Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

De desaparecido a 'canivete suíço': A nova vida de Mbemba no Dragão

Defesa congolês realizou apenas seis partidas na equipa principal na última temporada e a saída chegou a ser considerada no mercado de verão. Mbemba ficou no Dragão, agarrou a oportunidade e estabeleceu-se com uma das peças fundamentais do treinador.

De desaparecido a 'canivete suíço': A nova vida de Mbemba no Dragão
Notícias ao Minuto

08:06 - 12/02/20 por Rodrigo Querido

Desporto Análise

Chancel Mbemba chegou ao FC Porto na época passada para reforçar o eixo da defesa, mas a verdade é que o congolês não teve vida fácil quando ingressou no Dragão no verão de 2018.

Contratado ao Newcastle a troco de 6,2 milhões de euros, o internacional congolês passou por um período difícil na sua primeira época em Portugal.

Mbemba foi utilizado por Sérgio Conceição em apenas seis ocasiões - três no campeonato, dois na Taça de Portugal e um na Taça da Liga - e foi remetido em duas ocasiões para encontros da equipa B na II Liga.

Finda a última época desportiva, a saída de Mbemba esteve em cima da mesa. Perante a dificuldade do polivalente jogador em encontrar espaço nos eleitos de Sérgio Conceição, os agentes do atleta, de acordo com informações veiculadas pela imprensa desportiva, começaram a estudar uma possível transferência, e existiam até quatro clubes belgas interessados nessa operação.

A verdade é que o congolês se manteve no Dragão e tem sido muitas vezes utilizado por Sérgio Conceição, nomeadamente noutras posições que não a de origem. Mbemba aproveitou da melhor maneira as ausências de colegas de equipa, quer por castigo quer por lesão, e tem dado boas indicações ao treinador, merecendo a sua confiança para jogar quer no eixo defensivo, quando ocupa a posição de Pepe, quer na posição mais defensiva do meio-campo e até a lateral direito, fazendo as vezes de Danilo Pereira ou Jesús Corona, respetivamente.

O congolês, de 25 anos, não obstante ser preferencialmente defesa-central, já foi mais do que uma vez utilizado em outras posições no campo. Mbemba, como já se referiu, tem também aptidão para atuar na função de trinco, uma vez que é o seu lugar habitual quando joga pela seleção da República Democrática do Congo. A maioria das partidas em que foi utilizado foi na posição de defesa-central, e é neste contexto que tem formado uma dupla de sucesso com Diogo Leite. Mbemba e o jovem formado no Olival já jogaram juntos esta época em seis ocasiões e tudo em provas domésticas, com os resultados a serem positivos. Os portistas contam com cinco vitórias contabilizadas e apenas um empate registado quando estes jogadores jogam em dupla.

Esta é também uma das temporadas mais produtivas para Chancel Mbemba a nível de jogos jogados. O polivalente atleta já foi opção para Sérgio Conceição em 25 partidas - marcou ainda dois golos -, contrariando uma tendência descendente que vinha acontecendo desde a época 2016/17, quando Mbemba representava o Newcastle. Nas três últimas épocas Mbemba conta com 30 jogos (13 em 2016/17, 11 em 2017/18 e 6 em 2018/19), e está por isso a cinco de alcançar estes números.

Números de Mbemba 2016/17 2017/18 2018/19 2019/20
Jogos 13 11 6 25
Golos 1 0 0 2

Leia Também: Ano para esquecer de Marega. Esta é a sua pior época da 'era Conceição'

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório