Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

FC Porto regressa às vitórias em Faro e isola-se na vice-liderança

Golo solitário de Taremi permitiu aos dragões ‘descolar’ do Benfica e reduzir, provisoriamente, a distância para o líder, Sporting.

FC Porto regressa às vitórias em Faro e isola-se na vice-liderança
Notícias ao Minuto

22:15 - 25/01/21 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto I Liga

O FC Porto regressou, esta segunda-feira, às vitórias após o empate com o Benfica (para o campeonato nacional) e a derrota com o Sporting (para a Taça da Liga), ao bater o Farense, no Estádio de S. Luís, por 1-0.

O primeiro e único golo da noite teve a assinatura de Mehdi Taremi, que permitiu ao conjunto orientado por Sérgio Conceição isolar-se na vice-liderança da I Liga e colocar-se, provisoriamente, a um ponto do primeiro classificado, o Sporting.

Taremi e (muita) polémica em Faro

O FC Porto sabia que, ganhando, isolar-se-ia na segunda posição do campeonato nacional, devido ao empate concedido pelo Benfica na receção ao Nacional, e rapidamente instalou-se no meio-campo adversário em busca do golo.

O primeiro aviso surgiu logo aos cinco minutos, quando Moussa Marega atirou para as mãos de Rafael Defendi. O guarda-redes do Farense não pôde, no entanto, fazer nada para evitar que Mehdi Taremi quebrasse o nulo dez minutos depois, após uma arrancada de Wilson Manafá.

O golo suscitou uma tímida reação dos algarvios, que, aos 19 minutos, pediram, inclusive, a marcação de uma grande penalidade, quando Jesús Corona desviou um cruzamento de Amin com o braço. No entanto, Manuel Mota ouviu o VAR e optou por nada assinalar.

Os homens de Sérgio Vieira adiantaram-se no terreno, mas sem nunca conseguir causar dificuldades para Agustín Marchesín. Aliás, quem teve que trabalhar foi Rafael Defendi para, aos 33 minutos, desviar uma autêntica ‘bomba’ de Otávio.

‘Avalanche’ ofensiva sem efeitos práticos

O FC Porto recusou ‘descansar à sombra da bananeira’ e, no segundo tempo, colocou o pé do acelerador em busca de, pelo menos, mais um golo que desse um maior conforto no marcador, mas a falta de eficácia foi um inimigo constante.

Bura tirou o golo a Matheus Uribe em cima da linha aos 50 minutos, Cássio Scheid fez o mesmo a Corona aos 57, e, aos 60, foi a vez de Rafael Defendi dizer ‘não’ a Otávio. O mesmo Otávio que, aos 65, atirou ao lado quando tinha a baliza ‘escancarada’.

Pelo meio, houve tempo para mais um lance polémico, quando Cássio Scheid aliviou a bola da grande área algarvia e deixou os pitons bem estendidos, acabando por acertar no braço de Moussa Marega, que ficou muito queixoso.

Já bem perto do apito final, houve a registar um lance inacreditável junto da baliza do FC Porto. O poste impediu um auto-golo de Mbemba, e, no seguimento, foi a trave a ‘roubar’ o golo a Cláudio Falcão, que ficou de mãos na cabeça.

Sem mais sobressaltos, o FC Porto regressou às vitórias e isolou-se na vice-liderança da I Liga, com 35 pontos, mais dois do que o Benfica, que não foi além de um empate na receção ao Nacional. Já o Farense, é 17.º e penúltimo classificado, com 12 pontos.

Momento do jogo: Num jogo em que a falta de eficácia foi uma constante, resta sublinhar a única ocasião em que a pontaria esteve afinada. Logo aos 15 minutos, Wilson Manafá protagonizou uma bela iniciativa individual e assistiu Mehdi Taremi para o golo que acabaria por selar o resultado final.

Acompanhamento

90' - Apito final no estádio de São Luís! O FC Porto derrota o Farense, por 1-0, e isola-se no segundo lugar do campeonato nacional.

90+5' - Mais mexidas no FC Porto. Saem Jesús Corona e Otávio, entram João Mário e Mamadou Loum.

84' - Sérgio Conceição promove mais duas substituições. Saem Wilson Manafá e Marko Grujic, entram Carraça e Diogo Leite.

80' - Que lance inacreditável! No espaço de segundos, o Farense atira por duas vezes ao ferro. Muita sorte para o FC Porto, que esteve à beira de sofrer o golo da igualdade.

76' - Sérgio Conceição mexe pela primeira vez. Sai Mehdi Taremi, entra Felipe Anderson.

69' - O Farense esgota as substituições. Saem Licá e Alex Pinto, entram Hugo Seco e Jonatan Lucca.

65' - O que acaba de desperdiçar Otávio! Depois de uma defesa incompleta de Rafael Defendi, o médio brasileiro, com a baliza 'escancarada', atirou ao lado.

64' - Sérgio Vieira volta a mexer. Entram Pedro Henrique e Mansilla, saem Stojiljkovic e Madi Queta.

57' - Corona ficou à beira de um golo 'maradoniano'! O internacional mexicano fez um 'túnel' a Alex Pinto, sentou Bura e atirou para o corte providencial de Cássio Scheid.

50' - Responde o FC Porto! Rafael Defendi saiu aos pés de Corona e a bola sobrou para Uribe, que rematou de primeira para a baliza. Valeu Bura, que, em cima da linha, desviou para canto.

49' - Entra bem o Farense nesta segunda parte! Alex Pinto cruzou para Stojiljkovic, que cabeceou para uma defesa atenta de Marchesín.

46' - As equipas estão de volta ao relvado. Já se joga a segunda parte do Farense-FC Porto. Sérgio Vieira aproveitou para mexer e lançou Cláudio Falcão para o lugar de Filipe Melo.

45' - Manuel Mota apita para o intervalo. O FC Porto recolhe aos balneários em vantagem sobre o Farense graças ao golo solitário de Mehdi Taremi.

44' - Zaidu está em dificuldades. O nigeriano saltou com Alex Pinto e levou uma cotovelada na cara. O jogo foi interrompido, gerou alguns protestos da parte do banco do Farense e um elemento da equipa técnica viu, inclusive, o cartão amarelo.

38' - Oportunidade para o Farense! Amin lançou bem para Stojiljkovic, que se preparava para 'fuzilar' a baliza azul e branca, quando Mbemba apareceu para desviar para canto.

33' - Otávio esteve à beira do 0-2! O médio brasileiro encheu o pé e 'disparou', de fora da grande área, para uma bela defesa de Rafael Defendi.

29' - O Farense vai tentando responder. Licá ensaiou o remate acrobático, mas a bola saiu torta e sem perigo para Agustín Marchesín.

26' - Mais uma oportunidade para o FC Porto! Jesús Corona, na cara de Rafael Defendi, atirou à figura do guarda-redes do Farense.

22' - Partida novamente interrompida. Agora para a assistência a Agustín Marchesín, que já há alguns minutos tem vindo a apresentar queixas no pé esquerdo. Diogo Costa ainda aqueceu, mas, à partida, não será preciso entrar.

As imagens do lance em que o Farense pediu penálti

19' - Lance polémico na grande área do FC Porto! Após pontapé de canto cobrado por Amin, Corona saltou para impedir que a bola chegasse a Licá e os homens do Farense pediram mão na bola. O internacional mexicano tocou, de facto, com o braço no esférico, mas, após ouvir o VAR, Manuel Mota nada assinalou.

O golo que quebrou o nulo em Faro

15' - GOOOOOOOLOOOO do FC Porto! Wilson Manafá foi à linha fazer um cruzamento atrasado para Mehdi Taremi, que, de primeira, colocou a bola no fundo das redes algarvias. O tento nasce segundos depois de Otávio cair após lance dividido com Cássio Scheid e pedir grande penalidade, mas Manuel Mota nada assinalou.

13' - Jogo interrompido no Estádio de São Luís. Rafael Defendi apresentou queixas na perna esquerda e teve de ser assistido no relvado. No entanto, tudo não terá passado de um susto e o guarda-redes marcou, inclusive, o pontapé de baliza.

9' - Marko Grujic tentou a sorte de longe... mas o remate não lhe saiu nada bem e a bola saiu muito por cima da baliza.

5' - O FC Porto dá o primeiro sinal de perigo! Jesús Corona 'cavalgou' pela ala direita e passou para Marega, que atirou à figura de Rafael Defendi.

0' - Manuel Mota dá o apito inicial no Algarve. Já se joga o Farense-FC Porto.

'Onzes'

Farense: Rafael Defendi; Alex Pinto, BuraCássio Scheid, Fábio Nunes; Filipe Melo, Amine, Ryan GauldLicáMadi Queta e Stojiljkovic.

FC Porto: MarchesínManafáMbembaPepeZaiduUribeOtávioGrujic; Corona, Taremi e Marega.

Antevisão

O FC Porto já deixou para trás a eliminação da Taça da Liga, fruto da derrota com o Sporting, e vira, esta segunda-feira, as atenções para o campeonato nacional, onde terá pela frente o Farense, em partida enquadrada na 15.ª jornada.

Os dragões vão ao Estádio de São Luís, em Faro, empenhados em regressar às vitórias, o que lhes permitiria colocar pressão no líder do campeonato, o Sporting, que, na terça-feira, irá ao Bessa defrontar o Boavista.

No entanto, os algarvios prometem não facilitar, até porque estão 'desesperados' por pontos, uma vez que ocupam, neste momento, a 16.ª e penúltima posição do campeonato nacional, de onde pretendem 'fugir'.

O Farense-FC Porto será apitado por Manuel Mota, árbitro da Associação de Futebol de Braga, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 20h15 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório