Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
25º
MIN 12º MÁX 26º

Dragão de pólvora seca: Crise na linha da frente já dura há seis jogos

Falta de eficácia tem sido um problema para o FC Porto, especialmente para os seus avançados. Último golo de um homem da frente remonta a fevereiro deste ano.

Dragão de pólvora seca: Crise na linha da frente já dura há seis jogos
Notícias ao Minuto

08:08 - 19/06/20 por Rodrigo Querido

Desporto Análise

O FC Porto enfrenta uma crise de golos, ninguém o pode negar. E prova disso é a falta de eficácia dos seus avançados que este ano estão menos goleadores. Há seis jogos que nenhum dos jogadores da linha da frente, que têm como principal missão a de apontar golos, marca qualquer remate certeiro.

O último tento de um goleador portista remonta a 16 de fevereiro deste ano, quando Marega marcou o golo da vitória na deslocação ao reduto do Vitória SC, encontro em que o avançado maliano até foi alvo de insultos racistas. Desde então que mais nenhum homem da frente encontrou o caminho para a baliza.

E Sérgio Conceição não se pode queixar de falta de investimento na frente de ataque. O FC Porto investiu 10 milhões de euros na contratação de Zé Luís, reforço mais caro da temporada, que depois de um início auspicioso está sem marcar desde a 12.ª jornada, a 2 dezembro, diante do Paços de Ferreira, e até falhou uma grande penalidade no encontro diante do Desportivo das Aves.

Mas não são o cabo verdiano e Marega que estão desencontrados dos golos. Soares, por exemplo, já não acerta no alvo desde o encontro com o Vitória FC relativo à 19.ª jornada, partida que aconteceu a 2 de janeiro. Aboubakar não marcou qualquer golo na edição deste ano do campeonato, mas o camaronês tem sido perseguido pelas lesões esta época. Fábio Silva soma apenas um.

Se olharmos para os dados apurados até à jornada 27 da edição deste ano do campeonato português, reparamos que Aboubakar, Marega, Soares, Zé Luís e Fábio Silva marcaram, em conjunto, 21 dos 52 golos dos portistas até ao encontro desta ronda diante do Desportivo das Aves. Números que estão abaixo dos registados até à 27.ª jornada da época passada.

Em 27 jornadas da temporada 2018/19, Soares, Marega, Aboubakar, ainda na equipa esta época, André Pereira, Adrián López e Fernando Andrade marcaram 25 golos, mais quatro do que os homens de ataque à disposição de Sérgio Conceição este ano.

Soares mais perdulário, Marega com números semelhantes

Olhando individualmente para os três avançados que estiveram em ação nestas duas épocas, no caso Soares, Marega e Aboubakar, percebemos que o brasileiro é o que está mais longe dos números apresentados na temporada passada. À 27.ª jornada da última época, Tiquinho tinha 12 remates certeiros, menos cinco do que os que contabiliza no pecúlio relativo ao campeonato deste ano.

Marega, por outro lado, marcou menos um golo em comparação com a época 2018/19. O internacional maliano marcou por seis vezes até à 27.ª ronda, menos um remate certeiro do que no ano passado. Por fim, Aboubakar ainda não se estreou a marcar este ano, quando na época passada, pela mesma jornada, já levava quatro tiros certeiros.

Dados muito preocupantes para Sérgio Conceição, que até comanda uma das equipas mais rematadoras do campeonato. O facto que tem 'salvado' os dragões de 'males maiores' têm sido os defesas, com Alex Telles a ser o melhor marcador da equipa.

Os golos dos avançados do FC Porto até à 27.ª jornada das épocas 2018/19 e 2019/20

Jogador 2018/2019 2019/20
Soares 12 7
Marega 7 6
Aboubakar 4 0
Fábio Silva - 1
Zé Luís - 7
Adrián López 1 -
André Pereira 1 -
Fernando Andrade Apenas no Santa Clara -

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório