Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Houve sofrimento, mas trio de Silva’s valeu o triunfo a Portugal

Equipa das quinas entrou a perder, mas conseguiu a reviravolta antes do intervalo. No segundo tempo voltou a marcar, mas permitiu que a Polónia ainda causasse estragos. Vitória justa de Portugal (3-2), que assim soma mais três pontos na Liga das Nações.

Houve sofrimento, mas trio de Silva’s valeu o triunfo a Portugal
Notícias ao Minuto

21:36 - 11/10/18 por Notícias Ao Minuto

Desporto Acompanhamento

Resumo: Portugal começou desde logo com uma grande surpresa no onze. Rafa, que podia ter visto o jogo do sofá, foi lançado a titular, depois de ter sido chamado para substituir o lesionado Gonçalo Guedes. E foi um dos jogadores cruciais na equipa das quinas esta noite. Já vai perceber o porquê.

Fernando Santos desfez as dúvidas relacionadas com a tática de Portugal e apresentou a equipa das quinas num 4x3x3, com uma frente de ataque de Silva’s. André, Bernardo na direita e Rafa na esquerda, os três homens em destaque esta noite. A Polónia e Portugal entraram com iniciativa e nos primeiros minutos o equilíbrio foi palavra de ordem. Porém, uma desatenção defensiva num canto, deu origem ao primeiro golo da Polónia. Kurzawa centrou para Piatek que, ao segundo poste, fez o 1-0 aos 18 minutos.

Portugal, depois, teve a melhor reação que podia ter. Foi para cima dos polacos até chegar ao golo. E chegou. André Silva mostrou que não é apenas em Espanha que está de pé quente. Pizzi fabricou o golo e o avançado só teve de encostar para o empate. Estavam corridos 32 minutos.

Fernando Santos mostrava calma no banco de suplentes. Como se adivinhasse o que ainda estava para vir. Antes do árbitro apitar para o intervalo, a equipa das quinas ainda teve tempo de consumar a reviravolta. Um passe magistral de Rúben Neves conseguiu destruir a defesa polaca e deixou Rafa isolado. O extremo do Benfica estava pronto a marcar, mas Glick, defesa da Polónia, antecipou-se. Um corte para a própria baliza valeu o 2-1 para Portugal.

E se os polacos queriam abrandar o ritmo com a ida para os balneários, com o recomeçar do segundo tempo deverão ter ficado tristes. É que Bernardo Silva ainda vinha com a corda toda. Numa grande jogada individual, o atacante do Manchester City pegou na bola no flanco direito, fletiu para o meio, levou com ele os adversários e só teve de esperar pelo momento certo. Rematou colocado para o 3-1 de Portugal, num lance em que Fabianski, guarda-redes da seleção da casa, pouco podia fazer.

O jogo estava controlado… Ou parecia. É que de um momento para o outro, tudo mudou. Portugal, que comandava as operações, deixou a Polónia reduzir, por intermédio de Blaszczykowski. Os alertas soaram, aos 77 minutos, mas um triunfo sem sofrer nem sabe ao mesmo, não é verdade?

Os polacos com o seu futebol direto tentaram chegar ao empate, mas não tiveram o suficiente para travar o ‘nobre povo’. Triunfo para Portugal que assim soma duas vitórias em dois jogos e é lider do Grupo 3 da Liga A, da Liga das Nações.

_______________________________________________________________________________________

90+4'- FINAL DO JOGO!

90-' Vão jogar-se mais quatro minutos. Sofre coração...

90'- Novamente Renato! Cancelo cruza atrasado, a bola passa por toda a área polaca e sobre para o médio rematar de longa distância. Saiu ligeiramente por cima!

85'- RENATO SANCHES! O médio português surge isolado, ultrapassa Fabianski e quase faz o quarto golo. Valeu Kedziora a cortar em cima da linha!

77'- GOLO DA POLÓNIA! Golo de Blaszczykowski! Bereszynski ultrapassa Mário Rui sobre a direita, cruza tenso, Pepe corta, mas a bola sobra para Kuba que reduz a desvantagem dos polacos!

75'- Parecia golo!! Na sequência de um livre, Bednarek desviou de cabeça. Gritou-se golo, mas a bola passou ao lado.

71'- As substituições surtiram efeito! A Polónia cresceu com as alterações, mas Portugal procura assumir de novo o controlo do jogo.

