Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Amorim devolveu o rugido ao leão recorrendo à 'prata da casa'

Novo técnico verde e branco alcançou lugar no pódio enquanto estreou cinco jovens na equipa principal do Sporting.

Amorim devolveu o rugido ao leão recorrendo à 'prata da casa'
Notícias ao Minuto

07:20 - 03/07/20 por Gonçalo Tristão Santos

Desporto Análise

Com cinco vitórias nos seus primeiros seis jogos ao leme do Sporting, Rúben Amorim está, dizem os números, a ser capaz de impor as suas ideias no futebol da equipa principal leonina. Afinal, o jovem técnico, de 35 anos, chegou a Alvalade numa altura na qual os leões ocupavam o quarto posto da I Liga, tendo conseguido ultrapassar o Sporting de Braga - curiosamente, a sua antiga equipa - para colocar o conjunto verde e branco no pódio, a cinco jornadas do término do campeonato.

O reerguer do leão

Desde o regresso do futebol em Portugal, depois da paragem provocada pela pandemia da covid-19, o Sporting cresceu exponencialmente, tendo consumado na quarta-feira, diante do Gil Vicente, a sua melhor sequência de resultados em toda a temporada, depois de chegar ao quarto triunfo consecutivo para a I Liga.

Os leões voltaram ao ativo com um empate fora de portas com o Vitória SC, mas venceram diante de Paços de Ferreira, Tondela, Belenenses SAD e Gil Vicente, para atingirem aquele que passou a ser o grande objetivo da formação agora liderada por Amorim: ultrapassar o Sp. Braga e alcançar o pódio da tabela classificativa.

O Sporting, vale destacar, recuperou de uma desvantagem de quatro pontos para os minhotos tendo agora mais cinco pontos para o rival direto na luta pela terceira posição do campeonato, à 29.ª jornada. Um cenário que não passava de uma miragem antes da contratação de Amorim, mas que se tornou real com a chegada do novo técnico.

De assinalar ainda que os verde e brancos ganharam ainda três pontos ao atual líder do campeonato, o FC Porto, desde o regresso do futebol, e outros oito ao rival Benfica, segundo classificado. Nas últimas cinco jornadas, o Sporting conquistou 13 dos 15 pontos em disputa, tornando-se na equipa que mais pontuou durante esse período.

Os 'meninos' de Amorim

Mais do que reerguer a equipa do Sporting, Amorim alcançou o feito de devolver o rugido ao leão recorrendo à 'prata da casa', apostando com regularidade em jovens jogadores tanto do plantel principal, como das equipas de sub-23 e juniores, promovendo inclusive cinco estreias na primeira equipa leonina, sendo que apenas uma delas (Matheus Nunes) não corresponde a uma aposta no talento da Academia do clube: Eduardo Quaresma, Matheus Nunes, Nuno Mendes, Tiago Tomás e Joelson Fernandes, tendo os últimos dois atuado pela equipa principal verde e branca pela primeira vez na quarta-feira, frente ao Gil Vicente.

Jogadores que se estrearam pelo Sporting com Rúben Amorim:

Jogador Idade Estreia
Eduardo Quaresma 18 anos vs. Vitória SC
Matheus Nunes 21 anos vs. Vitória SC
Nuno Mendes 18 anos vs. Paços de Ferreira
Tiago Tomás 18 anos vs. Gil Vicente
Joelson Fernandes 17 anos vs. Gil Vicente

Eduardo Quaresma, Matheus Nunes e Nuno Mendes, de resto, parecem mesmo ter pegado de estaca no onze leonino: o central jogou 427 dos últimos 450 minutos do Sporting na I Liga - perdeu apenas os últimos 33 minutos do embate com o Belenenses SAD, depois de ter sido substituído por Idrissa Doumbia - ao passo que o médio brasileiro cumpriu 377 minutos, e o lateral luso 288.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório