Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

Sem brilho, mas com Ferro, Benfica vence e vira o olhar para o Dragão

Golo do defesa-central valeu aos encarnados três pontos na visita ao Tondela.

Sem brilho, mas com Ferro, Benfica vence e vira o olhar para o Dragão
Notícias ao Minuto

16:57 - 27/10/19 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto I Liga

Depois das vitórias conquistadas na Taça de Portugal, sobre o Cova da Piedade, e na Liga dos Campeões, sobre o Olympique Lyon, o Benfica meteu, este domingo, a terceira, ao bater o Tondela, no Estádio João Cardoso, por 1-0.

O primeiro e único golo da partida surgiu logo aos 19 minutos, por intermédio de Ferro, e permitiu aos encarnados, que voltaram a não encantar, subir à liderança da I Liga, com mais dois pontos do que o Famalicão e mais três do que o FC Porto, equipas que se encontram ainda hoje, no Dragão.

Só Ferro agitou o jogo

Bruno Lage tinha tecido, na véspera, rasgados elogios à ideia de jogo “muito positiva” do Tondela, e a equipa orientada por Natxo González fez questão de lhe dar razão, com uma boa entrada no encontro do Estádio João Cardoso.

Logo aos nove minutos de jogo, Denilson Junior aproveitou uma das diversas falhas da defesa encarnada para, aos nove minutos, aparecer sozinho e atirar para defesa de Vlachodimos. O mesmo Vlachodimos que, no minuto seguinte, ‘voou’ para negar o golo a Xavier.

Os beirões estavam por cima do jogo, perante um Benfica muito apagado, mas acabaram mesmo os campeões em título a inaugurar o marcador quando, aos 19 minutos, Ferro apareceu solto de marcação no coração da grande área a cabecear um pontapé de canto cobrado por Grimaldo.

Um golo que, ao contrário do que seria de esperar, não foi suficiente para empolgar os homens de Bruno Lage, que permaneceram apáticos e estiveram, inclusive, à beira de sofrer o golo pouco depois, quando Denilson Junior, de cabeça, atirou por cima do alvo.

Pouco, muito pouco futebol

Se a primeira parte foi fraca, acabam por faltar palavras para adjetivar a segunda. O Tondela, apesar de precisar de marcar, baixou os níveis de intensidade e não conseguiu incomodar Vlachodimos. Já no Benfica, a apatia continuou a reinar.

Para que o leitor perceba melhor a tremenda ‘pobreza’ que se viveu em campo, foi preciso esperar pelos… 76 minutos, quando Chiquinho, que regressou à competição dois meses depois da lesão sofrida no Clássico com o FC Porto, atirou de fora da grande área para as mãos de Cláudio Ramos.

Estava, desta forma, escrita a vitória do Benfica, no seguimento de uma exibição muito tímida, mas que, ainda assim, lhe permite subir à liderança da I Liga, com 21 pontos, enquanto não se joga o duelo entre Famalicão (19 pontos) e FC Porto (18).

Momento do jogo: Num jogo com tão pouca qualidade de jogo, pouco mais há a destacar se não o golo de Ferro, aos 19 minutos de jogo. O central apareceu solto na grande área do Tondela e nem teve de tirar os pés do chão para cabecear para o fundo das redes à guarda de Cláudio Ramos.

Acompanhamento

90+5' - Estão esgotadas as mexidas. Gedson entra para o lugar de Franco Cervi.

90+1' - Cartão amarelo para João Pedro. O médio fez uma autêntica 'placagem' sobre Gabriel.

87' - Agora é a vez de Bruno Lage mexer. O treinador do Benfica lança Carlos Vinícius para o lugar de Pizzi.

84' - Mais um cartão amarelo para o Benfica. Agora para André Almeida, por falta sobre Moufi.

83' - Natxo González esgota as substituições. Strkalj rende o lesionado Denilson Junior.

81' - Nova mexida no Tondela. Entra Jonathan Toro para o lugar de Filipe Ferreira.

76' - E, finalmente, eis que chega o primeiro remate à baliza da segunda parte. O recém-entrado Chiquinho tentou a sorte de fora da grande área, mas a bola foi à figura de Cláudio Ramos.

74' - Alteração na equipa do Tondela. Philipe Sampaio sai, entra Richard.

70' - Novo lance aparatoso. Moufi embateu violentamente em Florentino Luís e ficou 'estendido' no relvado.

66' - Bruno Lage promove a primeira alteração da tarde. Adel Taarabt sai para dar o lugar a Chiquinho, que regressa aos relvados praticamente dois meses depois do último jogo.

63' - Alguma apreensão no relvado. João Pedro teve uma entrada dura, que deixou Gabriel bastante queixoso...

52' - Álex Grimaldo tenta a sorte de fora da grande área... Mas a bola sai (mesmo) muito por cima da baliza.

46' - Arranca a segunda parte do Tondela-Benfica. O pontapé de saída pertence aos beirões.

45' - Final da primeira parte em Tondela. O Benfica vai vencendo por 1-0, graças ao golo de Ferro, mas os homens da casa parecem poucos dispostos a aceitar a desvantagem e já ameaçaram o golo por diversas vezes.

40' - O Tondela vai insistindo... Mais um remate de Denilson, mas agora saiu fraco e à figura de Vlachodimos.

26' - Já há cartão amarelo em Tondela. É para Florentino Luís, por falta dura sobre Murillo.

20' - O Tondela responde de imediato! Denilson, de cabeça, atirou ligeiramente por cima do alvo.

Fique com as imagens do golo de Ferro

19' - GOOOOOLOOOOOOO do Benfica! Após pontapé de canto cobrado por Álex Grimaldo no lado esquerdo do ataque, Ferro apareceu solto de marcação e cabeceou para o primeiro golo da tarde.

10' - Os homens da casa estão fortes no jogo! Agora foi a vez de Xavier tentar a sorte de longe. Valeu, mais uma vez, a atenção de Vlachodimos.

9' - Responde o Tondela! Denilson apareceu completamente sozinho na grande área, a atirar forte, mas à figura de Vlachodimos.

2' - O Benfica dá o primeiro sinal de perigo! Após uma bola solta na grande área, Pizzi 'disparou' para defesa de Cláudio Ramos.

0' - Apito inicial no Estádio João Cardoso. Já rola a bola no Tondela-Benfica.

Onzes

Tondela: Cláudio Ramos; Moufi, Yohan Tavares, Bruno Wilson, Filipe Ferreira; Pepelu, Philipe Sampaio, Jhon Murillo, Xavier; João Pedro e Denilson Junior.

Benfica: Odysseas; André Almeida, Rúben, Ferro, Grimaldo; Florentino, Gabriel, Pizzi, CerviTaarabt e Seferovic.

Antevisão

O futebol português prepara-se para um domingo em grande, com os três 'grandes', Benfica, FC Porto e Sporting, a jogarem no mesmo dia, prevendo-se um espetáculo pouco visto nos últimos anos.

Os encarnados são os primeiros a entrar em campo, diante do Tondela, uma das equipas que mais tem surpreendido desde o arranque da temporada 2019/20 do futebol português, ao ocuparem o sexto lugar da classificação.

A equipa orientada por Bruno Lage chega ao Estádio João Cardoso motivada pela vitória sobre o Olympique Lyon, por 2-1, para a Liga dos Campeões, e sabe que, em caso de vitória, irá ascender à primeira posição da I Liga... ainda que, eventualmente, por poucas horas.

É que, imediatamente a seguir ao apito inicial em Tondela, o Famalicão, líder isolado, vai ao Dragão defrontar o FC Porto, pelo que os encarnados têm aqui uma oportunidade de ouro para 'roubar' pontos a um dos concorrentes.

O Tondela-Benfica será ajuizado por Hugo Miguel e pode acompanhá-lo, em direto, no Desporto ao Minuto, a partir das 15h.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório