Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

"Ucrânia? Não tenho vergonha nenhuma em assumir que sou favorito"

Fernando Santos acredita na vitória e diz não ter "dores de cabeça" para formar o 'onze'.

"Ucrânia? Não tenho vergonha nenhuma em assumir que sou favorito"
Notícias ao Minuto

12:52 - 21/03/19 por Notícias Ao Minuto

Desporto Fernando Santos

Fernando Santos admitiu, esta quinta-feira, que Portugal é favorito para bater a Ucrânia, no jogo que marca o arranque da caminha rumo ao Campeonato da Europa de 2020. No entanto, e tal como fez Pepe, que falou ao seu lado, o selecionador nacional alertou para as "dificuldades" que o adversário desta sexta-feira poderá colocar.

Fernando Santos

Jogo contra os adversários mais complicados: É evidente. Basta olhar para o ranking, que é algo que fazem sempre, e percebe-se que os dois grandes adversários da seleção portuguesa na qualificação são a Ucrânia e a Sérvia. Mas não nos podemos esquecer da Andorra e da Lituânia, sob pena de que as coisas corram mal. Muitas vezes é nesses jogos que as coisas correm menos bem e as qualificações não se alcançam. O primeiro adversário estava na Zona B da Liga das Nações, foi campeão e no próximo ano está no Grupo de Elite. A Sérvia estava no Grupo C e no ano estará no Grupo B. Isso diz muito da mais-valia destas equipas. São dois adversários fortíssimos. Como sempre fizemos, temos de respeitar muito, mas com confiança na competência da minha equipa. Esperamos que com dificuldade, mas que com a ajuda do público, os meus jogadores deem mais uma alegria ao país. Pensamos jogo a jogo, é o que vamos fazer amanhã. Os meus jogadores estão preparados. Há alguns que têm mais de 50 jogos nas pernas, que nas últimas três semanas jogaram sete ou oito jogos. A nós, treinadores, limita-nos muito ao nível do treino. O trabalho que se faz aqui é de recuperação. Felizmente, contamos com jogadores muito inteligentes. É muito importante saber absorver, porque nos clubes temos muito tempo, mas aqui passa muito pela capacidade mental deles.

Dificuldades para montar o 'onze': Portugal sempre teve jogadores de grande qualidade. É campeão da Europa, não nos podemos esquecer disso. Portugal tem tido, ao longo da sua história, enormes jogadores. Dizer que é o grupo mais forte de todos, é um bocadinho exagerado. Agora, que é um grupo de enorme qualidade, sim. Para além destes, há mais dez ou 15 que podem jogar nesta equipa. Até este momento, o que foi melhor de todos, foi o que foi campeão da Europa.

Estreantes na seleção: Não vou dar o 'onze'. Em relação ao que analisei do comportamento dos jogadores, não vou tornar público. Nem seria correto para eles, mesmo que fosse muito positivo.

Arranque em falso no apuramento para o Mundial de 2018: Temos sempre tendência a analisar as coisas de forma negativa, mas nos dois últimos apuramentos, Portugal acabou no primeiro lugar, o que há muito tempo não acontecia. Podíamos ir por aí... É uma verdade que toda a gente conhece, mas estamos preparados para ganhar. Não vivemos de fantasmas de não vencer no primeiro jogo. Perante um adversário de grande qualidade... Esperamos da Ucrânia uma equipa tecnicamente muito evoluída, com jogadores muito rápidas. É uma equipa de posse, que gosta de ter bola, consolidada nos processos do Shakhtar, que é o grande abastecedor de jogadores desta seleção, com um treinador que conhecemos bem. Conhecemos muito bem as caraterísticas da equipa da Ucrânia, estamos preparados para isso. Sabemos bem o que temos de fazer e a qualidade que temos. Não tenho dúvidas de que Portugal irá dar uma excelente resposta e vencer este jogo.

Cristiano Ronaldo: Portugal não vai mudar a forma de jogar, sempre jogou em 4x4x2 híbrido. Amanhã, irão ver a resposta que temos para dar.

Desilusão não vencer: Se não vencer, é uma desilusão para mim. Acredito que Portugal vai vencer o jogo. Não tenho vergonha nenhuma em assumir que sou favorito. Jogo em casa... Se não me assumisse como favorito, quando é que ia assumir? Agora, uma coisa é ser favorito, outra coisa é não saber que do lado de lá está uma equipa que também é candidata a ganhar o jogo. A diferença entre favorito e candidato é muito ténue. Basta ver as declarações deles, todos acreditam. Jogam em clubes de nomeada.

Dores de cabeça para formar o 'onze': Se quase aos 65 anos tivesse dores de cabeça, sabia bem onde é que ia. Ia à farmácia comprar aspirinas. Mal de mim que depois não dormia e gosto muito de dormir.

Pepe

O que esperar da Ucrânia: Tive a ver um pouco da seleção ucraniana, joguei com um dos guarda-redes na Turquia. É uma seleção jovem. Se não me engano, há três jogadores acima dos 30 anos. Vamos ter bastantes dificuldades amanhã, não vai um jogo fácil, mas trabalhámos bem para, amanhã, entrar com a maior clareza do que é preciso fazer para ajudar Portugal a conquistar a vitória.

Relação com jogadores de outros clubes: Aqui não há que mudar o chip, há que defender Portugal. Dou-me muito bem com todos eles. Independentemente do clube em que jogam, estamos aqui para defender Portugal. É isso que vamos fazer, porque temos essa ilusão de estar no Campeonato da Europa e poder revalidar o nosso título.

Fase de apuramento começa mais perto do final da época: Se for no começo da época, é porque os jogadores não estão rotinados... O mais importante é que temos estes dois jogos agora, depois quando voltarmos a jogar defrontamos novamente a Sérvia. São três jogos muito importantes para nós, que queremos ganhar, sabendo que vai ser muito difícil. Temos de ter a humildade de reconhecer que, do outro lado, há adversário que quer vencer Portugal.

Dyego Sousa: Fico muito feliz por ele. Para mim, tomou a decisão certa. É um jogador que está completamente integrado na cultura portuguesa. Veio para nos ajudar e, quando é assim, é sempre positivo.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório