O FC Porto não quer voltar a repetir uma temporada como a de 2024/25. A falta de ambição para a luta pelos principais troféus foi notória e acabou por resultar numa das piores épocas dos últimos anos. Esta quarta-feira, O Jogo adianta que, além dos reforços já encaminhados para o Dragão, Farioli quer ainda um médio que faça as funções da posição oito e mais um defesa central.
Apesar das chegadas iminentes de Borja Sainz e de Dominik Prpic não serão as últimas para o FC Porto, dado que André Villas-Boas está disposto a investir forte para a próxima temporada.
A mesma publicação informa que o treinador italiano estará à procura de um elemento para colmatar a saída de Otávio no eixo defensivo, já que este se aproxima cada vez mais do Paris FC, na Ligue 1. A chegada de Prpic é vista como uma substituição perfeita para Iván Marcano, que não irá continuar a atuar pelos azuis e brancos.
Outra das posições em vista é no centro do terreno, uma vez que não existe um médio para efetuar a função de oito à medida de Farioli e que possa fazer parceria com Gabri Veiga. Fábio Vieira poderia ser um bom candidato, mas o timoneiro dos dragões não poderá contar com o português, já que o empréstimo do Arsenal não será renovado.
Par terminar, o azzurri quer ainda mais um extremo esquerdo para ter mais profundidade no plantel, mas essa vaga poderá vir a ser preenchida por um jogador da equipa B. Ángel Alarcón poderá ser aposta, mas terá de passar 'no teste' da pré-temporada, já que só há William Gomes de momento.
"Temos uma ideia clara das posições que queremos reforçar. Na minha experiência recente, tive muitas surpresas sobre um jogador que pode não atingir um certo nível e depois chega. Por vídeos e por informações, apaixonamo-nos por um jogador e depois demoram a integrar-se", referiu o antigo treinador do Ajax.
A promessa de André Villas-Boas
André Villas Boas não está para brincadeiras na sua segunda temporada enquanto presidente do FC Porto e quer regressar à luta pelos títulos nacionais o mais rápido possível.
Para isso, parece que não irá olhar para os valores gastos, desde que tragam resultados, algo que já aconteceu com Pinto da Costa, quando permitiu que Sérgio Conceição gastasse cerca de 63 milhões de euros em reforços, que garantiram a conquista da I Liga e da Taça de Portugal em 2019/20, curiosamente após uma temporada em que os dragões apenas conquistaram uma Supertaça (tal como também se verificou em 2024/25)
"Esta é uma escolha muito ambiciosa de um treinador em qual acreditamos muito. Acreditamos que nos irá levar ao sucesso. Tem um percurso exclusivo no futebol europeu com sucesso, com visão e escolhemos o Francesco para atacar estas duas próximas temporadas, nomeadamente esta primeira onde queremos regressar rapidamente aos títulos, com uma demonstração de força, espírito e rigor que queremos ver as nossas equipas", começou por dizer o presidente do emblema azul e branco na conferência de imprensa de apresentação do novo treinador.
"A ti, Francesco, iremos colocar todas as ferramentas à tua disposição para que chegues ao sucesso. Chegámos a um acordo para um conjunto de ideias para o FC Porto fazer uma reconstrução. Iremos certamente renovar o plantel para que possas atingir esse sucesso e temos essa demonstração do que é uma equipa à FC Porto e estamos seguros de que terás esta equipa no início da época. Agora temos facilidade de operar. Isto vai permitir outro nível de investimento que nunca tivemos", concluiu.
Borja Sainz chega para brilhar nas alas
Borja Sainz deverá ser o segundo reforço da nova era de Francesco Farioli para a temporada que aí vem. O jogador deverá chegar do Norwich por uma verba a rondar os 15 milhões de euros, sendo que dois destes serão pagos mediante o cumprimento de certos objetvos.
O extremo tem visão para a baliza e pode jogar nas duas alas da frente de ataque, algo que poderá ser fundamental para a profundidade de opções do treinador italiano.
Ao serviço dos canaries, o internacional jovem espanhol realizou 43 partidas na passada temporada, tendo feito a melhor época da carreira, ao contribuir com 19 golos e ainda quatro assistências em todas as competições pela equipa da segunda divisão inglesa.
Leia Também: FC Porto avançou com oferta por pilar do Palmeiras... e já teve resposta