O Benfica emitiu, ao início da noite deste domingo, um comunicado oficial no qual deu conta de que Mário Branco é o novo diretor-geral para o futebol do clube da Luz.
O antigo diretor desportivo do Fernerbahçe, de onde saiu há pouco mais de um mês, sucede no cargo a Lourenço Pereira Coelho, que deixa o emblema lisboeta no final da presente semana. Mário Branco inicia funções no dia 14 de julho, data em que a equipa principal inicia a nova temporada desportiva.
"O Clube agradece a Lourenço Coelho todo o profissionalismo, dedicação e competência colocados ao serviço do Benfica ao longo de 21 anos, tendo exercido a função de Diretor-Geral, de forma intervalada, durante 7 anos, período durante o qual o Benfica venceu 5 campeonatos", pode ler-se na nota emitida pelo Benfica.
"O Clube deseja a Lourenço Coelho e a Mário Branco - que têm vindo em conjunto a planear a nova época ao longo destas semanas - as maiores felicidades para esta nova etapa nas suas vidas profissionais", termina o comunicado.
O dirigente, que conta com 49 anos de idade, esteve recentemente no Fenerbahçe, de José Mourinho, como diretor desportivo. Mário Branco conta ainda com passagens por Famalicão, PAOK, Hajduk Split ou Estoril Praia.
Mário Branco sucederá... a Rui Pedro Braz
Ao que tudo indica, Mário Branco vai acumular funções também como diretor desportivo do Benfica aquando da saída de Rui Pedro Braz. O atual dirigente encarnado vai abandonar o cargo de diretor desportivo do clube encarnado já nas próximas semanas. A informação acabou por ser confirmada à agência Lusa por fonte ligada ao processo.
O dirigente português, atualmente com 47 anos, iniciou funções como diretor desportivo do Benfica a 15 de junho de 2021, ainda com Luís Filipe Vieira na presidência do emblema da Luz. Três semanas depois, Vieira, que está perto de voltar a candidatar-se à liderança dos encarnados, renunciou ao cargo de presidente do Benfica na sequência da Operação Cartão Vermelho, assumindo Rui Costa a liderança do clube.
Homem forte do Benfica no mercado de transferências nos últimos anos, Braz terá tomado a decisão de abandonar o emblema da Luz ainda antes da participação das águias no Campeonato do Mundo de Clubes, disputado nos Estados Unidos da América - e na qual os lisboetas chegaram aos oitavos de final.
Eis o comunicado do Benfica na íntegra:
"O Sport Lisboa e Benfica informa que Lourenço Coelho cessará funções como Diretor-Geral para o Futebol no final desta semana.
O Clube agradece a Lourenço Coelho todo o profissionalismo, dedicação e competência colocados ao serviço do Benfica ao longo de 21 anos, tendo exercido a função de Diretor-Geral, de forma intervalada, durante 7 anos, período durante o qual o Benfica venceu 5 campeonatos.
Para este novo ciclo, o Sport Lisboa e Benfica anuncia que Mário Branco será o novo Diretor-Geral para o Futebol, iniciando formalmente funções no dia 14 de julho, aquando do regresso ao trabalho da equipa principal.
Mário Branco apresenta um currículo vasto no futebol internacional, com um profundo conhecimento do futebol português e provas dadas em vários campeonatos europeus.
O Clube deseja a Lourenço Coelho e a Mário Branco - que têm vindo em conjunto a planear a nova época ao longo destas semanas - as maiores felicidades para esta nova etapa nas suas vidas profissionais."
Leia Também: Rui Pedro Braz está de saída do Benfica e data já se encontra definida