Powered bySolverde
Disclaimer

Em nome de CR7, de Mourinho e de Conceição. A 'Trindade' das mais lidas

Fique a saber quais foram as notícias de desporto mais lidas de 2018.

Notícia

© Reuters

Ricardo Santos Fernandes
31/12/2018 17:32 ‧ 31/12/2018 por Ricardo Santos Fernandes

Desporto

2018 em revista

E mais um ano terminou. O 'filme desportivo' de 2018 foi uma bela 'salada russa', na qual recordes foram quebrados, transferências ditas impensáveis se concretizaram, dias de terror percorreram o futebol português, treinadores despedidos numa noite e recontratados no dia seguinte. E, porque o sal e a pimenta são fundamentais para uma salada a gosto, também não faltaram episódios insólitos, gestos honrosos e outros tantos um pouco mais bizarros. No meio disto tudo, deixamos uma questão: quantas notícias do Desporto ao Minuto leu nos intervalos da sua condução? Confuso, no final vai perceber a intromissão.

Depois de um Natal em que se deixou tentar por mil e uma iguarias nacionais e o seu estômago ficou a pedir 'socorro', até sabe bem falar de saladas. Mas não foi à toa que mencionámos a salada russa. Não tivesse sido aquele país que acolheu em 2018 o maior certame futebolístico.

França sagrou-se campeã do mundo e recuperou do desgosto português no Euro-2016. Já a Croácia deixou o planeta rendido com as suas prestações até à final, galvanizando-se pelo caminho sobre argentinos e ingleses. E para muito ajudou um Super Modric, eleito o melhor jogador do torneio, e no final do ano destronou a dinastia Messi&Ronaldo e ergueu a tão aclamada Bola de Ouro.

Num Mundial onde Portugal caiu aos pés do Uruguai nos oitavos-de-final, a Alemanha assumiu-se como a grande desilusão, sendo afastada pela primeira vez na sua história na fase de grupos, enquanto a Espanha foi derrubada pela 'matrioska' russa. Numa grande competição onde não faltaram polémicas e gestos honrosos fora das quatro linhas: desde uma jornalista assediada em direto, a uma célebre limpeza das bancadas, até senegaleses e japoneses que entraram para o caderno de elogios, após recolherem o lixo que tinham feito durante o jogo. 

O exemplo de civismo também chegou a Portugal e o Feirense decidiu, a seguir ao duelo realizado no Estádio D.Afonso Henriques, deixar o balneário que a equipa ocupou a brilhar. E os números também explodiram. O país aplaudiu e esta notícia entrou para a galeria das mais vistas. A exemplo de outros momentos para os quais devemos acionar o 'replay': o gesto de fair-play do Tondela que comoveu o FC Vale Formoso e o comportamento dos adeptos do Sporting em Londres.

Todavia, nem todos os adeptos mereceram aplausos e, por alguns indivíduos, a história de um clube se 'sujou' com nódoas difíceis de limpar. No dia 15 de maio, algumas dezenas de sportinguistas associados à claque Juventude Leonina entraram nas instalações da Academia de Alcochete e agrediram jogadores e equipa técnica. As imagens correram mundo, a imprensa estrangeira não demorou a escrever sobre o dia mais negro dos leões e as 'garras' desapareceram. Nove jogadores apresentaram a rescisão unilateral com o clube, a direção caiu em bloco e a figura de Bruno de Carvalho começou a diluir-se nas vitrines verde e brancas.

Sousa Cintra assumiu o controlo de um clube em transição, e Frederico Varandas ergueu um emblema a sair do 'coma'. A recuperação aconteceu, mas José Peseiro não teve capacidade para seguir a escrever um guião que agora precisa da ajuda do 'google tradutor'. Sim, a história escreve-se em holandês e sob as ordens de Marcel Keizer.

E, no outro lado da Segunda Circular, também quase ocorria mudança no banco técnico, mas a 'placa giratória' parou a meio. O Benfica viveu um pesadelo em Munique (derrota por 1-5 diante do Bayern), o futebol apresentado era "lento, lento, lento". Lenços brancos erguiam-se e os assobios a Rui Vitória deixaram Luís Filipe Vieira ao virar de uma estrada sem saída. O presidente dos encarnados adormeceu com Rui Vitória demitido, mas acordou com uma ideia diferente. Lá diz o ditado: o que hoje é verdade, amanhã é mentira.

O dilúvio pairou no panorama desportivo, mas a nível jurídico o nome do Benfica andou a rodopiar por departamentos de investigação criminal. Com ou sem toupeiras, a SAD das águias foi acusada de 30 crimes,  entre os quais falsidade informática, recebimento indevido de vantagem e corrupção.

Está na hora de deixarmos a capital e de viajarmos até à Invicta, onde mora um FC Porto que derrubou o tão desejado penta do Benfica, e catapultou um treinador que conduziu o dragão ao trono da Liga. Já na Europa garantiu, em dois anos, apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões.

A prova milionária voltou a ter denominador comum. O Real Madrid tornou a conquistar a 13.ª Liga dos Campeões, a terceira de forma consecutiva, e Cristiano Ronaldo 'arrecadou' a quinta para o seu curriculum, que deixou de ser blanco para se continuar a escrever em bianconero. O internacional português deixou de ser persona non grata e a Juventus abraçou-o de braços abertos a partir de 10 de julho. 

O avançado madeirense rapidamente quebrou uma série de recordes em Turim e nem a difícil expulsão em Valencia, na sua estreia pela Juve na Champions, estragou os planos de um Ronaldo que se mostra feliz e novamente acarinhado.  

Contente não andava a direção do Manchester United que decidiu colocar um ponto final na era Mourinho em Old Trafford. A saída do internacional português desencadeou uma série de reações e para a galeria das notícias mais lidas do ano entrou a reação de Pogba

Terminado o balanço de 2018, provavelmente chegou a hora de voltar a pegar nas chaves do seu carro. Ainda se recorda da pergunta que fizemos no início deste artigo?  Provavelmente leu algumas notícias e talvez o seu veículo já tenha sobreaquecido algumas vezes. Então, despedimos-nos deixando aqui uma dica. Um 'truque' japonês

Nós, caro leitor, prosseguimos viagem em 2019.

Eis o que os leitores mais 'clicaram' em cada mês de 2018:

Mês  Notícias
Janeiro O gesto de Ronaldo que está a dar que falar na Internet
Fevereiro Patinadora descuidou-se e mostrou demais em prova dos Jogos Olímpicos
Março Lesão arrepiante obriga jogadores a recolher ao balneário
Abril Imprensa mundial rendida a Ronaldo: "De que planeta vieste"
Maio  "Eu andava a passar fome e o Conceição não tinha pena nenhuma"
Junho Jornalista brasileira foi assediada, não gostou e respondeu em direto
Julho Esqueça a Juve, esqueça o Real Madrid. CR7 recusou o negócio do século
Agosto Foi assim que os jogadores do Feirense deixaram o balneário em Guimarães
Setembro Quer arrefecer o carro em segundos? Siga este truque japonês
Outubro Bola de ouro: Estão revelados os 30 candidatos
Novembro Goal: Modric eleito o melhor jogador do mundo
Dezembro Plantel festejou quando saiu o FC Porto? Roma já reagiu e não foi branda
Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

"Quem põe o Benfica em risco não pode ter lugar no nosso clube"

Mauro Xavier

"Quem põe o Benfica em risco não pode ter lugar no nosso clube"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Filipe Albuquerque

Os dois carros clássicos que Filipe Albuquerque conduz nas estradas

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas