Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Cheirou a Taça, mas Hernâni lançou a 'boia' que salvou o dragão

O FC Porto bateu o Leixões por 2-1 em Matosinhos e carimbou o passaporte para as meias-finais da Taça de Portugal, onde irá enfrentar o Sporting de Braga.

Cheirou a Taça, mas Hernâni lançou a 'boia' que salvou o dragão

Resumo do jogo

O FC Porto agendou, esta terça-feira, encontro com o Sporting de Braga nas meias-finais da Taça de Portugal, ao sair do estádio do Mar com um triunfo por 2-1 sobre o Leixões, conquistado apenas no prolongamento.

Herrera abriu o marcador em Matosinhos, mas Zé Paulo atirou o jogo para o tempo extra. Foi aí que, em pleno estádio do Mar, apareceu Hernâni a lançar a ‘boia de salvação’, que colocou os campeões nacionais na próxima fase da prova rainha do futebol português.

Herrera construiu a vantagem...

Sérgio Conceição aproveitou a visita ao estádio do Mar para resguardar algumas das suas peças principais, como foi o caso de Casillas, Maxi Pereira, Éder Militão, Moussa Marega ou Yacine Brahimi, mas nem por isso o FC Porto se ressentiu.

Na defesa, Pepe – que voltou a ser titular de dragão ao peito 12 anos depois – mostrou a segurança e tranquilidade com nos habituou, ao passo que, na frente de ataque, Fernando Andrade deu provas, não só de força física, como também de alguma técnica.

No entanto, a virtude estava, efetivamente, no meio. Héctor Herrera e Óliver Torres impuseram a lei do dragão do meio-campo e ‘fabricaram’ o golo que quebrou o nulo: o primeiro, com um belo passe, assistiu o segundo, que recebeu e atirou forte, sem hipóteses para Luís Ribeiro.

Os homens da casa viram-se em desvantagem logo aos 11 minutos, mas nem por isso esmoreceram. Salvaguardados por Ceitil, os irrequietos Bernardo e Ofori tentaram sempre agitar o jogo, e, aos poucos, o Leixões foi conseguindo afastar o jogo da sua própria grande área.

A equipa de Jorge Casquilha não se deixou intimidar pela pressão portista e, construindo a partir da defesa, foi tentando colocar o seu futebol em prática. Mas a verdade é que o mais que se aproximou do golo foi a partir de um remate bastante torto de Bernardo, que não deu trabalho a Fabiano.

… que Zé Paulo destruiu à ‘bomba’

Na segunda parte, o FC Porto, talvez já de cabeça posta no encontro com o Desportivo de Chaves, na próxima sexta-feira, tirou o pé do acelerador, e o Leixões aproveitou para galgar vários metros no terreno.

Assim que João Capela apitou para o arranque da segunda parte, a equipa da casa instalou-se no meio-campo adversário, apostando no lançamento de vários cruzamentos para a grande área. Ainda assim, com maior ou menor dificuldade, os dragões foram conseguindo afastar o perigo.

Preocupado com a falta de intensidade defensiva da sua equipa, Sérgio Conceição retirou Jesús Corona e fez entrar Éder Militão, mas nem assim recuperou a segurança. Aos 72 minutos, Jorge Casquilha lançou Zé Paulo para o lugar de Ceitil, e o médio só precisou de seis minutos para deixar a sua marca.

Após um passe longo de Jorge Silva, o brasileiro encheu o pé e, de longe da grande área, desferiu um potente remate que só parou no fundo das redes azuis e brancas. Uma igualdade meritória, tendo em conta o crescimento do Leixões na segunda parte, e que obrigou o encontro a seguir para prolongamento.

Hernâni salvou o dragão no ‘Mar’ de Matosinhos

Já em tempo extra, os dragões voltaram a mostrar as garras e a controlar o jogo, tal como fizeram na primeira parte. E foi com alguma naturalidade que, aos 101 minutos, chegou ao golo… que acabou por ser mal anulado por João Capela.

Alex Telles bombeou uma bola para a grande área, Marega cabeceou e Luís Ribeiro defendeu. Na recarga, Soares marcou, mas o árbitro entendeu (mal) que o avançado, que tinha entrado para o lugar de André Pereira, estava em posição irregular.

Foi então que, a apenas dois minutos do desempate por grandes penalidades, Hernâni, o ‘coelho tirado da cartola’ por Sérgio Conceição, apareceu na grande área e, a passe de Adrián López, assinou o golo que colocou os dragões nas meias-finais da Taça de Portugal.

Momento do jogo: Não há como escapar. Hernâni saiu do banco aos 99 minutos, e, aos 118, fez o golo que valeu ao FC Porto um lugar nas meias-finais da Taça de Portugal. Os embates com o Sporting de Braga estão agendados para os próximos dias 5 de fevereiro e 2 de abril.

Acompanhamento do jogo

120' - Apito final em Matosinhos. O FC Porto sofreu (e bem), mas um golo tardio de Hernâni assegurou um lugar nas meias-finais da Taça de Portugal, onde irá defrontar o Sporting de Braga.

118' - GOOOOOOLOOOOOO do FC Porto! Hernâni saiu do banco e, após cruzamento de Adrián López, conseguiu, por fim, derrubar a resistência do Leixões.

113' - Outra vez Luís Ribeiro! Hernâni tinha tudo para marcar, mas o guardião do Leixões, mais uma vez muito bem, desviou para canto.

111' - Luís Ribeiro segura o empate! Herrera rematou e a bola ainda desviou, mas o guarda-redes do Leixões estava atento e defendeu com segurança.

106' - Rola a bola na segunda parte do prolongamento. Os dragões dão o pontapé de saída.

