Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

"Num campo como o do Tondela, o Rafa poderia realmente fazer a diferença"

David Bruno esteve nas últimas três épocas no Tondela e participou em cinco confrontos com as águias.

"Num campo como o do Tondela, o Rafa poderia realmente fazer a diferença"
Notícias ao Minuto

08:08 - 26/10/19 por Francisco Amaral Santos

Desporto Exclusivo

David Bruno não deixará de acompanhar à distância aquilo que vai acontecer no próximo domingo em Tondela. A equipa auriverde recebe o Benfica em jogo da 8.ª jornada da I Liga e o agora jogador do Astra Giurgiu acredita num bom resultado para os beirões. 

Nas últimas três temporadas, o lateral português esteve em Tondela e acumulou um saldo de cinco jogos diante das águias, estando igualmente presente na vitória memorável do Tondela em pleno Estádio da Luz na época 2017/18. 

David Bruno destaca a boa temporada que o Tondela está a realizar e refere que os primeiros 25 minutos da partida diante do Benfica podem ser... "decisivos". 

"O Tondela está a superar as expectativas. Acho que ninguém esperava, para quem está de fora, que o Tondela estivesse tão acima na tabela. Acompanho mais o Tondela porque joguei lá nos últimos três anos e tenho lá amigos, e tem feito bons jogos, especialmente fora de casa. Acho que o Tondela poderá surpreender. São jogos sempre diferentes. As equipas mais pequenas têm sempre muita motivação para estes jogos e não sei que Benfica podemos esperar. Agora, sem o Rafa… O Seferovic também está em dúvida", começou por dizer David Bruno, em declarações ao Desporto ao Minuto, prosseguindo. 

"Claro que o Rafa é uma baixa importante para o Benfica. Este ano tem sido dos jogadores mais determinantes. Já joguei contra ele e dá muito trabalho às defesas. É muito rápido no drible e no controlo de bola. Nestes jogos em que os campos são mais pequenos, como é o caso do Tondela, o Rafa tem o drible curto e poderia fazer realmente a diferença. Mas, atenção, o Benfica tem as suas armas e terá mais do que um substituto para colocar no lugar do Rafa. Será um jogo complicado para o Benfica. Passei pela aquela casa durante três anos e sei aquilo que sentíamos quando jogávamos contra os grandes. E os grandes sentem essa dificuldade de jogar em Tondela. Creio que se o Tondela aguentar os primeiros 25 minutos sem sofrer golos, o jogo ficará complicado para o Benfica", explicou o jogador de 27 anos, antes de ser convidado a lançar um prognóstico para o jogo de domingo. 

"Acredito no empate de 1-1. Não quer dizer que eu quisesse este resultado, mas é aquele que eu acredito que pode acontecer no domingo", exclamou. 

João Cardoso lotado e a vingança na Luz

O Tondela anunciou, na quarta-feira, que o jogo diante do Benfica terá lotação esgotada no Estádio João Cardoso, facto que faz David Bruno recordar o passado. 

"Nestes jogos é o costume. Sempre casa cheia, é pena que mais de metade dos adeptos esteja a torcer pela equipa de fora em vez de torcer pela equipa da casa. É pena que assim seja, mas já sabemos que contra as equipas grandes isso acontece", sublinhou. 

David Bruno faz parte do lote de jogadores que conseguiram levar o Tondela a uma vitória histórica em casa do Benfica na temporada 2017/18. O lateral natural do Porto não esquece esse momento e apelida o mesmo de pequena "vingança" face àquilo que se dizia do Tondela naquela altura. 

"Acho que era importante para o Tondela conseguir a vitória em casa e dar essa alegria aos adeptos. E também é importante porque no passado o Tondela foi muitas vezes associado ao Benfica. Eu estava lá nessa altura e ouvia esses comentários e sofríamos isso na pele. Depois tivemos aquela pequena vingança de irmos ganhar à Luz e provarmos que não havia nenhuma amizade ou associação entre os clubes. O antigo presidente poderia ter boas relações com o Benfica, mas não passava disso. Somos profissionais e queríamos ganhar os jogos todos", vaticinou. 

Elogios para o Famalicão 

Apesar de jogar e viver na Roménia, David Bruno não deixa de acompanhar aquilo que acontece no campeonato português e não esconde a surpresa que o Famalicão lhe provocou. O jogador formado no FC Porto lembra, porém, que a equipa de João Pedro Sousa terá um "teste" de elevado grau de dificuldade nesta 8.ª ronda.

"Está a ser um campeonato bastante competitivo e com o Famalicão a ser a grande surpresa. Uma equipa que subiu de divisão passados tantos anos e que agora lidera o campeonato. Vão ao Dragão e vamos ver se conseguem ganhar. Já foram ganhar ao Sporting em Alvalade, é verdade. Num momento diferente, mas foram. Mas agora é que vai ser o verdadeiro teste contra o FC Porto no Dragão", argumentou David Bruno que também não tem dúvidas que no final da presente época serão Benfica e FC Porto as "equipas que estarão na luta pelo título."

Experiência fora tornou-o mais "forte" 

Os primeiros meses da aventura de David Bruno na Roménia não foram nada fáceis. A língua e a cultura travaram o processo de adaptação do jogador português que, porém, diz-se agora "perfeitamente adaptado" a um país diferente e a um povo "menos hospitaleiro" após "um choque inicial." 

"Os primeiros tempos foram complicados. A língua é diferente… Há palavras que entendo, porque a língua deles vem do latino, mas não é a mesma coisa do que estar em Portugal. Eu até falo bem inglês, mas aqui nem toda a gente fala. A interação nos primeiros tempos foi complicada. Ir ao restaurante, ao supermercado… Tive algumas dificuldades. E depois, claro, o povo aqui não é tão aberto como em Portugal. Não há a mesma hospitalidade. A língua foi a grande barreira nos primeiros tempos. Não é que a domine agora, mas já consigo entender melhor. Mas também a frieza. Em Portugal, nomeadamente no mundo do futebol, quando chega algum estrangeiro temos aquele cuidado de integrá-lo e ajudá-lo. Aqui não existe tanto essa hospitalidade", frisou David Bruno, adiantando também que em termos futebolísticos o campeonato romeno está um pouco abaixo do português mas que existe "muita qualidade."

Orgulho pelo amigo Paciência 

David Bruno afirma-se muito feliz pelo sucesso que o amigo e antigo companheiro Gonçalo Paciência tem protagonizado na Alemanha ao serviço do Eintracht Frankfurt, e acredita mesmo que o avançado português poderá estar muito perto de voltar à seleção nacional. 

"Em primeiro lugar, fico muito feliz pelo sucesso que o Gonçalo Paciência está a ter. Pelo sucesso e pela regularidade que encontrou. Acho que essa regularidade também se deve ao facto de ter ultrapassado a questão física, depois daquelas duas lesões no joelho e aquela questão de saúde que o afastou durante algum tempo. Agora ele sente-se bem fisicamente e consegue mostrar a qualidade que toda a gente lhe reconhecia. Felizmente, as coisas que estão a correr-lhe muito bem e tem estado a fazer um início de época com bastantes golos e boas exibições. A porta da seleção vai voltar a abrir-se. Se ele continuar assim, penso que continuará agarrar a oportunidade na seleção", rematou David Bruno. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório