"Há 2 anos, joguei em Anfield para 50 mil pessoas. Olha para mim agora"

José Enrique correu risco de vida quando, há menos de um ano, lhe foi diagnosticado um raro tumor na cabeça.

Notícia

© Reprodução El Español

Notícias Ao Minuto
04/02/2019 13:32 ‧ 04/02/2019 por Notícias Ao Minuto

Desporto

José Enrique

Com passagens por clubes históricos, como o Liverpool ou o Newcastle, José Enrique viu a sua vida ‘virar do avesso’ no passado mês de maio, quando lhe foi diagnosticado um raro tumor que o deixou às portas da morte.

Agora, em entrevista ao jornal britânico The Times, o ex-lateral-esquerdo faz a cronologia dos acontecimentos. Tudo começou apenas oito meses após pendurar as chuteiras de forma precoce, devido a uma série de lesões no joelho.

O antigo jogador estava a começar a trabalhar como empresário, pelo que agendou um jantar em Londres, com Chris Hughton, treinador do Brighton, com quem tinha partilhado balneário no Newcastle.

“As luzes estavam mesmo a incomodar-me os olhos. O meu irmão disse que, provavelmente, era uma enxaqueca. Tentei dormir nessa noite, mas a minha cabeça latejava de forma louca. Tudo estava em todo o lado e não conseguia aguentar”, lembrou.

“Chamei um médico ao hotel. Ele deu-me alguns comprimidos para me ajudar a dormir e disse que, se me continuasse a incomodar, faria alguns exames de manhã. Quando acordei, não conseguia ver bem do meu olho esquerdo. Disse ao meu irmão ‘Não estou bem, Estou assustado’”, acrescentou.

Foi então que José Enrique visitou o St. George’s Hospital, quando lhe foi diagnosticado um cordoma: “É um tipo muito raro de tumor, que pode desenvolver-se no crânio ou na coluna. É muito raro. Afeta uma pessoa num milhão”.

“Disseram-me que podia ter estado lá desde muito jovem, mas que tinha começado a crescer. É maligno e agressivo. Disseram que estava a pressionar o nervo, e era por isso que não conseguia ver do olho esquerdo. Disseram ‘Temos de operar. Não temos de o fazer amanhã, mas tem de ser o mais cedo possível, porque é um tumor e, quanto mais tempo lá estiver, mais danos pode causar’”, recordou.

O ex-jogador reconheceu que pensou que “ia morrer”, mas a operação a que foi sujeito, a 12 de junho, correu da melhor maneira. Ainda assim, não esquece os terríveis dias que se seguiram: “Durante cinco dias, não me conseguia mexer. Eles avisaram-me que, se me esforçasse, mesmo que ligeiramente, poderia causar demasiada pressão na cabeça. Isso incluía… sim, coisas de casa de banho”.

“Tentei aguentar, aguentar, e, eventualmente, não consegui mais. ‘Traz-me o bacio’, disse à Amy [sua mulher], ‘Há dois anos, joguei em Anfield para 50 mil pessoas. Olha para mim agora, preso à cama, a fazer as necessidades num bacio’. Tentámos brincar com isso, mas eu ficava muito afetado às vezes. E não conseguia chorar. Um dos efeitos secundários foi que deixei de conseguir produzir lágrimas”, lamentou.

Agora restabelecido, José Enrique irá realizar novos exames em abril, para “ter a certeza” de que o tratamento funcionou: “Eles dizem que há 95 a 97% de probabilidade de que tenha desaparecido. Claro que espero que assim seja. Depois disso, vai haver mais consultas de rotina. Vou andar em consultas durante, mais ou menos, o resto da minha vida”.

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Família Conceição defendida no FC Porto: "A estupidez devia ter limites"

Nuno Lobo

Família Conceição defendida no FC Porto: "A estupidez devia ter limites"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Renault Rafale Presidencial. O novo carro oficial do presidente francês

Emmanuel Macron

Renault Rafale Presidencial. O novo carro oficial do presidente francês

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas