Está à vista uma mudança de peso na estrutura de futebol do Benfica. O jornal A Bola fez saber, no decorrer da tarde desta terça-feira, que Rui Pedro Braz vai abandonar o cargo de diretor desportivo do clube encarnado já nas próximas semanas. A informação acabou por ser confirmada à agência Lusa por fonte ligada ao processo.
O dirigente português, atualmente com 47 anos, iniciou funções como diretor desportivo do Benfica a 15 de junho de 2021, ainda com Luís Filipe Vieira na presidência do emblema da Luz. Três semanas depois, Vieira, que está perto de voltar a candidatar-se à liderança dos encarnados, renunciou ao cargo de presidente do Benfica na sequência da Operação Cartão Vermelho, assumindo Rui Costa a liderança do clube.
Homem forte do Benfica no mercado de transferências nos últimos anos, Braz terá tomado a decisão de abandonar o emblema da Luz ainda antes da participação das águias no Campeonato do Mundo de Clubes, disputado nos Estados Unidos da América - e na qual os lisboetas chegaram aos oitavos de final.
O referido jornal desportivo revela ainda que a iniciativa de sair partiu do diretor desportivo e que não está relacionada com qualquer litígio com Rui Costa, de quem é, a par de Lourenço Pereira Coelho, um dos braços-direitos na estrutura do futebol encarnado.
Desta forma, mesmo que Rui Costa avance para uma recandidatura e vença as eleições, o Benfica vai ter um novo diretor desportivo, dada esta decisão.
Apesar da saída de Rui Pedro Braz já estar acertada, a construção do plantel 2025/26 ainda vai ser responsabilidade do atual diretor desportivo. Braz deixará o cargo em outubro, após o fecho do mercado de transferências deste verão.
Dirigente já tinha sido associado a possível saída
Há pouco mais de um ano, Rui Pedro Braz tinha sido apontado a uma mudança para os ingleses do Newcastle. Na altura, os magpies procuravam um novo diretor desportivo para suceder a Dan Ashworth, que se mudou de armas e bagagens para o Manchester United. O nome do dirigente português foi também associado ao Tottenham e ao Al Ittihad.
Rui Pedro Braz foi ganhando importância sob a liderança de Rui Costa, sendo visto como o principal responsável pela contratação de alguns jogadores como Darwin Núñez ou Enzo Fernández, que são agora duas estrelas no Liverpool e Chelsea, respetivamente.
Sucessor de Braz pode ser português
Se a saída de Rui Pedro Braz já é certa, o seu sucessor ainda não se encontra definido. No entanto, há já um nome em cima da mesa dos responsáveis encarnados. A CNN Portugal adiantou que Mário Branco é visto como o favorito pelo Benfica para assumir o cargo de diretor desportivo do emblema da Luz.
O dirigente, que conta com 49 anos de idade, esteve recentemente no Fenerbahçe, de José Mourinho, como diretor desportivo. Mário Branco conta ainda com passagens por Famalicão, PAOK, Hajduk Split ou Estoril Praia.
[Notícia atualizada às 18h12]
Leia Também: Fumo branco à vista. Carreras a um passo de trocar o Benfica pelo Real