Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
28º
MIN 16º MÁX 28º

"Os jovens em que eu aposto não são para ficar bem na fotografia"

Treinador do FC Porto realçou a crescente aposta na formação azul e branca.

"Os jovens em que eu aposto não são para ficar bem na fotografia"
Notícias ao Minuto

17:30 - 27/11/19 por Notícias Ao Minuto

Desporto Sérgio Conceição

O FC Porto defronta, nesta quinta-feira, pelas 18 horas, o Young Boys, em solo helvético, num duelo relativo à quinta jornada da fase de grupos da Liga Europa.

Com  a pressão de vencer para não complicar as contas do apuramento para os 16-avos de final, Sérgio Conceição, em conferência de imprensa, falou sobre a pressão de ganhar, descartando avançar qual será o onze pelo qual vai optar.

O treinador do FC Porto abordou ainda as mais valias que são poder contar com Pepe e Mbemba, realçando o número de apostas nos jovens da formação.

Melhor estratégia para vencer o Young Boys? Antes de responder a essa questão gostava de dar uma palavra de apreço aos emigrantes, que são muitos, e aos adeptos que vêm de Portugal. Gostava de retribuir essa gratidão com três pontos. Relativamente à pergunta, a estratégia foi montada para vencermos e conseguirmos os três pontos, e assim dependermos só de nós para o último duelo, diante do Feyenoord.

A mais valia da equipa do Young Boys em casa? Estamos a falar de uma equipa com grande poderio, forte, que internamente tem dado uma resposta fantástica no campeonato. Com jogadores rápidos na frente, com grandes individualidades. Estamos a falar de um grupo muito equilibrado em que qualquer equipa pode acabar no primeiro lugar. Temos efetivamente de ser mais eficazes e não cometermos tantos erros como em jornadas anteriores. 

Aposta em Diogo Costa ou a experiência de Marchesín? Já tomei uma decisão, mas não vou divulgar qual será a minha opção.

Aposta maior em jovens jogadores. O que mudou para este ano? Eu olho para a competência dos jogadores, independentemente da idade que eles têm. Olho para o que fazem nos respetivos treinos e a atitude que eles têm. Os jovens em que eu aposto não são para ficar bem na fotografia, mas porque merecem jogar mais do que há um ano ou dois anos. Eu tenho acompanhado o Diogo Leite, o Queirós, o Fábio, o Diogo Costa, e outros. Nós estamos em constante contacto com os sub-19 e a formação do FC Porto.

O que ganha com Pepe no centro da defesa e Mbemba como lateral? Pepe é um jogador experiente, que está habituado a jogos de alto nível, extremamente forte na marcação, a sua forma de estar em campo é de um líder. O Mbemba é mais jovem,  mas tem uma grande experiência, consegue jogar em todas as posições da defesa e no meio-campo também. Ele tem a particularidade de jogar a lateral, porque tem atributos técnicos de jogar à frente. 

FC Porto sem vencer fora de casa. Porquê? Como já disse, tivemos muitas oportunidades na Escócia e na Holanda, mas não concretizámos, sendo que cometemos erros defensivos que não temos o hábito de cometer.

Pressão de não perder este encontro: Quem está num clube como o FC Porto tem de ter essa pressão, senão eu mesmo crio essa pressão. Isso faz parte do nosso dia a dia. Todos os jogos são decisivos, todos os pontos são importantes e temos de entrar para vencer todas as partidas, com a garantia de querer sempre jogar mais e melhor. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório