Covilhã alinha com oito jogadores para ficar em igualdade com adversário

Um jogo de juvenis disputou-se no domingo com apenas 16 jogadores em campo, porque o Vila Velha de Ródão só tinha oito futebolistas disponíveis e o Sporting da Covilhã decidiu jogar em igualdade numérica.

Notícia

© Reuters

Lusa
23/12/2019 12:36 ‧ 23/12/2019 por Lusa

Desporto

Juvenis

Durante o encontro da sexta jornada do Campeonato Distrital de Castelo Branco, o Vila Velha de Ródão ficou reduzido a sete, por lesão, e o treinador serrano optou por fazer sair mais um jogador, para continuar a partida com o mesmo número de unidades nas duas formações.

O Vila Velha de Ródão, sem nenhum juvenil de segundo ano e com quatro iniciados em campo, perdeu por 13-0 em casa, mas o treinador do Sporting da Covilhã considerou que, sobretudo nos escalões de formação, tão ou mais importante do que os resultados são os valores transmitidos.

"Temos de dar o exemplo. Toda a gente gosta de ganhar, mas não me sentiria bem ganhando a jogar com 11 contra oito. Sabendo as condições do nosso adversário, estaríamos a ir contra o princípio desportivo" sublinhou, em declarações à agência Lusa, José Rosa, técnico do Sporting da Covilhã.

A situação foi inédita para o treinador dos 'leões da serra', de 27 anos, mas a decisão pareceu-lhe óbvia.

"Damos cultura futebolística, mas nestas idades também ajudamos a moldar pessoas, a criar personalidade, a transmitir princípios. Se começássemos com 11, o mais certo era o jogo acabar mais cedo", frisou José Rosa.

O Vila Velha de Ródão, com dificuldades de recrutamento num meio pequeno, tem 17 jogadores no plantel. O clube sabia que no dia da partida não contava com cinco, um estava lesionado e três adoeceram. Duas semanas antes, foi pedido ao Covilhã para adiar o jogo, mas a data pretendida já estava ocupada.

João Inácio, 49 anos, preferia que os serranos se tivessem disponibilizado para jogar em outra data, mas elogiou o gesto do técnico adversário, numa situação que nunca tinha vivido em mais de duas décadas de carreira como treinador.

Pensou em não jogar, mas uma eventual multa dissuadiu-o. O encontro acabaria nos primeiros minutos, caso a sua equipa ficasse sem dois jogadores. Perderiam apenas por três golos de diferença, mas João Inácio entendeu que não estaria a dar o sinal correto para a formação dos jovens.

"A iluminação do estádio é boa, podíamos jogar numa altura qualquer. No entanto, tenho de louvar a atitude do treinador do Covilhã. Nunca me tinha acontecido", enfatizou, à agência Lusa, o técnico do Vila Velha de Ródão, sétimo classificado.

Enquanto os seus jogadores alinharam durante os 90 minutos, o Covilhã, segundo na tabela classificativa, rodou toda a equipa.

José Rosa notou que um encontro muito desnivelado no marcador pode resvalar no aspeto disciplinar, mas elogiou o comportamento dos jogadores adversários. A partida teve apenas três ou quatro faltas e não foi mostrado qualquer cartão. Nem o branco.

O treinador do Covilhã entende ser uma situação passível de reconhecimento com o cartão mostrado por comportamentos eticamente relevantes, mas assegurou tal não lhe ter "passado pela cabeça" na altura.

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Leça aproveita 'apagão' nas redes sociais e 'pica' Sporting e FC Porto

Campeonato de Portugal

Leça aproveita 'apagão' nas redes sociais e 'pica' Sporting e FC Porto

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1233
2FC Porto1230
3Benfica1128
4Santa Clara1224
5Sp. Braga1223
6Vitória SC1221
7Famalicão1217
8Moreirense1217
9Rio Ave1215
10Casa Pia1213
11Estoril1213
12Boavista1210
13Gil Vicente1210
14AVS1210
15Estrela129
16C.D. Nacional119
17Arouca128
18Farense128
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Só há 10 no mundo. Ronaldo tem um e agora... todos podem comprar um igual

Bugatti

Só há 10 no mundo. Ronaldo tem um e agora... todos podem comprar um igual

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas