"Conheci Old Trafford e é muito poderoso. Mas não tanto como o Benfica"

Médio sueco recorda passagem pelo Benfica e desfaz-se em elogios.

Notícia

© Getty Images

Notícias Ao Minuto
05/04/2020 17:17 ‧ 05/04/2020 por Notícias Ao Minuto

Desporto

Anders Andersson

O nome de Anders Andersson diz-lhe alguma coisa? Sim, aquele médio sueco que chegou a Portugal no verão de 2001 para vestir a camisola do Benfica e que em janeiro de 2004 assinou pelo Belenenses. Pois bem, Andersson não esquece os bons momentos que viveu em Portugal e garante que as memórias não poderiam ser melhores. Num relato escrito na primeira pessoa no Sportbladet, o antigo jogador sueco até recorda a forma como os portugueses encararam o facto de ter aprendido a língua portuguesa e deixa rasgados elogios aos adeptos encarnados. 

"Todas as alturas são especiais, mas o verão de 2001 foi algo fora do comum para mim. Viajar para Lisboa e assinar pelo Benfica foi esmagador, algo muito maior do que qualquer outra experiência que tive no futebol. Para um sueco era difícil de entender. O facto de ter um clube interessado em Portugal foi um grande choque. O meu agente Roger Ljung disse-me que íamos para Lisboa negociar contrato, fazer exames médicos e possivelmente assinar pelo Benfica", começou por recordar Andersson, prosseguindo. 

"Mal aterrei em Lisboa, desci do avião e logo ali na rua estavam vários jornalistas que me perguntavam: 'Vais assinar Andersson?'. Ali aprendi rapidamente que não existem segredos em Portugal. Eles sabem de tudo. O interesse é muito grande para qualquer coisa passar despercebida. Foi no Benfica que recuperei a minha carreira", explicou o antigo número 7 das águias. Por norma, o Benfica costumava comprar cinco ou seis jogadores por temporada. Compraram o Simão Sabrosa do Barcelona o Zahovič ao Valencia, o Drulović ao FC Porto e um jovem avançado chamado Mantorras. Ele tinha apenas 19 anos e muitos pensavam que ele seria um dos melhores jogadores do mundo e o novo Eusébio", explicou , antes de fazer uma comparação com o Manchester United. 

"A última coisa que fizemos antes do início da temporada foi disputar um jogo particular com a Fiorentina e estavam 85 mil pessoas a ver. O estádio era antigo, eles ainda não tinham começado a construir o novo estádio para o Euro'2004, mas [o velho] era ainda mais poderoso. Eu conheci Old Trafford com os adeptos a cantar 'You Are My Sunshine' para o Ole Gunnar Solskjaer. É muito poderoso, mas não é tanto como o Benfica. A paixão no Benfica é tão forte. Há tantas pessoas onde quer que vás", vincou.

Portugal, o segundo país de Andersson 

Andersson garante que a passagem por Portugal mudou por completo a forma como passou a encarar a vida. 

"Portugal influenciou o meu modo de pensar e o meu modo de vida. É como um segundo país de origem para mim. Tanto eu como a minha mulher temos ligações fortes ao Benfica e a Portugal. Tivemos durante vários anos uma casa lá que arrendámos. Estar noutro país e sentires que estás em casa é ótimo. Os nossos filhos já estiveram em Portugal muitas vezes e eu faço um esforço para que eles entendam a língua", rematou o antigo médio sueco. 

Refira-se que Andersson acumulou um total de 57 jogos oficiais ao serviço do Benfica, tendo apenas marcado um golo diante do Paços de Ferreira. Pelo Belenenses jogou durante uma época e meia e acabou com um registo de 39 partidas. 

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Família Conceição defendida no FC Porto: "A estupidez devia ter limites"

Nuno Lobo

Família Conceição defendida no FC Porto: "A estupidez devia ter limites"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Renault Rafale Presidencial. O novo carro oficial do presidente francês

Emmanuel Macron

Renault Rafale Presidencial. O novo carro oficial do presidente francês

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas