Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 12º MÁX 26º

"Não me interessa quem marca. Quero é rendimento"

Bruno Lage assegura que o Benfica não está dependente de Rafa e Pizzi.

"Não me interessa quem marca. Quero é rendimento"
Notícias ao Minuto

13:56 - 26/10/19 por Notícias Ao Minuto

Desporto Bruno Lage

Bruno Lage desvalorizou, este sábado, a eventual 'mossa' provocada pela lesão de Rafa Silva. Em vésperas do confronto com o Tondela, o treinador do Benfica admitiu, ainda, que o relvado da Luz é um "problema", e explicou a falta de minutos de Andrija Zivkovic e Andreas Samaris.

Tondela: É um jogo difícil. O Tondela está a fazer um início de época muito bom, com uma ideia muito positiva, quer a atacar quer a defender, com uma forte pressão na frente. Temos que estar ao nosso melhor para vencer, que é o que pretendemos. O nosso objetivo é reentrar no campeonato a vencer.

Ausência de Rafa: A ideia nunca pode ser diferente. Há uma ideia coletiva do que é a nossa forma de jogar, assim como as dinâmicas, para tirar partido do que cada jogador oferece. O Rafa oferece coisas muito boas, foi visível no último jogo que pode jogar a avançado, não tem receio de entrar em confronto com os adversários diretos. A ideia coletiva não muda, muda é um pouco o que cada jogador contribui para a equipa. Rafa tem o seu contributo, mas quem jogar dará o seu contributo coletivo e potencial individual.

Dependência de Rafa e Pizzi: Dependente de quê? Dependemos sempre de quem marca golos, assim como de quem protege a baliza. É uma falsa questão. O mais importante é o coletivo dar uma boa resposta. Rafa marcou o golo, Cervi fez o passe e também foi decisivo. O mais importante é tirar partida do nosso coletivo e, coletivamente, resolver os problemas a cada jogo. Não me interessa quem faz os golos. Quero é que a minha equipa tenha rendimento.

Chiquinho: Está totalmente recuperado. Podemos contar com ele a qualquer momento. Foi uma recuperação fantástica, já treina muito bem há duas semanas.

Treinador do Tondela dá 80% de probabilidade favorável ao Benfica: Não vejo as coisas por percentagem. Vejo é que, do outro lado, está uma equipa com boa dinâmica. Em termos de organização defensiva, também tem uma ideia muito positiva. Independentemente da percentagem, temos que fazer a nossa parte, que é jogar bem e entrar fortes no jogo para vencer.

Seferovic e André Almeida: Treinaram sem problemas e estão disponíveis.

Tempo de paragem de Rafa: Vinícius estava previsto parar 23 dias e, ao 23,º dia, marcava um golo decisivo para nós. Não temos qualquer tipo de previsão. Depende muito do que é a recuperação e a forma como o atleta reage. Estamos muito satisfeitos com o trabalho do departamento médico.

Falta de minutos de Zivkovic e Samaris: Não se passa nada. Jogamos com 11 no relvado e  sete no banco, onde estão um guarda-redes, um central e um lateral. Sobram quatro. Se jogar em 4x4x2, opta por dois pontas-de-lança, por isso sobram duas posições. Opta por um ala, e o segundo um médio mais ofensivo. É tão simples quanto isso. Temos três jogadores para essa posição [de Samaris]: Tino, Samaris e Fejsa. Não me recordo de ter levado qualquer um deles ao banco. Precisamos é de soluções ofensivas. Samaris, no ano passado, esteve no banco quando um central não estava disponível. É essa a razão. Quem está de fora da convocatória não está longe de entrar. Seria muito melhor ter toda a gente convocada, mas não é possível. É a nossa maneira de ver a questão. Quanto ao Zivkovic, nada é impossível. O atleta treina normalmente, é uma questão de opção.

Razão para a lesão de Rafa: Os jogadores do Lyon falaram sobre o relvado, vocês fizeram a pergunta e eu falei a verdade sem qualquer problema. É uma lesão muito semelhante à do Chiquinho. É imaginarem que estão no chuveiro, uma perna escorrega e a outra fica fixa, e têm um problema no adutor. Não é lesão antiga, porque o atleta já treinava há algum tempo connosco.

Relvado: Não podemos esconder o que é visível. Depois do jogo de apresentação, com o Anderlecht, o relvado não conseguiu recuperar, e tem-nos trazido alguns problemas. Nota-se perfeitamente na circulação da bola. É um relvado mais pesado, o que nos leva a ter maior desgaste físico, e tem-nos tirado alguns jogadores por lesão, como o Chiquinho e o Rafa. É um problemas, mas não nos vamos lamentar. Temos é que arranjar soluções, e é isso que estamos a fazer constantemente.

Lesões causam irregularidade: São vários pontos. A situação do relvado ajuda, a situações de jogadores importantes não estarem também... É um conjunto de situações, mas não nos lamentamos. Temos que arranjar soluções. Estas situações acontecem em todas as equipas do mundo. A quantidade de jogos que jogamos com tempo de recuperação muito curtos, causa problemas. Hoje em dia, a questão está virada para o espetáculo, e pouco de prevalecer a saúde do atleta. Se houvesse a possibilidade de fazer jogos de quatro em quatro dias, metade das lesões não aconteciam. Mas não há essa possibilidade.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório