Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 28º

Benfica está de volta? Há meia dúzia de razões para acreditar que sim

Encarnados golearam o Sporting de Braga por 6-2, naquela que foi, de longe, a melhor exibição da temporada até à data. Será desta que a crise está, de vez, enterrada?

Notícias ao Minuto

08:04 - 24/12/18 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto Análise

O Sporting de Braga prometia ser um ‘teste de fogo’ ao Benfica, que se procurava reerguer após o mais delicado período das quatro últimas temporadas, que quase custou o emprego a Rui Vitória. Teste esse que o clube da Luz passou com distinção.

Os encarnados abriram o marcador logo aos 15 minutos, por intermédio de Pizzi, e passaram de imediato por alguns momentos de ‘aperto’, nos quais os arsenalistas só não repuseram a igualdade graças à barra e a uma bela defesa de Odysseas Vlachodimos.

À beira do intervalo, Jardel vestiu, no entanto, a capa de herói e, foi às alturas buscar o golo que deu mais tranquilidade aos companheiros de equipa. Os visitantes queixaram-se de falta sobre Tiago Sá, mas Artur Soares Dias auscultou o vídeo-árbitro e validou o lance.

Já no segundo tempo, o Benfica assinou, porventura, a sua melhor versão da presente temporada. Grimaldo, Jonas, Franco Cervi e André Almeida – com uma pequena maravilha – fizeram o gosto ao pé e agravaram a humilhação da equipa de Abel Ferreira, que só conseguiu responder por Dyego Sousa e João Novais.

Feitas as contas, o Benfica termina a jornada com 32 pontos, o que lhe permite 'saltar' para a segunda posição do campeonato, deixando para trás, não só o Sporting de Braga, como o Sporting, que saiu derrotado do terreno do Vitória de Guimarães.

Motivos para sorrir não faltam

Meia dúzia de golos, que correspondem a meia dúzia de razões para acreditar que, depois da tempestade, os adeptos do Benfica podem acreditar na bonança. A primeira, claro está, é a própria goleada, e logo diante de uma equipa que, semana após semana, tem mostrado capacidade para se bater pelo título de campeão nacional.

Uma vitória ‘gorda’, que foi também a sétima consecutiva. O melhor registo do Benfica desde o passado mês de março. Além disso, feitas as contas, este é o mês mais produtivo da temporada para Rui Vitória… e ainda falta um encontro, com o Desportivo das Aves, para a Taça da Liga. Já lá vão 16 golos em dezembro, contra os 13 golos assinados em agosto.

A vitória assumiu, ainda, contornos históricos. Isto porque já lá vão 34 anos desde que o Benfica conseguiu marcar, pelo menos, seis golos ao Sporting de Braga. Ainda assim, foi a segunda vez nos dois últimos anos em que venceram por uma diferença de quatro golos.

A nível individual, há dois jogadores com motivos para sorrir. Um deles é Pizzi, que, com sete golos marcados, já leva mais do que aqueles que marcou em toda a última época. O outro é Jonas. O avançado entrou ‘aos soluços’ em 2018/19, fruto da indefinição em torno do seu futuro, mas já ninguém lhe tira o estatuto de artilheiro. Este foi o seu sétimo jogo consecutivo a marcar em provas nacionais. É obra.

Benfica vs Sporting de Braga
53% Posse de bola 47%
11 Remates 11
8 Cantos 2
15 Faltas 17
1/0 Cartões amarelos/vermelhos 3/0

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório