Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Não se via águia tão negra há 9 anos: As notas do Boavista-Benfica

Precisamos de recuar até à temporada 2010/11 para encontrar desaire tão pesado de um Benfica a jogar fora de portas para o campeonato.

Não se via águia tão negra há 9 anos: As notas do Boavista-Benfica
Notícias ao Minuto

08:00 - 03/11/20 por Ricardo Santos Fernandes

Desporto Análise

O Benfica perdeu, nesta segunda-feira, diante do Boavista, por 0-3, no duelo de encerramento da sexta jornada da I Liga.

Um desastre em toda a linha e que já não se via algo assim, no que diz respeito ao campeonato nacional, desde 2015/16, quando na Luz o Benfica saiu vergado a uma derrota diante do Sporting (de Jesus) por 0-3. Se olharmos para duelos fora do recinto vermelho e branco então precisamos de  viajar um pouco mais... até 2010/11 (desaire no Dragão, por 0-5, contra o FC Porto de Villas Boas).

Mais do que números a exibição do Benfica roçou a miserabilidade e a nota artística quase beijou o zero.  As águias perderam a liderança e os axadrezados puxaram dos galões para conseguir a primeira vitória neste campeonato. Um Boavistão quase perfeito às custas de um acordeão que encolheu e se abriu com fluidez suficiente para deixar a baliza de Léo Jardim em branco e a baliza adversária em fanicos.

Confira agora os destaques deste Boavista-Benfica: 

Figura do jogo: Angel Gomes foi indubitavelmente o maior 'diabo' no esquema montado por Jesus. Autor do primeiro golo, de grande penalidade, ainda assistiu para o segundo, apontado por Elis. Com sete recuperações de bola e dois dribes eficazes, o médio inglês foi um jogador de todo o terreno na equipa de Vasco Seabra.

Surpresa do jogo: Alberth Elis estreou-se a marcar com a camisola do Boavista e foi um 'cabo das tormentas' para a defensiva encarnada. Conseguiu penetrar na linha mais recuada das águias com tremenda facilidade e teve ainda oportunidade para desferir três golpes fatais à baliza de Vlachodimos.

Desilusão: Uma das missões mais difíceis desta análise. O colectivo do Benfica colapsou a toda a linha, desde o setor mais recuado até ao esquadrão ofensivo, salvando-se somente Darwin Nuñez e Taarabt. Cebolinha foi um desastre, Vertonghen e Otamendi um choque central do pior que se viu e depois ainda há alguns casos de jogadores que apenas foram responder à 'chamada' e fazer a figura de corpo presente. Seferovic entrou mesmo em campo?

Treinadores

Jorge Jesus: Pior exibição da equipa no vigente campeonato. Atropelado, e de que forma, no setor mais recuado, Jesus não soube driblar as dificuldades e depois do 0-1 a reação dos encarnados não só existiu como o Boavista deu lugar a um Boavistão. Uma equipa que durou pouco mais de 10 minutos em campo e com as substituições protagonizadas pelo ex-técnico do Flamengo pouco ou nada se viu de melhor no futebol do Benfica.

Vasco Seabra: Soberbo em todos os níveis, sai do Bessa de missão cumprida e com nota máxima. Apostou pela primeira vez num esquema de três centrais e o renovado desenho táctico não permitiu à águia ter voos mais altos no reduto mais recuado dos axadrezados. Em toda a linha houve uma pantera rigorosa a defender,  destemida a atacar e implacável a arrombar a baliza de Vlachodimos.

Árbitro da partida: Hugo Miguel esteve perfeito nos lances de maior dificuldade. Golos bem anulados a Darwin e Pizzi, ambos em posição irregular. Na segunda parte as águias ainda pediram grande penalidade por mão de Mangas, mas nenhuma imagem é suficientemente explícita para podermos dizer que se tratou de um lance de castigo máximo. Em suma, Hugo Miguel fez um bom trabalho e sai do Bessa com boa nota.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório