A seleção portuguesa de andebol venceu esta sexta-feira a Suécia por 35-25, em jogo do grupo II do Euro2020, que marcou a estreia na ronda principal, a segunda fase do torneio.
Na Arena de Malmöe, a equipa das 'quinas', que ao intervalo vencia por 15-12, entrou na melhor maneira no 'main round' venceu de forma categórica a atual vice-campeã europeia, terminando o encontro com uma vantagem folgada de dez golos.
Fábio Magalhães, Rui Silva e João Miguel Ferraz, todos com seis golos, foram os melhores marcadores do lado da equipa lusa, com o guardião português Alfredo Quintana a ser crucial para a vitória com 13 defesas.
Portugal, tal como os suecos, entraram em desvantagem na fase decisiva da prova, uma vez que perderam os jogos com a Noruega (34-28) e a Eslovénia (21-19), respetivamente, as outras equipas qualificadas dos respetivos grupos da fase preliminar, que transportam os resultados entre si.
A equipa treinada por Paulo Jorge Pereira soma assim os primeiros pontos na 'main round' e subiu a terceiro do grupo II, lugar que garante qualificação para os Jogos Olímpicos deste ano no Japão. A tabela é liderada por Noruega e Eslovénia, ambas com quatro pontos. Integram ainda o grupo a Hungria (dois pontos), Islândia e Suécia (ambas com zero).
Portugal volta a entrar em campo frente à Islândia no próximo domingo, num encontro agendado para as 13h00.
Watch the Game Highlights from Portugal vs. Sweden, 01/17/2020 pic.twitter.com/ZfbqplkuO4
— EHF EURO (@EHFEURO) January 17, 2020