Kylian Mbappé tem sido figura de segundo plano neste Mundial de Clubes, mas não por conta do seu rendimento em campo. O craque francês do Real Madrid esteve a contas com uma intoxicação alimentar que o fez perder os primeiros três jogos dos merengues na competição que decorre nos Estados Unidos da América, mas tudo terá começado... em solo espanhol.
Segundo explica o L'Équipe, ainda antes de embarcar rumo aos EUA, Mbappé apresentou sintomas e informou os responsáveis médicos do Real Madrid que, num primeiro momento, pensaram que se tratava de uma insolação.
No entanto, os sintomas de Mbappé foram-se agravando de tal forma que o jogador gaulês precisou mesmo de ser hospitalizado, já nos Estados Unidos, e aí temeu-se que se tratava de uma crise de apendicite. No entanto, e após uma bateria de exames, os médicos acabariam por diagnosticar que se tratou, afinal, de uma intoxicação alimentar provocada, provavelmente, por uma bactéria presente em carne de aves, como frango ou peru.
A intoxicação alimentar deixou Mbappé bastante fragilizado fisicamente e os números não enganam. Durante este período em que esteve fora das escolhas do novo treinador Xabi Alonso, o craque francês perdeu seis quilos.
Depois de ter deixado o hospital, o número 7 do Real Madrid voltou aos treinos da equipa e conseguiu estar apto para ser suplente utilizado frente à Juventus (1-0), nos oitavos de final, e repetir o estatuto frente ao Borussia Dortmund (3-2), nos 'quartos'.
De resto, foi contra os alemães que marcou o seu primeiro golo neste Mundial de Clubes, tendo festejado com uma dedicatória especial para Diogo Jota e André Silva, vítimas de um acidente de viação em Zamora, Espanha, na passada quinta-feira.
Reencontro especial
Na noite desta quarta-feira, Kylian Mbappé poderá ser a novidade de Xabi Alonso no onze do Real Madrid que vai medir forças com... o PSG. O avançado francês vai defrontar, pela primeira vez, o clube que representou entre 2017 e 2024 e do qual saiu de forma pouco amigável e rodeado de polémica.
Mbappé vai reencontrar antigos colegas e um treinador com quem não teve a melhor das relações. Em conferência de imprensa, de antevisão ao jogo das meias-finais do Mundial de Clubes, Luis Enrique 'fintou' as questões dos jornalistas e não escondeu algum desagrado perante a insistência dos mesmos.
"Isso pertence ao passado. E o passado diz muito poucas coisas. Nos temos de nos focar no presente. PSG melhor sem Mbappé? Esse tipo de pergunta pertence ao passado", atirou o treinador espanhol do PSG.
García aproveitou ausência forçada
No meio disto tudo, o grande beneficiado foi Gonzalo García, nome que até há bem pouco tempo seria desconhecido para grande parte dos adeptos. O jovem avançado espanhol de 21 anos foi a aposta de Xabi Alonso para colmatar a ausência forçada de Mbpapé e agarrou a oportunidade com unhas e dentes. O mesmo é dizer que tem correspondido com golos.
Em cinco jogos, Gonzalo García apontou quatro golos e ainda fez uma assistência, conquistando rapidamente os adeptos do Real Madrid que já se renderam a este jovem espanhol formado no clube.
Leia Também: Mbappé estreou-se a marcar no Mundial e homenageou Diogo Jota desta forma