105' - Final da primeira parte do prolongamento. Continua tudo empatado no estádio do Mar.

101' - Gritou-se golo em Matosinhos! Após livre cobrado por Alex Telles, Moussa Marega cabeceia, Luís Ribeiro defende e a bola sobra para Soares, que desvia para a baliza. O lance foi anulado por pretenso fora de jogo do brasileiro, mas, através da repetição, é possível ver que João Capela errou.

99' - Última alteração nos campeões nacionais. Hernâni rende Fernando Andrade.

98' - Mais um cartão amarelo. Agora para Erivaldo, por pisar Óliver Torres.

93' - Pede-se grande penalidade no estádio do Mar. Fernando Andrade cabeceia e a bola parece bater no braço de Stéphane. João Capela entendeu que o lance foi fortuito, pelo que nada assinalou.

91' - Arranca o prolongamento no estádio do Mar. Evandro Brandão, lesionado, dá o lugar a Roniel

90' - Final do tempo regulamentar em Matosinhos. O FC Porto tirou o pé do acelerador na segunda parte e permitiu ao Leixões repor a igualdade. Vai haver prolongamento no estádio do Mar.

90+2' - Alteração à vista no Leixões. Oudrhiri rende Ofori.

89' - Cheirou a golo no estádio do Mar! Bura, com um pontapé-livre bem cobrado, fez a bola passar a centímetros da baliza azul e branca.

88' - Cartão amarelo para Pepe. O central entrou com tudo sobre Pedro Henrique e foi admoestado.

87' - Nova mudança no dragão. Moussa Marega entrai, sai Chancel Mbemba.

82' - Soares entrou... e quase marcou! Após uma bola bombeada para a grande área, o avançado foi às alturas e cabeceou muito perto da baliza.

80' - Sérgio Conceição mexe de imediato. Tira André Pereira e lança Tiquinho Soares.

78' - GOOOOOOOOLOOOOOOO do Leixões! Zé Paulo só precisou de seis minutos para fazer estragos! O brasileiro encheu o pé e, com um remate potente de fora da grande área, bateu Fabiano.

72' - Nova alteração no Leixões. Sai Ceitil, para dar lugar a Zé Paulo.

70' - Sérgio Conceição também mexe na equipa. É Éder Militão quem entra para o lugar de Jesús Corona.

69' - Jesús Corona dá o primeiro sinal de perigo da segunda parte! O mexicano aguentou a pressão de um defesa adversário e, já em desequilíbrio, rematou ao lado.

62' - Jorge Casquilha promove a primeira alteração no jogo. Sai Bernardo, entra Evandro Brandão.

60' - O FC Porto entrou bem menos 'mandão' nesta segunda parte. O Leixões está a conseguir pegar no jogo e a realizar alguns cruzamentos para a grande área. No entanto, para já, sem perigo concreto para a baliza de Fabiano.

46' - Já se joga a segunda parte em Matosinhos. Cabe aos dragões dar o pontapé de saída.

45' - João Capela dá a primeira parte por encerrada. O golo madrugador de Héctor Herrera vai fazendo a diferença no estádio do Mar.

36' - Fernando Andrade volta a ensaiar o remate. Já na grande área, o ex-Santa Clara recebeu um passe de calcanhar de Adrián López e rematou em jeito, mas ao lado do alvo.

31' - Bernardo ensaia o primeiro remate da partida para o Leixões. No entanto, este saiu muito longe da baliza à guarda de Fabiano.

29' - Felipe recebe o primeiro cartão amarelo do jogo. O central do FC Porto entrou de forma mais ríspida sobre Pedro Henrique e João Capela não perdoou.

17' - O FC Porto ficou a centímetros do 2-0! Fernando Andrade recebeu na grande área, rodou e rematou forte de pé esquerdo, à malha lateral.

11' - GOOOOOOLOOOOOO do FC Porto! É de Héctor Herrera! Óliver Torres lançou um belo passe sobre a defesa do Leixões, o mexicano recebeu e, com um remate forte, bateu Luís Ribeiro.

0' - Rola a bola no estádio do Mar. O pontapé de saída pertence ao Leixões.

Onzes

Leixões: Luís Ribeiro; Jorge Silva, Matheus Costa, Bura; Stéphane, Ceitil, Luís Silva, Lawrence Ofori; Erivaldo, Bernardo e Pedro Henrique.

FC Porto: Fabiano; Mbemba, Felipe, Pepe, Alex Telles; Herrera, Óliver, Adrián, Corona; André Pereira e Fernando.

Antevisão

Depois do empate a ‘zeros’ com o Sporting, em Alvalade, que impediu um recorde histórico de 19 vitórias consecutivas, o FC Porto regressa, esta terça-feira, à ação no estádio do Mar, onde irá defrontar o Leixões de olhos postos nas meias-finais da Taça de Portugal.

Frente a frente estarão o líder isolado do campeonato nacional e o 11.º classificado da II Liga. Um embate, à primeira vista, desigual, mas no qual Sérgio Conceição deixou claro que não espera facilidades.

“Espero um jogo difícil, com uma equipa de um escalão inferior, o que não é sinónimo de facilitismo. O Leixões é uma equipa muito apaixonada, muito aguerrida a jogar no seu estádio. Temos de dar o máximo para seguir às meias-finais porque é um objetivo”, referiu o técnico.

Do outro lado, Jorge Casquilha prometeu um Leixões “fortíssimo”, pelo que deixou o aviso: “O FC Porto, para nos ganhar, vai ter de correr mais do que nós, porque a equipa vai estar super motivada”.

O Leixões-FC Porto será apitado por João Capela e poderá acompanhá-lo, em direto, no Desporto ao Minuto, a partir das 19h30.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório