Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

O aviso de Vieira: "É para jogar à Benfica. Não é para jogar lento lento"

Presidente do Benfica deu explicações sobre o futuro do clube.

O aviso de Vieira: "É para jogar à Benfica. Não é para jogar lento lento"
Notícias ao Minuto

19:45 - 29/11/18 por Notícias Ao Minuto

Desporto Luís Filipe Vieira

Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, esteve esta quinta-feira em conferência de imprensa para esclarecer o futuro de Rui Vitória. O líder das águias admitiu que ponderou a saída do técnico, mas decidiu dar um voto de confiança. 

O discurso de Vieira 

"Vamos diretamente ao assunto e sermos objetivos. O que estamos aqui a falar é sobre Rui Vitória. Vai continuar a ser treinador. Não vou esconder a todos vós uma situação que comentámos e falámos ainda ontem sobre a sua continuidade ou não. Por isso todas as notícias que têm saído não são culpa da comunicação social. "

"Dizer que o Rui Vitória é alguém comprometido com o projeto do Benfica que assenta muito na formação dos nossos jovens. Foi ele quem lançou diversos jovens, como o Ederson, o Lindelof, o Guedes, o Renato Sanches, o Rúben Dias, o Gedson e o João Félix. Neste momento, há um descontentamento generalizado entre os benfiquistas. Qualquer benfiquista sente que não está bem por causa dos resultados recentes. Mas para aquilo que é o projeto do Benfica é importante que Rui Vitória continue. Continuo a acreditar que é possível e todos os títulos em Portugal estão em aberto."

"Dizer que ele nos primeiros dois anos conseguiu ganhar seis títulos, foi o treinador do ano nesses dois anos. Também nos qualificámos para os oitavos de final da Champions. No terceiro ano, as coisas não nos correram tão bem. Neste momento, esta época ainda não acabou. Nos últimos dez anos o Benfica teve dois treinadores e até ao momento já ganharam 16 títulos. Fazendo a comparação com os rivais e vermos a quantidade de treinadores que tiveram... Aquilo que é a trajetória do Benfica é a estabilidade verificada. É uma decisão amadurecida durante a noite e que às 7h30 da manhã eu comuniquei ao Tiago Pinto. Só estava à espera da chegada de Rui Vitória. Quando chegou, falámos e disse-lhe o que pensava. E se ele estava preparado e motivado para continuar face ao que tinha acontecido nos últimos dias. Praticamente, o Rui Vitória era uma carta fora de baralho, desculpem dizer isto assim, perante a opinião pública e perante a comunicação social. Perante estas, Rui Vitória era uma carta fora do baralho." 

"A responsabilidade assenta em mim, nessa decisão. Apesar de ontem um grupo de pessoas estar reunido e termos encaminhado para uma determinada direção, mas depois de termos refletido muito entendi que o melhor era [Rui Vitória] continuar. Continuo a pensar que ele é o homem certo para o lugar certo." 

"O Benfica vai continuar a ser comandado de dentro para fora. É assim que se vai manter nestes 17 anos de Benfica." 

Questões para Vieira 

Reunião de ontem: "Praticamente havia uma decisão tomada. Normalmente escuto e oiço. Dormi no Seixal e meditei bastante. A primeira pessoa a saber dessa decisão foi o Tiago. Ele olhou para mim e ficou perplexo." 

Garante total continuidade de Vitória?: "A trajetória dos últimos dez anos dá-nos razões. Não se faz outro ciclo de um momento para o outro. Acreditamos ser capazes de ganhar. O Rui Vitória, na minha opinião, será treinador até ao final da época. Só se houver algum imprevisto que possa surgir de um momento para o outro. O Rui Vitória quando falou comigo hoje de manhã, quando comecei a falar, houve uma situação que me disse: 'Presidente, nunca serei um problema para o Benfica. Se tiver que abandonar o Benfica, eu não quero indemnização nenhuma'. Mais, posso avançar e pode se provar. Depois de ter dito que iria continuar, o Rui Vitória tomou a decisão de recusar uma proposta em que iria ganhar 6 milhões de euros ou dólares. Ele depois poderá explicar isso. É para continuar."

Vitória mais fragilizado?: "É o mesmo que se passou com Jorge Jesus. Também esteve com dois pés na saída. Eu sou um presidente mais estratégico para o Benfica. Neste período todo, acho que nenhum benfiquista deve estar arrependido por todo o trabalho que temos feito. Não vale a pena andarmos a esquecer isso. Mas as pessoas têm memória curta. Há uma determinada geração do Benfica, dos mais novos, que pensam que o Benfica foi sempre assim. Eu não posso tomar nenhuma decisão em termos emocionais. Uma coisa é ter um desabafo, mas quando a decisão vai para a mesa é outra coisa. Foi uma das coisas que me ajudou a refletir. Para o projeto do Benfica não podemos contratar um treinador em 24 ou 48 horas. Nenhum treinador virá para o Benfica a pensar que irá trazer o projeto dele. É de certeza o projeto do Benfica. Nós estamos no caminho certo. Logicamente temos a obrigação de nos escutar uns aos outros. Eu sei como decido as coisas dentro do Benfica. As pessoas dizem que eu vejo mais à frente. Acredito que é por aqui que o Benfica vai ganhar. O Rui Vitória faz parte dos quadros do Benfica. Toda a gente é responsável pelo que se passou. Ele não é o único culpado. Há mais gente culpada. Acho que hoje ficou tudo claro dentro do Benfica. Desde do fisioterapeuta até ao jogador. É para jogar à Benfica. Não é para jogar lento lento lento! É à Benfica com garra!"

Jesus: "Jorge Jesus nunca foi contactado para ser treinador do Benfica. Quero deixar bem claro, vocês gostam de ser polémicos. Reparem, não é polémica pelas notícias de hoje. Vocês não tiveram a culpa disso. Alguém deu essas notícias. A comunicação social não tem culpa nenhuma. Em relação ao Rui Vitória foi comunicado de manhã. Em relação ao Jesus ninguém me pode proibir de falar com Jorge Jesus. Jorge Jesus nunca foi mencionado por mim alguma vez para ser o futuro treinador do Benfica. O que eu disse é que não sabia o futuro de Jorge Jesus. Falámos de tanta coisa, mas nunca se falou sobre ele vir para o Benfica neste momento. Logicamente que o empresário [de Rui Vitória] esteve comigo ontem, hoje foi ao Seixal. Eu disse-lhe que não vai haver situação nenhuma. As coisas já estavam claras com o Rui Vitória. Fala com ele [empresário]. E foi a partir daí que eu soube do resto da situação. A outra situação da proposta ele mostrou-me depois. Agora perguntem ao empresário." 

Nomes falados: "Alguns nomes que vieram na imprensa foram falados. Por isso é que eu digo que a comunicação social não tem culpa. Dizer que nada se passou mais do que isso. Não vale a pena entrar em pormenores. Nunca contactámos essas pessoas. Não há ninguém que possa dizer que foi contactado pelo Benfica ou por alguém do Benfica. Hoje ao longo do dia que recebi várias mensagens de treinadores para vir para o Benfica. E alguns deles até fiquei surpreendido. É sinal que o Benfica tem um grande nome e é pujante." 

Condições para Vitória: "O período mais negro que passei de contestação foi com o Jorge Jesus. Quero lembrar que o primeiro jogo perdemos na Madeira e que ao segundo jogo estávamos a perder 1-0 com o Gil Vicente. O que é certo é que no fim fomos campeões. Era ele. Estivemos nas finais todas e perdemos, mas para lá chegar foi sinal de trabalho. Mas estava com ele e foi assim que fomos. Foi um feeling que teve." 

Luisão: "O Luisão nunca esteve em cima da mesa. Nunca esteve. Só houve uma situação que foi dita. Era uma situação provisória, mas nunca esteve o Luisão. Talvez um dia possa estar. Isso é outra coisa. A rescisão de contrato do Rui Vitória nunca esteve acertada. Estava tomada uma decisão, mas não era uma decisão firme. Caminhava para isso."

Projeto europeu: "Se o Benfica retiver o talento em casa e há alguns já estão na primeira equipa, de certeza que com mais um toque ou outro, poderá ser um sério candidato a ser campeão europeu."

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório