"Oitavos-de-final? Não fizemos mais do que tínhamos que fazer"

Sérgio Conceição quer bater o Galatasaray para ficar "satisfeito" com a prestação do FC Porto na fase de grupos da Liga dos Campeões.

Notícia

© Reuteres

Notícias Ao Minuto
10/12/2018 14:30 ‧ 10/12/2018 por Notícias Ao Minuto

Desporto

FC Porto

O FC Porto entra para a partida com o Galatasaray com o apuramento para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões já apurados, mas nem por isso os planos passam por retirar o pé do acelerador. Em conferência de imprensa, Sérgio Conceição e Alex Telles apontaram à vitória em Istambul, num ambiente "difícil", mas que não amedronta.

Sérgio Conceição

Gerir o plantel: Não começamos a fazer futurologia ou se vamos igualar alguma marca importante do clube. Essa gestão é feita dependendo dos jogos que temos tido, de um ou outro problema físico que as pessoas não têm conhecimento. Tudo é trabalhado ao pormenor. Achei que estes são os jogadores que mais garantias dão para vencer o jogo de amanhã.

Análise à prestação: Sabíamos que era um grupo extremamente difícil pela qualidade das equipas. Estamos a falar do campeão turco, do campeão russo e do vice-campeão alemão. Olhámos jogo a jogo, sabíamos que os jogos em casa eram importantíssimos para adquirir a passagem aos ‘oitavos’, que era o grande objetivo da equipa. Claro que passar em primeiro com 16 pontos seria a imagem do que o FC Porto tem sido nos últimos anos. É um dos clubes com mais presenças na Liga dos Campeões, um clube histórico no mundo e não fizemos mais do que tínhamos que fazer, que era chegar aos oitavos-de-final com resultados muito positivos. Temos de confirmar amanhã para ficarmos satisfeitos com esta fase de grupos.

Disputar a Champions enquanto treinador: Os jogos em que entro no Olival para trabalhar são todos especiais para mim. Representar este clube é especial. Amanhã é um jogo de Liga dos Campeões, que também é especial. Vou dar o meu melhor, os jogadores também vão fazer o trabalho bem feito para conseguirmos mais uma vez vencer e representar o FC Porto ao mais alto nível na Liga dos Campeões.

Oportunidade para quem tem menos minutos: Os únicos dois jogadores que poderiam estar aqui e não estão é o Militão e o Otávio. De resto, estão todos os que estão inscritos na Liga dos Campeões. Estão todos preparados para jogar, para ficar no banco e alguns até na bancada.

Galatasaray era um dos favoritos a passar: O grupo é equilibrado. As quatro equipas podiam ficar em primeiro e em último. Fizemos uma boa fase de grupos. O Galatasaray, como precisa deste jogo para continuar na Europa, não tanto, mas o grupo era equilibrado e os jogos decidem-se em pormenores. Aí, estivemos mais fortes. O Galatasaray, contara nós, fez um jogo muito competente no Dragão. Talvez o jogo mais difícil que tivemos. São essas dificuldades que esperamos amanhã, num ambiente difícil mas bom para jogar. Gosto destes ambientes, sinto-me como peixe na água num ambiente quente. Se os turcos soltarem palavrões, como não entendo turco, não há problema nenhum.

Alterações no calendário da Liga dos Campeões: Esse tema nunca foi abordado pelos treinadores no Fórum da UEFA. É uma pergunta bastante interessante, porque é verdade que há um interregno de dois meses em que algumas equipas que não estão tão bem podem apresentar-se de forma diferente noutra altura. Compete-nos, nos oitavos-de-final, estar na melhor forma possível. A Liga dos Campeões, nessa fase, tem os melhores clubes da Europa. Vai ser importante estar num nível elevado. Se isso é benéfico ou não… Para algumas sim, para outras nem tanto.

Que jogo espera do Galatasaray: É um jogo onde o Galatasaray terá de entrar para ganhar. Quando jogou contra nós, foi um pouco diferente pelas ausências que houve. Não sei se amanhã poderá voltar ao habitual, como iniciou a Liga dos Campeões. A qualidade individual está lá, a coletiva também. É uma equipa experiente, que sabe ditar o que são os tempos de jogos. Amanhã, perante esse cenário, esperamos um jogo difícil, num ambiente difícil onde os adeptos vão dar uma grande força a esta equipa. Temos que olhar para a nossa equipa e para o que temos de fazer para ultrapassar essas dificuldades.

Mudar forma de jogar do FC Porto: Não vou dizer. Vamos ver o que vai acontecer amanhã. É verdade que o Galatasaray tem sentido dificuldades na linha defensiva, mas quando isso acontece os problemas não são na defesa, é de um trabalho coletiva. Toda a equipa tem de perceber o momento sem bola, mas é outra história. Independentemente de tudo, a equipa do Galatasaray é forte. Mudou alguma coisa ultimamente, mas amanhã o jogo terá a sua história. É um jogo decisivo para o Galatasaray e para nós, no que toca a representar este clube.

Alex Telles

Gerir plantel em Istambul: O espírito e a vontade é sempre o de buscar o melhor resultado, que é a vitória, independentemente do facto de nos encontrarmos no primeiro lugar do grupo. O facto de estar a jogar a Liga dos Campeões, num grande palco, já é motivação para qualquer atleta. O grupo está muito focado em vencer.

Que ambiente aguarda o FC Porto: Não posso negar que será uma noite especial, por reencontrar o clube onde cresci bastante. Amanhã, encontraremos muitas dificuldades, num ambiente diferente. Mas acho que, se estivermos bem e fizemos o nosso trabalho, certamente traremos o jogo para o nosso lado. Não nos podemos preocupar com o que é externo, temos de nos focar com o que acontece dentro de campo.

FC Porto já está apurado, Galatasaray precisa de vencer: O facto de estarmos a jogar a Liga dos Campeões, um palco que todos os atletas procuram, o facto de representar o FC Porto, são motivações maiores. Estes jogos são mais difíceis pelo fator concentração, por saber que o FC Porto já está em primeiro. É aí que vem o maior desafio, que é continuar com o mesmo espírito. Cada jogo tem a sua história, mas o principal é não mudar nada e entrar muito motivado.

Regresso a Istambul: Quando saímos de um clube, esperamos deixar uma boa história. Aqui no Galatasaray, tive uma história muito curta, de dois anos, mas boa, com alguns títulos. Isso já é satisfatório. Vai ser especial, mas só vou pensar nisso após o jogo. Até lá, estou focado no jogo. Não sei que receção vou ter. Quero dar o melhor pelo FC Porto, que apostou totalmente em mim. Estou muito feliz e quero dar o meu melhor.

Oscilação de forma: Tenho essa consciência. Sei que, depois da época passada, em que tudo correu bem, todos vão esperar o meu máximo nível em todos os jogos. Sei do meu potencial, do quanto estou a render e onde posso chegar. O treinador dá-me muita confiança, conversa muito contigo e trabalho diariamente para dar o melhor em cada jogo. Uma coisa é certa: sou muito exigente comigo mesmo e darei o meu melhor para estar ao máximo nível em cada treino e jogo.

O que mudou desde que deixou o Galatasaray: Mudou o treinador e até alguns atletas. Saí com o título nacional e foi muito importante. O carinho dos adeptos fica sempre. Acompanho sempre que posso e torço sempre para que o Galatasaray vença o campeonato turco.

Apuramento garantido: Significa que o trabalho está a ser muito bem feito. Sabemos que o nível de concentração numa Liga dos Campeões é muito melhor. A malta está de parabéns por dar o seu melhor contra equipas de diferente dinâmica. É uma satisfação muito grande estar em primeiro.

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Família Conceição defendida no FC Porto: "A estupidez devia ter limites"

Nuno Lobo

Família Conceição defendida no FC Porto: "A estupidez devia ter limites"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Renault Rafale Presidencial. O novo carro oficial do presidente francês

Emmanuel Macron

Renault Rafale Presidencial. O novo carro oficial do presidente francês

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas