Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

A nova vida de Rafa: Números comprovam ascensão exibicional

Internacional português apresenta melhores números a atacar, a defender e em três meses já conseguiu subir em quatro milhões de euros o seu valor de mercado.

A nova vida de Rafa: Números comprovam ascensão exibicional
Notícias ao Minuto

08:50 - 17/10/18 por Ricardo Santos Fernandes

Desporto Análise

Rafa Silva chegou no verão de 2016 ao Benfica, oriundo do Sp. Braga, aparecendo na lista de reforços como o segundo mais caro da história do Benfica - 16 milhões de euros - apenas superado pelo internacional mexicano Raúl Jiménez - 22 milhões.

Todavia, o mediatismo da transferência, a mais cara entre clubes portugueses, não perpassou para as quatros linhas. E os números contabilizados com a camisola do Benfica deixaram, até aqui, muito a desejar.

Na sua primeira época, o internacional luso contabilizou apenas dois golos, já na temporada seguinte ficou-se pelos três, mas a sua presença em campo tornou-se ainda mais escassa: passando de 31 jogos para 25 realizados. E o valor de mercado do extremo desceu automaticamente de 15 milhões para oito, segundo dados revelados pelo portal Transfermarkt. Mas Rafa Silva conseguiu contrariar os números adversos das duas primeiras épocas de águia ao peito e conseguiu fazer melhor na terceira, somando em três meses de temporada quatro golos [três na Liga portuguesa e um na Taça da Liga], uma assistência e 491 minutos jogados.

Uma das maiores críticas apontadas a Rafa sempre foi a falta de eficácia e a pouca concretização junto das balizas adversárias, um dado que parece estar a mudar nesta temporada, visto que o luso marca mais e apresenta uma média de remates inferior por jogo, segundo dados revelados pela WhoScored [1,5 em 2017/12018, face a 1,2 na presente época].

Golos marcados vs Influência no resultado final

Rafa foi decisivo numa das partidas do campeonato, após os dois golos assinados em Chaves. Uma partida que terminou com uma igualdade, sendo que o Benfica esteve a vencer até aos 90+4, altura em que sofreu o golo transmontano. O extremo ambidestro  interferiu diretamente no desfecho do resultado final, algo que só conseguiu por uma vez, nos jogos das duas épocas anteriores

Melhor a atacar, assim como a defender

Fazendo ainda o ponto de comparação entre os últimos três meses e a época que ficou para trás, Rui Vitória ganhou um extremo com melhores competências defensivas: maior número de roubos de bola - 0,8 para 1,3 - e mais interceções em média por jogo - 0,6 para 0,8.

O bem-estar de Rafa no seu clube teletransportou-se para a Seleção, onde mereceu a confiança de Fernando Santos no duplo compromisso que Portugal realizou neste mês, frente a Polónia e Escócia [86 minutos somados nos dois encontros], isto depois de ter estado ausente do Mundial, após ter participado, em 2016, no Europeu conquistado pelos lusos..

Com tudo isto é fácil perceber por que o valor de mercado do internacional português voltou a subir. Os oito milhões do final da temporada anterior já se traduzem em 12 no presente mês de outubro de 2018.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório