Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

Famalicão não dá azo a surpresas e Dragão sobe à liderança do campeonato

Luis Díaz, Soares e Fábio Silva marcaram os golos que sentenciaram a primeira derrota do Famalicão no campeonato e consecutiva subida à liderança dos portistas.

Famalicão não dá azo a surpresas e Dragão sobe à liderança do campeonato
Notícias ao Minuto

19:28 - 27/10/19 por Rodrigo Querido

Desporto I Liga

O Famalicão sofreu, este domingo, a primeira derrota na edição deste ano da I Liga e perdeu por 3-0 na deslocação ao terreno do FC Porto, em jogo a contar para a oitava jornada do campeonato nacional. Os dragões assumem, assim, a liderança da tabela classificativa que até ao dia de hoje tinha estado sempre nas mãos dos famalicenses.

O FC Porto entrou mais forte e dispôs desde logo de duas oportunidades para inaugurar o marcador, mas encontrou pela frente um inspirado Rafael Defendi que foi evitando o primeiro golo do encontro. 

O guarda-redes do Famalicão foi fundamental com duas grandes intervenções. Primeiro, aos 14 minutos, e depois de uma boa jogada coletiva, Luis Díaz deixou para o compatriota que atirou para boa intervenção de Defendi. Na jogada seguinte, Soares apareceu no meio dos adversários e cabeceou para nova defesa do brasileiro. 

O Famalicão foi dando uma boa réplica e, aos 19 minutos, Fábio Martins tentou de longe inaugurar o marcador. Em zona frontal, o avançado famalicense conseguiu ultrapassar com facilidade Uribe e rematou para boa defesa de Marchesín

Os portistas foram controlando o encontro, mas não conseguiam marcar o golo que desse a tranquilidade. A defesa do Famalicão mostrava-se compacta e foi impedindo as muitas iniciativas do adversário.

No entanto, os famalicenses não foram capazes de impedir o golo de Luis Díaz em cima do apito para o intervalo. Corona pressionou alto a defesa adversária e combinou com o colombiano que recebe no coração da área e atira para o fundo das redes de Defendi.

FC Porto a pressionar, mas com azar na hora de finalizar

A segunda parte trouxe um FC Porto mais pressionante e à procura de marcar o segundo golo que resolvesse, de vez, as contas do encontro. Corona esteve perto, aos 57’, de conseguir marcar aquele que seria um golo de antologia. Jogada de Luis Díaz pela direita e o mexicano apareceu no coração da área a atirar de primeira, mas a bola acabou por sair pela linha de fundo.

Uribe também esteve perto de inscrever o nome na lista de marcadores do encontro aos 61 minutos. Manafá cruzou rasteiro, mas o colombiano atrapalhou-se quando ia para rematar e a defesa famalicense tirou a bola da zona de perigo.

O FC Porto foi dominando a posse de bola, com mais cuidado na busca pelo segundo golo, com a preocupação de não cometer um erro que comprometesse a organização da equipa. Quem errou foi sim o Famalicão e numa falha que deu origem ao primeiro golo de Soares na edição deste ano da I Liga. Erro do Famalicão na saída para o ataque, o brasileiro recupera a bola, progride para a área e tenta um primeiro remate que esbarra em Patrick. O avançado ganha o ressalto e contorna Defendi para atirar para o fundo das redes.

O jogo caminhava para o apito final, mas ainda houve tempo para Fábio Silva também se estrear a marcar no campeonato nacional aos 88 minutos com o lance a ficar marcado por um erro monumental de Defendi, que tinha estado em bom plano no encontro. O jovem pressionou na área o guarda-redes brasileiro e este perdeu a posse do esférico para o Fábio Silva que se tornou assim no mais jovem marcador da história dos dragões.

Com este resultado, o Famalicão somou a primeira derrota no campeonato e perdeu a liderança da tabela classificativa que detinha há oito jornada, cedendo-a agora ao FC Porto que é primeiro com 21 pontos, os mesmo que o segundo classificado Benfica, mas com a vantagem no confronto direto a estar do lado dos dragões. Os famalicenses caíram para o terceiro posto com 19 pontos. 

Momento do jogo: O FC Porto já tinha a vitória garantida, mas, aos 88 minutos, Defendi fez questão de ‘ajudar’ os portistas no lance do terceiro golo. O brasileiro tentou sair a jogar, mas Fábio Silva pressionou alto e conseguiu roubar a bola ao guardião e fazer o primeiro golo no campeonato.

Acompanhamento

93' - Apito final no Dragão. FC Porto vence e assume a liderança do campeonato.

90' - Tempo de compensação no Dragão. Vão jogar-se mais três minutos.

88' - GOOOLOOO do FC Porto! Marca Fábio Silva e estreia-se a marcar na Liga. Erro monumental de Defendi, que tinha estado bem no encontro, a perder a bola dentro da área e o jovem aproveitou para fazer  o terceiro do encontro.

Fique com as imagens do terceiro golo dos portistas

86' - Sérgio Conceição faz a terceira substituição. Soares, autor do segundo golo, sai para a entrada do jovem Fábio Silva.

80' - João Pedro Sousa esgota as alterações. Pedro Gonçalves sai para a entrada de Diogo Gonçalves.

79' - Sérgio Conceição também faz duas alterações. Manafá e Luis Díaz saem para as entradas de Alex Telles e Nakajima.

77' - Cartão amarelo. Gustavo Assunção vê cartolina.

Fique com as imagens do golo de Soares

73' - Novo GOOOOLOOOOO do FC Porto. Marca Soares! Erro do Famalicão na saída para o ataque, o brasileiro recupera a bola, progride para a área e tenta um primeiro remate que esbarra em Patrick. O avançado ganha o ressalto e contorna Defendi para atirar para o fundo das redes.

63' - João Pedro Sousa promove duas alterações. Racic entra para o lugar de Guga e o brasileiro Anderson saiu para a entrada de Schiappacase.

57' - Grande oportunidade para o segundo do FC Porto no encontro. Luis Díaz cruza da direita e Corona aparece na área a rematar de primeira, mas a bola sai pela linha de fundo.

49' - Fábio Veríssimo mostra o primeiro amarelo do encontro. Patrick, do Famalicão, vê a cartolina amarela por falta dura sobre Corona.

46' - Começa a segunda parte no Dragão. Famalicão segue com o esférico e tentou logo rematar à baliza de Marchesín.

45' - Final da primeira parte no Estádio do Dragão. FC Porto vai para o balneário em vantagem graças a um golo de Luis Díaz. Os portistas foram superiores no primeiro tempo, mas o Famalicão deu uma boa réplica e criou algum perigo junto da baliza de Marchesín.

Fique com as imagens do golo de Luis Diaz

45' - GOOOLOOO do FC Porto. Marca Luis DíazPressão alta dos portistas sobre o portador da bola, com Corona a combinar com o colombiano que recebe no coração da área e atira para o fundo das redes de Defendi.

41' - Corte providencial de Patrick. Manafá avançou pela esquerda e tentou assistir Soares, mas o defesa famalicense conseguiu afastar o perigo.

38' - Jogada de insistência de Otávio pela direita. Médio do FC Porto coloca em Soares que remata na direção da baliza, mas a bola é afastada por Lionn pela linha de fundo.

27' - Boa jogada do FC Porto. Corona mete atrasado em Luis Díaz, mas a defesa do Famalicão consegue afastar.

23' - Manafá sobe para rematar à baliza. Defesa guineense atirou rasteiro para defesa de Defendi.

19' - Grande remate de Fábio Martins. Jogador do Famalicão ultrapassa com facilidade Uribe e rematou para uma boa intervenção de Marchesín.

15'- Segunda intervenção de Defendi em dois minutos. Soares surge a cabecear entre os adversários para nova grande defesa do guardião famalicense.

14' - Outra vez Defendi a brilhar! Uribe remata forte já dentro a área para boa intervenção do brasileiro.

4' - Grande defesa de Defendi. Patrick perde a bola em zona frontal, e depois de alguma confusão Uribe fica com o esférico em zona central e o guardião brasileiro atira-se para impedir o golo.

1' - Entra bem o FC Porto no jogo. Boa receção de Corona que cruza para a área onde Soares cabeceia para defesa fácil de Defendi.

0' - Fábio Veríssimo apita para o início do jogo. Rola a bola no Estádio do Dragão.

Onzes:

FC Porto: Marchesín, Mbemba, Pepe, Marcano, Manafá, Danilo Pereira, Uribe, Otávio, Corona, Luis Díaz e Soares.

Famalicão: Defendi, Lionn, Patrick, Nehuan Pérez, Alex Centelles, Gustavo Assunção, Guga, Pedro Gonçalves, Rúben Lameiras, Anderson e Fábio Martins.

Antevisão

O líder Famalicão desloca-se este domingo ao estádio do Dragão para defrontar o FC Porto, em partida a contar para a oitava jornada do campeonato nacional marcada para as 17h30.

O surpreendente conjunto famalicense vai tentar defender a primeira posição na tabela classificativa, sendo que tem um ponto de vantagem sobre os dois segundos classificados, FC Porto e Benfica.

Apesar de ainda não ter perdido nas deslocações fora de casa esta temporada, este será, certamente, o encontro que mais trabalho irá dar ao emblema comandado por João Pedro Sousa, que teve de recorrer às grandes penalidades para afastar o Lusitânia de Lourosa, do Campeonato de Portugal, na terceira eliminatória da Taça de Portugal.

Por outro lado, o FC Porto sofreu um revés a meio da semana, com um empate frente ao Rangers, em jogo da Liga Europa, depois da goleada frente ao Coimbrões para a Taça de Portugal.

O FC Porto-Famalicão terá como árbitro Fábio Veríssimo e pode acompanhá-lo, em direto, no Desporto ao Minuto, a partir das 17h30.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório