Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Leão de Amorim continua a carburar à boleia do menino-golo Jovane

Jovane Cabral volto a brilhar no encontro, com dois golos. Equipa de Alvalade volta ao terceiro lugar.

Leão de Amorim continua a carburar à boleia do menino-golo Jovane
Notícias ao Minuto

21:12 - 26/06/20 por Rodrigo Querido

Desporto 28.ª Jornada

O Sporting não teve dificuldades para levar de vencida, esta sexta-feira, o Belenenses SAD, por 3-1, no jogo que encerrou a jornada 28 do campeonato português.

Licá abriu o marcador para o Belenenses SAD aos nove minutos, mas o Sporting reagiu de seguida com um golo de Coates, com uma dedicatória especial para Mathieu. Jovane Cabral voltou a estar em destaque no encontro, fazendo os dois golos que fixaram o resultado final.

Resumo do Jogo: Grande início de jogo na Cidade do Futebol, casa emprestada do Belenenses SAD para este final de temporada. A equipa de Rúben Amorim até entrou bem no encontro e esteve perto de abrir o marcador logo aos três minutos por Sporar, mas um corte providencial de Show evitou males maiores. De notar o facto de todos os jogadores do Sporting terem entrado em campo com "Mathieu" inscrito nas camisolas, numa homenagem ao defesa-central francês que esta semana terminou a carreira de futebolista.

Os azuis não acusaram esta entrada dos leões, e foi mesmo a equipa da casa a abrir o marcador aos nove minutos por intermédio de Licá. A equipa de Petir pressionou alto e Eduardo Quaresma errou no passe. Show recuperou a bola e serviu Licá para o primeiro desta tarde/noite.

Só que o golo madrugador acordou o Sporting, que respondeu de imediato. Wendel cobrou o pontapé de canto e Coates fez o empate aos 21’, com uma dedicatória especial para Jérémy MathieuKoffi ficou muito mal na fotografia. O guarda-redes saiu em falso e permitiu o golo de Coates.

Belenenses SAD respondeu bem ao empate com vários cruzamentos perigosos em poucos minutos, mas o génio de Jovane Cabral, em grande forma nos últimos jogos, entrou em cena e desbloqueou o resultado a favor da equipa de Alvalade.

O jovem extremo marcou mais um golaço aos 26 minutos, o terceiro em outros tantos encontros, com um pontapé acrobático na pequena área, após um cruzamento de Ristovski, titular nesta partida no lugar de Rafael Camacho, completando assim a primeira reviravolta desde que Rúben Amorim chegou ao clube de Alvalade.

Já em tempo de compensação, Rúben Lima entrou de forma imprudente sobre Sporar e o árbitro Hélder Malheiro apontou de pronto para a marca da grande penalidade. Koffi ainda defendeu o primeiro remate de Jovane Cabral, mas o juiz lisboeta mandou repetir o castigo máximo porque o guarda-redes da equipa da casa saiu da linha de golo antes do remate. À segunda, o extremo marcou e bisou na partida, alcançando também o primeiro bis da carreira.

O Sporting entrou para o segundo tempo sem Jovane Cabral, que saio lesionado ao intervalo, mas com um Francisco Geraldes em forma e que esteve perto de marcar logo nos minutos iniciais da etapa complementar. Ristovski tirou um cruzamento rasteiro da direita, e o médio rematou de primeira para uma defesa atenta de Koffi.

A equipa da casa respondeu nos minutos seguintes e esteve perto de fazer o segundo no encontro. Rúben Lima cobrou um pontapé de canto e Cassierra, um dos mais ativos do lado dos comandados de Petit, cabeceou perto do poste da baliza de Maximiano.

De seguida, aos 63 minutos, foi a vez de Coates estar novamente perto de marcar no encontro. Na sequência de pontapé de canto, o defesa-central voltou a ganhar nas alturas, mas desta vez o guarda-redes do Belenenses SAD , ao contrário do lance do primeiro golo dos leões, estava atento e defendeu o cabeceamento do uruguaio.

A equipa da casa voltaria a estar perto do segundo na partida aos 75 minutos. Marco Matias, que esteve em bom plano no encontro, escapou à defesa leonina e pediu grande penalidade, mas árbitro apontou para fora de jogo. O lance ainda foi revisto pelo videoárbitro, que confirmou a decisão do juiz lisboeta.

Até final, o Sporting foi segurando a vantagem e alcançou a terceira vitória seguida em outros tantos jogos. Os leões regressa, assim, ao terceiro lugar do campeonato com 52 pontos, mais dois do que o Sporting de Braga. O Belenenses SAD mantém a 14.ª posição da tabela classificativa com 30 pontos. 

Momento do jogo: Jovane Cabral parece estar talhado para golaços nos últimos encontros. Depois de dois belos golos contra Paços de Ferreira e Tondela, o avançado voltou a marcar um excelente golo frente ao Belenenses SAD com um pontapé acrobático que consumou a reviravolta no marcador.

Belenenses SAD vs Sporting
46% Posse de bola 54%
3 Remates à baliza 7
8 Cantos 7
4 Foras de jogo 0
25 Faltas  10
4/0 Cartões amarelos/vermelhos 1/0

Minuto a minuto:

90'+4 - Apito final na Cidade do Futebol.

90' - Quatro minutos de compensação.

87' - Ruben Amorim esgota as alterações. Battaglia entra para o lugar de Wendel.

84' - Cartão amarelo para Dieguinho.

80' - Gonzalo Plata vê um cartão amarelo.

78' - Petit esgota as alterações. Saem Show e Tiago Esgaio, entram Robinho e Calila.

77' - Geraldes muito ativo neste segundo tempo. O médio atirou a meia altura, e Koffi esticou-se todo para defender o remate.

75' - Marco Matias escapa à defesa leonina e pediu penálti, mas árbitro apontou para fora de jogo. O lance ainda foi revisto pelo videoárbitro, que confirmou a decisão.

74' - Geraldes atirou para boa defesa de Koffi.

73' - Nova mexida no Sporting. Ristovski sai para a entrada de Rafael Camacho.

70' - Dieguinho a mostrar serviço nos primeiros segundos em campo. O jogador arriscou um remate de longe, mas Maximiano estava atento e encaixou à segunda.

68' - No Belenenses SAD também há duas mexidas. Licá e Cassierra são substituídos por Keita e Dieguinho.

67' - Duas alterações no Sporting. Ilori e Doumbia entram para os lugares de Eduardo Quaresma e Matheus Nunes.

63' - Enorme defesa de Koffi. Na sequência de pontapé de canto, Coates volta a ganhar nas alturas, mas desta vez o guarda-redes do Belenenses SAD estava atento e defendeu o cabeceamento do uruguaio.

63' - Sporar tenta o remate de longe, mas a bola passa ao lado da baliza de Koffi.

61' - Petit faz uma mexida. André Santos entra para o lugar de Pina

58' - Rúben Lima cobra um canto e Cassierra cabeceia perto do poste da baliza de Maximiano.

53' - Novamente Francisco Geraldes. Ristovski tira um cruzamento atrasado para o remate de primeira do médio, mas Koffi defendeu.

49' - Rúben Lima bate um livre muito longe da baliza de Max, mas a bola sai ao lado do poste.

46' - Boa jogada de ataque do Sporting. Sporar tocou para Francisco Geraldes, mas o médio não conseguiu rematar. Na sequência do lance, Ristovski atirou por cima.

46' - Recomeça a partida na Cidade do Futebol.

45' - Rúben Amorim faz uma alteração ao intervalo. Francisco Geraldes entra para o lugar de Jovane que sai lesionado.

45'+3 - Intervalo na Cidade do Futebol. O Sporting começou a perder, mas deu a volta ao marcador na parte final da etapa inicial do encontro.

Confira o golo

45'+2 - GOOOOOOOOOOOLOOOOOOOOO DO SPORTING! MARCA JOVANE CABRAL! À segunda, o extremo atirou para um lado e o guarda-redes foi para o outro.

45'+1 - Koffi vê cartão amarelo na sequência do lance anterior.

45'+1 - Koffi defende o remate de Jovane, mas o lance vai ser repetido. O guarda-redes estava fora da linha de golo antes do apito de Hélder Malheiro.

45' - Grande penalidade para o Sporting- Ruben Lima fez falta sobre Sporar dentro da área.

45' - Dois minutos de compensação.

42' - Licá volta a colocar a bola no fundo das redes do Sporting, mas o lance é invalidado por fora de jogo do internacional português.

Confira o golo

36' - GOOOOOOOOOOOOOLOOOOOOOOO DO SPORTING! MARCA JOVANE CABRAL! Ristovski cruzou da direita, e o extremo, com um pontapé acrobático, colocou os leões a vencer.

35' - Mais uma vez Cassierra. O extremo aparece em zona frontal e remata para boa defesa de Maximiano.

34' - Cartão amarelo para Nilton Varela.

32' - Cassierra atirou de primeira, com o pé direito, mas a bola saiu por cima da baliza

31' - Rúben Lima bate um pontapé de canto para a entrada da área, e a bola chega a Show que rematou ao lado da baliza.

26' - Marco Matias tira o cruzamento para área, mas a bola não chega a Licá.

22' - Coates com dedicatória especial para Mathieu, que esta semana se retirou do futebol por culpa de uma lesão no joelho.

Confira o golo

21' - GOOOOOOOOOOOLOOOOOOOO DO SPORTING! MARCA COATES! Wendel bateu o canto, e o uruguaio saltou mais alto do que todos para igualar o encontro. Koffi ficou mal na fotografia. O guarda-redes saiu em falso e permitiu o golo de Coates.

21' - Cartão amarelo para André Santos.

17' - Os azuis têm estado por cima nos últimos minutos, com alguns cruzamentos perigosos para a área de Max.

13' - Belenenses SAD muito pressionante na saída para o ataque do Sporting, procurando o erro dos leões.

Confira o golo

9' -GOOOOOOOOOOLOOOOOOOO DO BELENENSES SAD! MARCA LICÁ! Azuis pressionaram a saída de bola dos leões, Eduardo Quaresma falhou o passe e a bola acabou por chegar a Show que serviu Licá para o primeiro do encontro. 

9' - Show atira perto da trave da baliza de Maximiano.

3' - Corte providencial de Show. Sporar seguia isolado, depois de um passe de Jovane, mas o médio tirou a bola ao esloveno quando este se preparava para rematar.

1' - Jogadores do Sporting têm "Mathieu" inscrito nas camisolas. Bonita homenagem dos colegas de equipa ao central que terminou esta semana a carreira.

0' - Hélder Malheiro apita para o início do encontro.

Pré-jogo:

19h15 - Equipas cumprem um minuto de silêncio em memória de Pedro Lima.

19h00 - Nuno Coelho e Koffi apresentaram algumas queixas no aquecimento, mas estão aptos para o encontro.

18h48 - As equipas já aquecem no relvado da Cidade do Futebol

18h05 - Já são conhecidas as equipas iniciais para este dérbi lisboeta!

ONZE DO BELENENSES SAD: Koffi, Cafu Phete Nuno Coelho, Rúben Lima, Tiago Esgaio, André Santos, Show, Nilton Varela, Licá, Marco Matias e Cassierra.

ONZE DO SPORTING: Maximiano, Ristovski, Coates, Borja, Eduardo Quaresma, Nuno Mendes, Matheus Nunes, Wendel, Jovane Cabral, Plata e Sporar.

17h55 - Sporting chega à Cidade do Futebol, em Oeiras.

Antevisão: O Sporting desloca-se, esta sexta-feira, até à Cidade do Futebol, em Oeiras, para tentar recuperar o terceiro lugar no campeonato português, precisando para isso de vencer na casa emprestada do Belenenses SAD, em partida que marca o encerramento da 28.ª jornada da prova.

A equipa orientada por Rúben Amorim vem de duas consecutivas em casa diante de Paços de Ferreira e Tondela, sequência que permitiu aos verde e brancos 'roubar' o terceiro lugar aos bracarenses, e podem voltar ao lugar mais baixo do pódio em caso de triunfo em casa do Belenenses SAD.

Por outro lado, a equipa orientada por Petit ocupa uma posição tranquila na tabela classificativa - 14.º com 30 pontos -, mas a boa forma do Portimonense, que ainda não perdeu nenhum jogo desde a retoma, obriga os azuis a entrarem com algumas cautelas para o encontro.

O encontro tem apito inicial marcado para as 19h15 na Cidade do Futebol, em Oeiras, e será arbitrado por Hélder Malheiro. Acompanhe todas as incidências do encontro, ao minuto, na página do Desporto ao Minuto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório