Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Só 45 minutos não bastam. FC Porto lutou mas acabou derrotado pelo City

Dragões estiveram em bom plano na primeira parte, mas perderam gás e foram derrotados.

Só 45 minutos não bastam. FC Porto lutou mas acabou derrotado pelo City

O FC Porto perdeu, esta quarta-feira, na visita ao Manchester City (1-3), em jogo da 1.ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Depois de uma boa primeira parte, a equipa de Sérgio Conceição perdeu gás na segunda metade e acabou por acabar derrotada na viagem a Inglaterra. 

Gundogan colocou os cityzens em vantagem depois da hora de jogo e Ferrán Torres deu a 'machadada' final nos dragões. 

Com este resultado, os dragões vão para o fundo da tabela do grupo C, mas deixam boa imagem por aquilo que fizeram nos primeiros 45 minutos. 

Filme do jogo 

A primeira parte foi palco de uma exibição sólida por parte do FC Porto. Os dragões compareceram num bloco compacto - e com um sistema de três centrais -, conseguindo forçar o Manchester City a jogar pelos flancos. 

Luis Díaz abriu o marcador aos 14 minutos, após uma perda de bola de Rúben Dias. O extremo colombiano ligou o turbo, ultrapassou meia equipa inglesa e bateu forte e rasteiro, sem hipóteses de defesas para Ederson.

O golo de Díaz deu vantagem ao FC Porto, mas por pouco tempo. Seis minutos depois o árbitro entende que Pepe derruba Sterling e concede um penálti ao City. No entanto, antes Gundogan pisa Marchesín, mas nem o VAR reverteu a decisão da grande penalidade. Aguero foi chamado a converter o castigo máximo e, embora Marchesín tenha adivinha o lado, empatou a partida. 

A partir daí, o jogo perdeu-se em faltas sucessivas de um lado e do outros e foram raras as oportunidades de golo até ao intervalo. A melhor ocasião chegou novamente do ataque portistaMarega soltou-se de marcação, apanhou Rúben Dias e Eric Garcia desprevenidos e só Walker, em cima da linha de golo, evitou que a bola entrasse novamente na baliza do Manchester City. 

Na segunda parte, o FC Porto apareceu menos atrevido e mais defensivo e acabou por pagar caro a falta de ousadia. Já sem Luis Díaz em campo, o elemento mais agitador até então, o Manchester City assumiu a dianteira do marcador. Gundogan dispôs de um livre direto e cobrou-o de forma exímia (65') e sem hipóteses de defesa para Marchesín

O FC Porto não respondeu ao segundo golo dos ingleses e voltou a sofrer. Ferrán Torres, jovem avançado espanhol, tabelou com Phill Foden e apontou um belo golo (73') através de um remate em arco, dando uma machadada final nas aspirações do FC Porto na vista a Manchester. 

O terceiro golo acabou por resolver o encontro, mas Marchesín ainda teve de se aplicar por um par de ocasiões para evitar que o resultado fosse mais dilatado. 

Feitas as contas, o FC Porto sai de Inglaterra com uma derrota (1-3), mas com uma boa réplica na primeira parte. 

Momento do jogo: Aquele penálti assinalado ao Manchester City, segundos depois de Gundogan ter pisado Marchesín acabou por influenciar o resto da partida. Os ânimos ficaram exaltados e os ingleses aproveitaram para recuperar da desvantagem. 

Relato em direto

90'+3 - Termina a partida! O FC Porto perdeu diante do Manchester City (1-3) no arranque da Liga dos Campeões.

90'- Vão jogar-se mais três minutos.

89'- Cartão amarelo para Fernandinho (FC Porto).

84'- Cartão amarelo para Pepe (FC Porto). 

82'- Evita o quarto golo Marchesín! Mahrez poderia ter marcado, mas valeu a defesa do guardião do FC Porto.

80'- Última alteração no FC Porto: Entra Evanilson, sai Sarr

77'- Tripla alteração no FC Porto: Saem Zaidu, Corona e Fábio Vieira e entram Nakajima, Nanu e Taremi.

Veja aqui o golo de Ferrán Torres!

73'-GOOOOOLLLLOOO!! Ferrán Torres tabelou com Foden e marcou com um remate em arco! Está feito o terceiro golo do Manchester City (3-1) na partida! Vida complicada para o FC Porto...

68'-  Dupla alteração no City. Saem Gundogan e Aguero entram Foden e Torres.

Veja aqui o golo de Luis Díaz!

65'- GOOOOOLLLLOOO!! Gundogan transformou um livre direto em golo! Sem hipóteses de defesa para Marchesín. O City passa para a frente do marcador (2-1)...

60'- Cruzamento tenso de Zaidu para Marega, mas Rúben Dias afasta o perigo.

Bernardo Silva está longe de estar a fazer uma exibição positiva e este dado da GoalPoint explica bem o porquê.

55'- Substituição no FC Porto: Sai Luis Díaz, entra Manafá. Corona deve subir no terreno e entregar a lateral direita a Manafá.

53'- Luis Díaz desperdiça uma boa oportunidade! O extremo do FC Porto deixou Walker para trás, mas depois complicou no frente a frente com Rúben Dias e perdeu a bola...

49'- Que defesa de Marchesín! Gundogan apareceu solto e com espaço e atirou colocado e rasteiro, mas estava lá o guardião do FC Porto! Intervenção crucial! 

46'- Recomeça a partida! Já se joga a segunda parte do Manchester City-FC Porto!

INTERVALO

45'+3- Acaba a primeira parte! Intervalo em Manchester! City e FC Porto estão empatados (1-1) numa boa primeira parte dos portistas. O City apenas conseguiu incomodar a baliza de Marchesín por uma ocasião.

45'+3- Marega atira de cabeça, mas sem direção

45'- Vão jogar-se mais três minutos...

42'- Que perdida!!! Marega desmarcou-se, quis oferecer o golo a Sérgio Oliveira, mas Walker tirou a bola em cima da linha do golo. Rúben Dias não ficou nada bem na fotografia deste lance...

Jogo com muitas paragens e com muitas faltas. Nos bancos de suplentes, também se vive o jogo com muita agitação...

36'- Cartão amarelo para João Cancelo (Manchester City).

34' Luis Díaz está a ser assistido depois da falta de Bernardo Silva. 

34'- Cartão amarelo para Bernardo Silva (Manchester City). 

28'- Cartão amarelo para Kyle Walker (Manchester City). 

22'- Uribe quase aproveitava um erro de Ederson! A bola passou, porém, por cima da baliza...

Veja aqui o golo de Aguero!

20'- GOOOOOLLLLOOO!! Aguero converte a grande penalidade e marca! Marchesín até adivinhou o lado, mas a bola entrou na mesma!

19'- O árbitro considera que o pisão de Gundogan em Marchesín não foi intencional... 

17'- Penálti assinalado contra o FC Porto! Pepe terá derrubado Sterling, mas o VAR ainda terá que validar o lance. 

Veja aqui o golo de Luis Díaz!

14'- GOOOOOLLLLOOO!! Luis Díaz abre o marcador com um golaço!! Levou meia equipa do City pela frente!! Que golo memorável na estreia do colombiano!!

12'- Luis Díaz tenta o remate cruzado, na sequência de um canto, mas a bola sai muito ao lado da baliza à guarda de Ederson.

Dúvidas desfeitas: O FC Porto alinha com três defesas centrais (Pepe, Mbemba e Sarr) e com Corona na lateral direita e Manafá na esquerda.

1'- Rola a bola em Inglaterra! Já se joga o Manchester City-FC Porto!

Pré-jogo 

19h58: Já se ouve o hino da Liga dos Campeões e está tudo pronto para o apito inicial!

18h55: Já há onzes! Sérgio Conceição mexe na equipa e lança Sarr e Fábio Vieira para os lugares de Manafá e Otávio.

ONZE DO MANCHESTER CITY: Ederson, Walker, Rúben Dias, Garcia, Cancelo; Gundogan, Rodrigo, Mahrez, Bernardo; Sterling e Aguero.

ONZE DO FC PORTO: MarchesínZaiduPepeMbembaSarrUribe, Sérgio Oliveira, Fábio Vieira, Corona; Luis Díaz e Marega.

18h45: A comitiva do FC Porto já está no City of Manchester Stadium. Os onzes devem estar prestes a ser conhecidos.

18h00: A duas horas do apito inicial, o FC Porto já revelou que vai alinhar com o equipamento alternativo. O balneário está pronto e à espera da chegada dos jogadores portistas

Antevisão 

O FC Porto visita, esta quarta-feira, o Manchester City em jogo de arranque da fase de grupos da Liga dos Campeões. Depois de uma época de ausência na prova milionária, a formação orientada por Sérgio Conceição quer entrar com o pé direito nesta fase de grupos, mas terá pela frente a difícil missão de contrariar o favoritismo dado ao City de Bernardo Silva, Rúben Dias e João Cancelo. 

O pontapé de saída está agendado para as 20 horas, mas até lá há muito para acompanhar. Fique com o Desporto ao Minuto e siga, em direto, o pré-jogo e o relato da partida. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório