Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 12º MÁX 26º

Da 'bomba' de BF8 ao recital de Messi: Os melhores golos de 2019

A tarefa de escolher os melhores dos melhores não foi nada fácil, mas este é o nosso veredito.

Da 'bomba' de BF8 ao recital de Messi: Os melhores golos de 2019

Quando me foi atribuída a tarefa de escolher os melhores golos de 2019, depressa o meu cérebro começou a disparar vários lances geniais que decorrem ao longo deste ano que está à beira do fim. Bicicletas impensáveis, remates cuja força impressionou tudo e todos ou aquelas bolas teleguiadas que foram parar ao ângulo mais apertado passaram na minha cabeça com que um teaser de escassos segundos. 

De facto, escolher os 10 melhores golos dentro de um vasto rol de tantos e bons golos não é tarefa fácil e é até algo ingrata. Afinal de contas, há golos para todos os gostos e acaba por ser o nosso próprio gosto que define, em muitos casos, que determinado golo seja apelidado de grande golo ou de golaço

Para confirmar o grau de dificuldade em encontrar os 10 melhores golos de 2019 basta dar este pequeno exemplo: Quantos golaços assinou Messi este ano? Vários e de todos os feitios e mais alguns. 

Por isso mesmo há alguns critérios que simplificam a tarefa desta eleição: proximidade, relevância da competição, dificuldade de execução, irreverência e imprevisibilidade

Vamos, finalmente, dar início a esta viagem. Antes que comece a dizer que falta a este ou aquele, pense que até poderá ter razão, mas também não se esqueça que esta é uma tarefa muito, muito, complicada para qualquer um. 

Só mais uma nota: os golos não estão ordenados por qualquer grau de importância, mas sim por ordem cronológica, do mais recente para o mais antigo.  

Suárez, Barcelona-Maiorca

O Barcelona goleou o Maiorca (5-2) a 7 de dezembro, em jogo da 16.ª jornada da La Liga, e até foi Lionel Messi quem esteve em destaque ao completar (mais) um hattrick. No entanto, o momento mais fascinante deste jogo aconteceu aos 43 minutos, altura em que Luis Suárez fez o impensável. 

Mas, primeiro, importa começar pela construção da jogada. Busquets e Frenkie de Jong trocaram alguns passes de forma a desmanchar uma primeira linha de pressão por parte dos jogadores do Maiorca antes do médio holandês fazer o passe vertical para Sergi Roberto. O jogador espanhol devolveu a bola a De Jong que soltou a mesma para Suárez. Aí, sim, aconteceu a magia. O avançado uruguaio estava de costas para a baliza e fez o impensável ao rematar de calcanhar para o lado oposto da baliza adversária, assinando um momento incrível.

Son, Tottenham-Burnley

Também a 7 de dezembroHeung-Min Son assinou um golo de antologia no jogo entre Tottenham e Burnley (5-0), referente à 16.ª jornada da Premier League. Aos 32 minutos, Son decidiu 'ligar a moto' e correu 80 metros em modo TGV com a bola nos pés, deixando para trás diversos jogadores do Burnley

Na hora de fazer balançar as redes contrárias, o internacional sul-coreano não vacilou e assinou um golo de uma vida e que certamente fará parte da galeria dos melhores da sua carreira. Son até quis ficar com a bola deste jogo, mas José Mourinho preferiu que o destinatário fosse outro. 

Dybala, Juventus-Atlético de Madrid 

Os génios aparecem quando menos se espera. Foi o que aconteceu no jogo entre Juventus e Atlético de Madrid (1-0), ocorrido a 26 de novembro e referente à 5.ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. O nulo persistia no marcador, até que já em período de descontos da primeira parte surgiu um momento só ao alcance dos predestinados. 

A Juventus ganhou um livre lateral e tudo apontava para um cruzamento para a grande área do Atlético de Madrid. Paulo Dybala viu aquilo que mais ninguém viu, acreditou numa possibilidade que poucos acreditavam e disparou um remate certeiro que poucos conseguiram acertar. 

Dybala enviou a bola pelo buraco de agulha e bateu Jan Oblak, um dos melhores guarda-redes do mundo, assinando assim um golo tremendo que ficará na história de 2019 e também na história da presente edição da Liga dos Campeões. 

Ziyech, Valencia-Ajax 

Estávamos a 2 de outubro quando Hakim Ziyech deixou o Mestalla em silêncio absoluto. O Ajax visitou o Valencia, em jogo da fase de grupos da Liga dos Campeões, e arrancou uma categórica vitória (3-0) que foi abrilhantada pelo talento do internacional marroquino. 

Logo aos oito minutos de jogo, Ziycech deambolou pela ala direita do ataque do conjunto holandês e não pensou duas vezes ao arriscar o remate ainda fora da grande área do Valencia. Resultado? Cillessen nem viu a cor da bola da Champions e o marroquino adicionou mais um golaço à vasta coleção da qual é dono. 

De Arrascaeta, Ceará-Flamengo 

O Flamengo de Jorge Jesus sagrou-se campeão brasileiro e o treinador português tão cedo não irá esquecer o golo que selou o triunfo em Fortaleza, na casa do Ceará (3-0), a 26 de agosto. Quando o jogo já estava à beira do fim, De Arrascaeta 'sacou' de um brutal pontapé de bicicleta e assinou uma séria candidatura ao Prémio Puskas

O movimento, a execução e a força do remate transformam este golo do internacional uruguaio numa ode ao desporto-rei. No final da partida, ainda teve direito a receber rasgados elogios pela voz do  treinador português. 

"Arrascaeta tem coisas de génio. Ele até nem estava a fazer um grande jogo... Deve ser um dos golos do Púskas. Parabéns pelo golo. O golo vai ser considerado um dos melhores do mundo esta temporada. Todos nós temos que o aplaudir", afirmou Jorge Jesus, naquela altura, e nós partilhamos da opinião do experiente treinador português. Não concorda?

Zlatan Ibrahimovic, LA Galaxy-NE Revolution 

A MLS ficou mais pobre este ano por conta do adeus de Zlatan Ibrahimovic. O avançado sueco cumpriu a última temporada ao serviço do LA Galaxy e apontou 31 golos em outros tantos jogos, assinado vários momentos de grande brilho. 

Um desses momentos aconteceu a 3 de junho, altura em que o LA Galaxy foi derrotado, em casa, perante o New England Revolution (1-2). Ibrahimovic não impediu o desaire, mas apontou um golo tremendo que terminou com um fantástico pontapé de bicicleta que não deixou ninguém indiferente. 

Vicent Kompany, Manchester City-Leicester 

O Manchester City sagrou-se campeão na temporada 2018/19 e bem pode agradecer a Vicent Kompany. O jogador belga estava no último ano de contrato e ajudou os citizens a dar um passo gigante rumo ao título com um golo tremendo. 

A 6 de maio, o Manchester City recebeu o Leicester (1-0), em jogo da 37.ª e penúltima jornada da Premier League. O rival Liverpool estava à espreita de um possível deslize da equipa de Guardiola e esse deslize esteve mesmo prestes a acontecer até que aos 70 minutos surgiu o herói mais improvável: o capitão Kompany

O internacional belga, agora ao serviço do Anderlecht, surgiu quase como um médio, meio trapalhão, e disparou um verdadeiro 'míssil' à baliza do Leicester, 'encomendando' as faixas de campeão para o Manchester City. 

Este foi mesmo o único golo de Kompany na época 2018/19 e a sua importância foi gigante. A prova viva de que a quantidade não é assim tão importante. 

Bruno Fernandes, Sporting-Benfica 

Quando o tema são golos e golaços o nome de Bruno Fernandes dificilmente não vem à baila. O capitão do Sporting é um especialista em remates de longa distância e já demonstrou que não escolhe alturas certas ou erradas para sê-lo. 

Foi o que aconteceu a 3 de abril, aquando a receção do Sporting ao Benfica (1-0), em jogo da 2.ª mão das meias finais da Taça de Portugal. Na 1.ª mão, na qual o Benfica venceu (2-1), Bruno Fernandes já tinha batido Svilar com um super livre na Luz, mas foi em Alvalade que mostrou que consegue fazer ainda melhor. 

Aos 75 minutos, e numa altura em que o Benfica estava a 15 minutos de carimbar a passagem à final do Jamor, Bruno Fernandes tirou Grimaldo da frente e com o pé esquerdo atirou um verdadeiro 'martelo' ao ângulo mais difícil da baliza encarnada. Um golo que valeu a passagem à final da Taça de Portugal, competição que os leões acabariam por vencer. 

Messi, Real Betis-Barcelona 

Desta feita, recuamos até ao dia 17 de março para recordar mais um recital de Lionel Messi. Numa partida referente à 28.ª jornada da La Liga, o Barcelona visitou e goleou o Real Betis (4-1), em pleno Benito Villamarín, e o astro argentino evidenciou-se com mais um hattrick para a coleção. No entanto, o melhor estava mesmo guardado para o fim, mais concretamente para o minuto 85. 

Messi pegou na bola, tabelou com Clément Lenglet e fez esta maravilhosa maldade a Pau López, guarda-redes do Betis que apenas se limitou a observar a trajetória que a bola tomou. Um golo incrível de Messi num ano em que acabou por arrecadar a Bola de Ouro 2019. 

Quintero, River-Racing 

Passou pelo FC Porto, deixou indicações que é bom de bola, mas agora joga pelo River Plate. Falamos de Juan Fernando Quintero. Lembra-se dele? 

A 10 de fevereiro, o antigo jogador portista inaugurou o marcador da partida diante do Racing Clube, referente à 18.ª jornada do campeonato argentino, com um livre soberbo que deixou tudo e todos de mãos na cabeça. De facto não é caso para menos. Quintero apontou um golo incrível que fica para a posteridade.  

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório