vez mais perto de deixar a Luz e regressar à Turquia, de onde é natural, para vestir a camisola do Besiktas. Can Kaymakoglu e Serdal Adali, diretor desportivo e o presidente do clube turco, respetivamente, chegaram a Lisboa na segunda-feira, para conseguir fechar a contratação de um jogador que está em rota de colisão com o treinador Bruno Lage, mas Kokçu não é o único alvo do Besiktas.
Também Kerem Akturkoglu está a ser cobiçado e o Benfica já recusou uma pelo extremo de 26 e encontra-se agora a analisar outra, adianta o jornal Haber7. Numa primeira tentativa, o Besiktas tentou incluir o português Gedson Fernandes no negócio, naquilo que seria uma troca direta, mas a direção liderada por Rui Costa rejeitou a possibilidade. O clube turco voltou à carga e apresentou alguns milhões em cima da mesa e ainda uma percentagem de uma futura venda, aguardando agora pela resposta das águias.
Por seu turno, Andreas Schjelderup também é alvo do Besiktas, que colocou em cima da mesa uma proposta de empréstimo com uma opção de compra acionável no final da temporada, segundo explica o jornalista turco Safak Malatya.
Ainda no que toca a Kokçu, o internacional turco de 24 anos já terá chegado, de resto, a entendimento com o Besiktas para o contrato que vai assinar, revela Sercan Dikme. O Benfica aceitará emprestar o jogador, mas com o clube turco a ficar com uma obrigação de compra. Kokçu vai, inclusive, ter um salário mais elevado na Turquia do que aquele que aufere, atualmente, na Luz.
Orkun Kökçü transferinde Beşiktaş Benfica’yla yaptığı görüşmelerde önemli bir aşama katetti. @SportsDigitale
— Sercan Dikme (@sercan_dikme) July 8, 2025
Beşiktaş ve Orkun arasında 1+4 ya da direkt 5 senelik anlaşma söz konusu. Son durum: kiralık+zorunlu satın alma ya da direkt bonservisiyle transfer etmek. Başkan Serdal… pic.twitter.com/6JBAkWbA0O
Leia Também: Carreras com pé e meio fora do Benfica. Substituto virá... do Real Madrid