52'- GOLOOOOO DE PORTUGAAAAAL! Grande, mas grande jogada de Bernardo Silva. O camisola 10 da Seleção Nacional pega na bola no flanco direito, começa a fletir para o meio, leva os adversários atrás dele, espera pelo tempo certo e... faz o 3-1! Remate colocado do atacante do Manchester City!

46'- Recomeça a partida.

45'- INTERVALO!

43'- GOLOOOOO DE PORTUGAAAAL! JÁ SE ADIVINHAVA! Auto-golo de Glick deixa a Seleção Nacional em vantagem à beira do intervalo! Grande passe de Rúben Neves para Rafa com o defesa polaco a tentar o corte, mas a bola dirigiu-se para o sítio menos desejado: a própria baliza. Está feita a reviravolta.

Veja aqui o 2.º golo de Portugal

40'- Portugal vai 'sufocando' a Polónia... Sucessivos ataques da Seleção Nacional colocam em sentido a formação polaca.

37'- Primeiro cartão amarelo da partida é para André Silva.

34'- Boa oportunidade para Pizzi após jogada de entendimento! Podia ser o segundo! Rafa colocou em André Silva, que atrasa para o remate do médio do Benfica. Fabianski segura bem.

32'- GOLOOOOOO DE PORTUGAAAAAL! AGORA SIM!! GOLOOOOO! ANDRÉ SILVA ESTÁ DE PÉ QUENTE NO SEVILLA E NA SELEÇÃO NACIONAL. Pizzi faz a assistência do lado direito e o avançado português marca o seu 14.º golo na equipa das quinas. Justiça no marcador!

Veja aqui o golo de André Silva

28'- André Silva e Rafa tentam visar a baliza polaca, mas os remates saem contra os defesas da formação da casa. Portugal começa a crescer...

26'- Portugal corre atrás do prejuízo. O golo consentido acordou a Seleção Nacional, que tenta agora assumir as despesas do jogo.

18'- GOLO DA POLÓNIA! Piatek faz o primeiro golo da partida. Kurzawa bate o canto do lado direito e o avançado polaco, ao segundo poste, salta mais alto do que Cancelo e faz o 1-0!

Veja aqui o golo da seleção da Polónia

14'- Jogo equilibrado, com mais posse de bola para Portugal, neste momento. As duas equipas mostram iniciativa!

7'- ANDRÉ SILVA! Era um golaço! Canto curto de Pizzi, Mário Rui centra para o avançado do Sevilla que tenta bater Fabianski com um toque subtil de calcanhar. Passou ligeiramente por cima!

7'- Portugal começa a dar um ar de sua graça na Polónia. Primeiro canto para a equipa das quinas.

4'- Lance de perigo para Portugal! Boa iniciativa de Cancelo, a ir à linha e a cruzar, mas defendeu Fabianski.

3'- Piatek isola-se bem e tenta surpreender Patrício. No entanto, o remate saiu frouxo e fácil para o guarda-redes de Portugal.

1'- COMEÇA O JOGO EM CHORZOW!

0'- Tudo a postos para o início do encontro. Pepe será hoje o capitão da Seleção Nacional.

0'- É a vez do hino polaco.

0'- As equipas já estão perfiladas no relvado. Vai começar a ouvir-se 'A Portuguesa'...

0'- Fonte oficial da Federação Portuguesa de Futebol revelou que o Bruma, extremo do Leipzig, não vai  sequer para o banco de suplentes. O jogador fica de fora devido a um problema intestinal.

0'- O espanhol Carlos Del Cerro será o árbitro da partida esta noite.

0'- Rafa é a grande surpresa hoje no onze. Recorde-se que o extremo do Benfica nem constava da convocatória inicial. Foi chamado por Fernando Santos para substituir o lesionado Gonçalo Guedes.

Onze de Portugal: Rui Patrício, João Cancelo, Pepe, Rúben Dias, Mário Rui; William, Pizzi, Rúben Neves; Bernardo Silva, Rafa e André Silva.

Suplentes: Cláudio Ramos, Beto, Luís Neto, Kevin Rodrigues, Renato Sanches, Éder, Danilo, Sérgio Oliveira, Bruno Fernandes, Cédric, Hélder Costa.

Onze da Polónia: Fabiański, Bereszyński, Glik, Bednarek, Jędrzejczyk, Krychowiak, Klich, Zieliński, Kurzawa, Piątek e Lewandowski.

Suplentes: Szczesny; Dragowski, Pietrak, Kedziora, Góralski, Milik, Linetty, Grosicki, Szymanski, Blaszczykowski, Kadzior e Kaminski.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório