Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Raio-X a Rosier: Leão pode ganhar muito com um lateral propenso a lesões

O Desporto ao Minuto convidou Johann Crochet, comentador da Eurosport francesa, para analisar o futuro reforço do Sporting.

Raio-X a Rosier: Leão pode ganhar muito com um lateral propenso a lesões
Notícias ao Minuto

07:30 - 20/06/19 por Ricardo Santos Fernandes

Desporto Análise

O Sporting já oficializou a contratação de dois reforços - Luís Neto e Luciano Vietto -, todavia está muito perto de transformar este dueto num trio com a vinda de Valentin Rosier.

O lateral-direito do Dijon já aterrou em Lisboa e terá  inclusivamente efetuado exames médicos na manhã desta quarta-feira. Um negócio que pode ser fechado por cinco milhões de euros, havendo ainda a possibilidade deste valor sofrer uma redução, caso Mama Baldé seja incluído no negócio.

Mas, afinal, quem é Valentin Rosier? O que os adeptos leoninos podem esperar deste defesa de 22 anos? Que margem de progressão tem este lateral francês? Quais os seus pontos fortes e fracos?

Questões que pairam no ar e o Desporto ao Minuto decidiu procurar ajuda com Johann Crochet, comentador na Eurosport em França, que seguiu de perto a carreira de Rosier, formado no modesto Rodez e que depois prosseguiu para o Dijon, onde vestiu a camisola principal do emblema francês por 60 ocasiões no decorrer de três épocas. 

Como descreveria Rosier? É um jogador muito interessante para qualquer treinador, visto que ele pode jogar tanto à esquerda como à direita. No Dijon ele acabou por desempenhar funções defensivas dos dois lados. Penso que ele seja melhor a jogar à direita, porque ele usa quase sempre o seu pé destro. É um jogador que quando joga pela esquerda procura muitas vezes posições interiores, para usar o seu pé direito.

As suas potencialidades: Ele é um defesa bastante rápido, muito interessante no seu jogo ofensivo, que desempenha muito bem funções de médio/ala direito e até de extremo. Ele é um jogador forte, tecnicamente evoluído e que faz muito bem todo o corredor. Ele é capaz de repetir as mesmas ações, várias vezes, no decorrer do encontro, sendo um atleta capaz de fazer ‘várias piscinas’. Ele sobe e desce, sobe e desce, com muita facilidade.

Pontos fracos a ter em consideração: É um jogador que tem de ser gerido com pinças, tem alguma propensão para se lesionar. Na época anterior lesionou-se duas vezes no pé direito, o que o afastou durante meia temporada do Dijon [em 2019 realizou apenas um encontro].

É um lateral de marcar muitos golos?  Ele é um jogador que marca poucos golos, mas acredito que o jogo de posse do Sporting potencia as características ofensivas de Rosier. No Dijon tornou-se mais difícil ele explorar esta vertente, pelo facto de estar inserido numa táctica de maior contenção.

Margem de progressão: Ele tem uma enorme margem de progressão, já esteve nos escalões jovens da seleção francesa. É um jogador que, neste momento, tem uma enorme vontade de recuperar o tempo perdido e uma vontade louca de jogar, após as duas lesões ao pé que sofreu. Penso que o Sporting é um bom clube para o Rosier, mas ele agora necessita da confiança do treinador e precisa que ele lhe dê oportunidades dentro de campo. Acredito que ele tem todas as condições para jogar numa Premier League ou numa Bundesliga. A preparação física vai ser um pormenor fundamental para o seu rendimento na próxima época. Ele precisa de se fortalecer fisicamente, devido ao longo tempo de paragem que atravessou. Se ele se lesionar novamente vai dar novo passo atrás no seu crescimento.

Quanto é que o Sporting pode ganhar com uma futura venda? Acredito que 20, 25 ou até 30 milhões de euros o Sporting consiga arrecadar daqui a três, quatro anos com uma possível venda, ainda para mais se o clube vier a jogar a Liga dos Campeões. Rosier é um defesa lateral moderno, de percussão, bom tecnicamente e decisivo, tendo em conta a sua qualidade de passe.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório