Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Bruno fez aquilo que ninguém fazia desde 1979/80 e agarrou lugar no Jamor

Capitão do Sporting marcou em três jogos consecutivos contra o Benfica numa só temporada, e igualou feito de Rui Jordão.

Bruno fez aquilo que ninguém fazia desde 1979/80 e agarrou lugar no Jamor
Notícias ao Minuto

08:05 - 04/04/19 por Francisco Amaral Santos

Desporto Análise

Viveu-se uma noite de emoções mistas em Alvalade. O Sporting recebeu e venceu o rival Benfica (1-0), na quarta-feira, e carimbou a passagem à final da Taça de Portugal, prova da qual foi finalista vencido na última época. Os leões estavam em desvantagem na eliminatória, mas a magia de Bruno Fernandes mudou o rumo dos acontecimentos. 

Num jogo que foi resolvido pela inspiração do capitão do Sporting, o Benfica ficou pelo caminho por mostrar... falta de eficácia. 

Seferovic teve uma grande oportunidade na segunda parte para abrir o marcador, e por consequência tornar a eliminatória mais fácil para as águias, mas foi perdulário na hora de bater Renan Ribeiro. 

Minutos depois foi Jonas quem desperdiçou também uma bela oportunidade na cara do guardião do Sporting. 

Perante isto, e tal como diz a sabedoria popular, quem não marca... sofre. Bruno Fernandes já tinha enviado uma bola à trave de Svilar e aos 75 minutos fez mesmo o golo da vitória e que valeu um lugar no Jamor. Após uma perda de bola de Grimaldo em zona proibida, Bruno Fernandes depressa pegou na bola, tirou um adversário do caminho, e disparou um 'míssil' para dentro da baliza de Svilar. O único golo da partida teve assim a assinatura do médio português que esta época, refira-se, já conta com 26 golos apontados em todas as competições. 

Começam a faltar palavras, e sobretudo adjetivos, para descrever os golos de Bruno Fernandes. O médio do Sporting tem de facto um talento fora do normal e faz do remate a longa distância uma arma temível para qualquer guardião. Bruno Fernandes já tinha marcado a Svilar na 1.ª mão, na Luz, e na 2.ª voltou a ser um pesadelo para o jovem guardião das águias. 

Mas há mais. Bruno Fernandes soma três golos em três jogos consecutivos contra o Benfica na mesma época, algo que ninguém no Sporting fazia desde... 1979/80. Rui Jordão era o dono de tamanho registo e passa agora o testemunho ao jogador que resolveu a eliminatória e que garantiu um lugar na final da Taça de Portugal ao clube de Alvalade. 

Benfica centra baterias no campeonato e na Liga Europa 

Bruno Lage não escondeu alguma desilusão por não ter conseguido assegurar um lugar na final da Taça de Portugal, mas depressa apontou baterias para o "sonho" do campeonato. O técnico das águias lamentou ainda a falta de eficácia e, de facto, o Benfica apenas pode queixar-se de si próprio. Trazia uma vantagem do jogo da 1.ª mão e não foi capaz de 'matar' o jogo em Alvalade quando o resultado ainda registava um nulo. 

Também a Liga Europa ainda está no calendário do Benfica que terá de eliminar os alemães do Eintracht Frankfurt para chegar às meias finais e depois, aí sim, pensar em chegar à final. No entanto, Bruno Lage parece ter deixado bem claro que a prioridade é o campeonato. 

Dragões e leões voltam a defrontar-se 

Com a vitória no dérbi eterno, o Sporting junta-se ao FC Porto na final disputada no Jamor. Tal não acontece há já mais de dez anos. Na temporada 2007/08 dragões e leões mediram forças, e no fim foi a equipa de Lisboa quem levantou o troféu. 

Nessa partida Tiui (lembra-se dele?) foi o herói dos leões ao apontar os únicos dois golos do jogo perante um FC Porto que na baliza tinha.... Nuno Espírito Santo, atual treinador dos ingleses do Wolverhampton. 

Sporting vs Benfica
2 Remates à baliza 1
16 Remates para fora 8
52% Posse de bola  48%
9 Cantos  2
0 Foras de jogo 1
24 Faltas  15
6 Cartões amarelos 3
0 Cartões vermelhos  1

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório