Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Os sete locais onde nunca pode parar ou estacionar o seu veículo

De acordo com o artigo 49ª do Código da Estrada.

Os sete locais onde nunca pode parar ou estacionar o seu veículo
Notícias ao Minuto

08:00 - 27/08/20 por Notícias Ao Minuto

Desporto Motores

Seja uma paragem por um reduzido espaço de tempo ou um estacionamento por tempo indeterminado há locais onde nunca, mas nunca deve considerar parar o seu veículo, sob o risco de vários euros saírem da sua carteira.

E são sete as situações em que devemos ter redobrada atenção, de acordo com o  artigo 49ª  do Código da Estrada.

É proibido parar ou estacionar nas rotundas, pontes, túneis, passagens de nível, passagens inferiores ou superiores e em todos os lugares de visibilidade insuficiente e a menos de 5 metros para um e outro lado dos cruzamentos, entroncamentos ou rotundas.

Outras distâncias também a ter em atenção: a menos de 5 metros para a frente e 25 metros para trás dos sinais indicativos da paragem dos veículos de transporte coletivo de passageiros, ou a menos de 6 metros para trás daqueles sinais quando os referidos veículos transitem sobre carris.

O Código da Estrada contempla ainda que não se deve parar ou estacionar a menos de 5 metros antes e nas passagens assinaladas para a travessia de peões ou de velocípede, assim como a menos de 20 metros  dos sinais verticais ou luminosos.

Por fim, também é taxativo proibido nas pistas de velocípedes, nos ilhéus direcionais, nas placas centrais das rotundas, nos passeios e demais locais destinados ao trânsito de peões, assim como na faixa de rodagem sempre que esteja sinalizada com linha longitudinal contínua e a distância entre esta e o veículo seja inferior a 3 metros.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório