Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Rio Ave supera (nos penáltis) inferno turco e segue para o play-off

Formação lusitana precisou das grandes penalidades para derrotar o Besiktas. Segue-se AC Milan ou Bodo/Glimt.

Rio Ave supera (nos penáltis) inferno turco e segue para o play-off
Notícias ao Minuto

20:50 - 24/09/20 por Rodrigo Querido

Desporto Liga Europa

O Rio Ave fez história, esta quinta-feira, na Turquia e venceu pela primeira vez na deslocação ao terreno do Besiktas, por 2-1, em partida a contar para a terceira pré-eliminatória da Liga Europa. A vitória foi conseguida apenas nas grandes penalidades.

Depois de Yalcin ter aberto o marcado do encontro aos 15 minutos de jogo, num lance em que a defesa dos vilacondenses não ficou bem na fotografia, Bruno Moreira acabaria por igualar já na parte final do jogo com um belo cabeceamento.

No desempate por grandes penalidades, o Rio Ave foi mais forte e marcou quatro dos castigos máximos contra dois dos turcos.

Golo madrugador não afetou a equipa

O encontro no Vodafone Park, em Istambul, começou lento e com poucas oportunidades de golo, mas na primeira vez que uma das equipas se acercou da baliza o marcador funcionou na capital turca aos 15 minutos.

Uysal surge sem pressão do lado direito e tira o cruzamento para a área onde o avançado Yalçin, sem oposição, cabeceou à vontade para o fundo das redes de Kieszek, um lance em que a defesa vilacondense facilitou e muito.

O Rio Ave reagiu bem ao golo sofrido, mas não conseguiu criar uma oportunidade de perigo junto da baliza adversária, sendo que os turcos estiveram mesmo perto do segundo aos 34 minutos quando Tokoz, isolado, atirou para uma defesa de Kieszek com a bola ainda a tocar no poste antes de sair pela linha de fundo.

No segundo tempo, a formação portuguesa entrou com outro espírito e à procura de igualar o marcador em Istambul, assumindo mesmo as custas do encontro e remetendo o Besiktas ao seu meio-campo defensivo.

Depois de muitos lances em que esteve perto de igualar o marcador, o Rio Ave acabaria por estabelecer o empate aos 86 minutos quando o jogo apresentado já o justificava. Carlos Mané tirou um cruzamento com conta, peso e medida para a cabeça de Bruno Moreira que cabeceou fortíssimo para o fundo das redes turcas.

Ao golo do Rio Ave seguiu-se quase o ponto final na partida por intermédio de um velho conhecido do futebol português. O ex-Vitória SC Bernard Mensah isolou-se na cara de Kieszek e rematou contra o poste que devolve a bola para as mãos do guarda-redes polaco, num lance de muita sorte para a formação lusitana.

A partida terminou empatada no período regulamentar e seguiu para trinta minutos prolongamento em que o resultado não se modificou. O Rio Ave foi mais feliz no desempate por grandes penalidades, marcando quatro dos castigos máximos contra dois dos turcos, e seguiu para o play-off da Liga Europa onde vai encontrar o vencedor do encontro entre AC Milan e Bodo/Glimt.

Momento do jogo: Excelente cabeceamento de Bruno Moreira a colocar o Rio Ave na disputa pelo jogo já na parte final do encontro, empurrando a resolução do mesmo para as grandes penalidades onde os portugueses foram mais fortes.

Minuto a minuto:

120' - Matheus Reis marca e coloca o Rio Ave no play-off.

120' - Larin falha para o Besiktas.

120' - Jambor coloca o Rio Ave em vantagem.

120' - Welinton falha para o Besiktas.

120' - Aderllan iguala o marcador.

120' - Tore marca para o Besiktas.

120' - Bruno Moreira converte. 1-1 no marcador.

120'- Bernard Mensah marca para o Besiktas.

120+3' - Fim do prolongamento. Seguem-se as grandes penalidades.

120+2' - Carlos Mané a centrímetros do segundo dos vilacondenses.  O extremo isola-se perante Yuvakuran, atira para defesa do guarda-redes, com a bola a passar muito perto da linha de golo.

120+1' - Cartão amarelo para Aderllan Santos.

120' - Três minutos de compensação.

118' - Besiktas perto do golo. Larin foi lançado por um colega de equipa e já na área atirou por cima da baliza.

117' - Cartão amarelo para Bruno Moreira.

116' - Cartão amarelo para Larin.

116' - Cartão amarelo mostrado a Bernard Mensah.

114' - Quase o 1-2 para o Rio Ave. Gabrielzinho fugiu a Montero, entrou na área e rematou para defesa do guarda-redes. Bruno Moreira estava em boa posição para marcar.

111' - Carlos Mané cruzou e Bruno Moreira ficou muito perto de marcar.

106' - Começa a segunda parte do prolongamento.

105' - Fim da primeira parte do prolongamento.

101' - Nova mudança no Besiktas. Sai Jeremain Lens e entra Ajdin Hasic.

99' - Cartão amarelo para Necip Uysal.

97' - Mudança no Rio Ave. Sai Francisco Geraldes e entra Gabrielzinho.

91' - Começa o prolongamento em Istambul.

90+5' - Termina o tempo regulamentar na Turquia. Segue-se meia hora de prolongamento.

90' - Cinco minutos de compensação.

89' - Besiktas a um passo de colocar um ponto final no encontro. Mensah isola-se na cara de Kieszek e remata contra o poste que devolve a bola para as mãos do guarda-redes polaco.

88' - Cartão amarelo para Francisco Geraldes.

Confira o vídeo

85' - GOOOOOOOOOOOOOOOOOLOOOOOOOOOO DO RIO AVE! Marca Bruno Moreira! Carlos Mané tirou um cruzamento com conta, peso e medida para a cabeça de Bruno Moreira que cabeceou fortíssimo para o fundo das redes turcas.

82' - Meshino tira um cruzamento da esquerda e Mané aparece à direita a cabecear pouco acima da barra.

80' - Dupla mudança no Rio Ave. Saem Ivo Pinto e Tarantini para as entradas de Meshino e Jambor, que marcou um dos golos na Bósnia frente ao Borac.

79' - Francisco Geraldes, em boa posição, atirou muito por cima da baliza. O médio ex-Sporting combinou com Bruno Moreira, este deu em Tarantini e o capitão colocou no camisola 11 que atirou muito por alto.

75' - Cartão amarelo para Tarantini por protestos. Médio queria a marcação de um penálti por falta sobre Bruno Moreira, mas o árbitro mandou seguir.

73' - Cartão amarelo para Javi Montero.

72' - Nova mudança no Besiktas. Entra o ex-Vitória SC Bernard Mensah e sai Ljajic.

68' - Mário Silva mexe pela primeira vez no jogo. Sai Piaón e entra Diego Lopes.

66' - O recém entrado Larin esteve perto de marcar. Kieszek saiu mal da baliza, mas o avançado canadiano não conseguiu o remate.

64' - Primeira alteração no encontro no Besiktas. Sai Yalcin e entra Larin.

61' - Rio Ave melhor no segundo tempo, remetendo o Besiktas ao meio-campo defensivo.

57' - Rio Ave perto do empate. Carlo Mané tira o cruzamento para a área e Bruno Moreira aparece a desviar a bola que ainda toca na trave antes de sair.

54' - Ljajic remata ao lado da baliza do Rio Ave.

49' - Bruno Moreira apareceu em boa posição, mas foi assinalado fora de jogo.

47' - Cartão amarelo para Filipe Augusto por falta sobre Ozyakup.

46' - Começa o segundo tempo na Turquia.

45+1' - Intervalo no Vodafone Park em Istambul.

45' - Um minuto de compensação.

42' - Besiktas novamente perto do segundo. Lens cruza da direita e Yalcin remata de primeira na grande área, mas Kieszek defende o esférico.

38' - Carlos Mané tenta o remate de longe, mas o remate sai fraco e termina nas mãos de Yuvakuran.

35' - O que acaba de perder Bruno Moreira! Piazón serviu o avançado entre os centrais adversários, mas o português recebeu mal a bola quando podia ter ficado isolado.

34' - Besiktas muito perto de aumentar a vantagem. Tarantini perde a bola à entrada da área e Tokoz, isolado, atira para uma defesa de Kieszek com a bola ainda a tocar no poste antes de sair pela linha de fundo.

30' - Encontro já soma meia-hora e conta com apenas uma real oportunidade de golo e que terminou com a mexida no resultado.

25' - Rio Ave reagiu bem ao golo sofrido, tem mais bola mas ainda não conseguiu uma oportunidade de perigo junto da baliza adversária.

19' - Cartão amarelo para Ozyakup por falta sobre Francisco Geraldes.

Confira o vídeo do golo

15' - GOOOOOOOOOOOOOOLOOOOOOOOO DO BESIKTAS! Marca Yalçin. Uysal surge sem pressão do lado direito e tira o cruzamento para a área onde o avançado, sem oposição, cabeceou à vontade para o fundo das redes de Kieszek.

10'- Boa iniciativa do Rio Ave. Mané recupera a bola, passa por um adversário e dá a Francisco Geraldes que dentro da área atirou contra um adversário. A bola saiu pela linha de fundo.

8' - Encontro sem situações de perigo nestes minutos iniciais.

1' - Está dado o pontapé de saída em Istambul.

Equipas iniciais:

Onze do Besiktas: Yuvakuran, Uysal, Montero, Welinton e Yilmaz; Dorukhan, Ozyakup e Ljajic; Lens, Yalçin e Tyler Boyd.

Onze do Rio Ave: Kiessek, Ivo Pinto, Borevkovic, Aderllan, Matheus Reis, Tarantini, Filipe Augusto, Lucas Piazón, Francisco Geraldes, Carlos Mané e  Bruno Moreira.

Antevisão: O Rio Ave procura, esta quinta-feira, dar mais um passo rumo à fase de grupos da Liga Europa, mas para isso terá de derrotar o sempre difícil Besiktas, em encontro da terceira pré-eliminatória da competição.

Depois de afastar os bósnios do Borac, na segunda pré-eliminatória da Liga Europa, por 2-0, a formação orientada por Mário Silva, que na primeira jornada da Liga empatou em Tondela, procura sair vitoriosa do primeiro confronto com o emblema turco e colocar-se mais perto da fase de grupos da Liga Europa onde já estão Sporting de Braga e Benfica.

Apesar desta não ser uma tarefa fácil, os vilacondenses têm pela frente um adversário que não tem estado bem neste início de época e que vai contar com algumas baixas importantes. Para além disso, o Vodafone Park, onde vai decorrer o encontro, não terá adeptos nas bancadas a criar um ambiente sempre temível, o que poderá ajudar os vila-condenses a soltarem-se em campo.

O Besiktas-Rio Ave será apitado pelo alemão Daniel Siebert e tem início agendado para as 18h00 no Vodafone Park, encontro que poderá acompanhar, em direto, na página do Desporto ao Minuto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório